Ao longo da ltima d cada tenho conduzido progra mas de desenvolvimento gerencial nos quais o proces so de coaching tem exercido importante papel Uma situa o t pica a de o coaching apoiar a aplica o do conte do que o participante v em um progra ma de treinamento Nesse caso ele tem contato por exemplo com t cnicas de feedback lideran a situa cional fases de desenvolvimento dos grupos e ao fi nal convidado a fazer um plano de a o de aplica o dos conte dos em seu time Ap s o workshop o participante passa por um proces so que conta com algumas sess es de coaching Na pri meira sess o ele apresenta seu plano e o coach o ajuda a format -lo Nas seguintes o coach o apoia na implemen ta o do mesmo preparando-o para as sess es de nbsp feed back com colaboradores a conduzir uma reuni o mais eficaz com a equipe etc Neste caso dependendo do coachee e da especialidade do coach o papel de coach pode ser alternado com o de mentor Depois de dois ou tr s meses em um segundo workshop o coachee tem a possibilidade de compar tilhar os aprendizados as dificuldades e as melhores pr ticas com seus colegas No modelo apresentado aqui a efetividade da apli ca o dos conte dos muito superior ao tradicional no qual s ocorrem workshops presenciais Al m do follow-up dos planos de a es a grande vantagem a possibilidade da personaliza o dos conte dos para o perfil e o cen rio em que o coachee est inserido Ele potencializa a assimila o dos conte dos atrav s do coach e por meio dos workshops cria padr es e esti los comuns lideran a alinhamento de crit rios e um jeit o para lidar com quest es de RH fortalecendo portanto a cultura organizacional O processo de coaching tamb m pode ser um grande integrador das ferramentas gerenciais da organiza o N o incomum vermos nas reas de RH ao longo dos anos a implementa o de uma s rie de ferramentas tais como Avalia o Avalia o de Desempenho Pesquisas de Clima Gest o por Objetivos Assess ment etc Entretanto muitas vezes estes...