revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #42 - Novembro 2016

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Quando a própria organização é a geradora de seus conflitos internos

Para iniciarmos este tema é preciso nos perguntar:

- Onde começam os conflitos?
- Quais são os pontos (nevrálgicos) que estão pre­sentes na organização e que, muitas vezes, pas­sam desapercebidos?
- Quais questões são frequentes e que causam desconforto?
- Por que não são cuidados?
- Quais são as consequências dos conflitos, na di­nâmica das organizações e na vida das pessoas?

Para responder a estas perguntas, vamos lançar mão de informações concretas sobre as causas dos conflitos e outras de âmbito mais emocional.

Em 2009 a KPMG realizou uma pesquisa mundial e encontrou os seguintes números:

  • 30 a 50% do tempo de trabalho semanal das lideranças em todos os níveis são dispendidos de forma direta ou indireta com atritos, conflitos e suas consequências.
  • 10 a 15 % do tempo de trabalho em cada organização são dispendidos com a gestão dos conflitos.

A questão é entender o que está por trás destes números. E por que as organizações são gerado­ras dos seus conflitos?

Temos dúvidas se estes dados per­manecem iguais, se reduziram ou se evoluíram. A complexidade atu­al no mundo corporativo nos faz pensar que estes percentuais são até maiores hoje. Vamos conside­rar a longevidade da população e, consequentemente, a perma­nência no mercado de trabalho de pessoas com mais idade. Segundo projeções das Nações Unidas, no que diz respeito ao envelheci­mento mundial da população, em 1950, 8% da população tinha mais de 60 anos, hoje este número cres­ceu para 11% e até a metade des­te século deverá dobrar para 22%.

Lembremos dos programas de aposentadoria compulsória para funcionários com 45 anos. Ina­creditável. Hoje, vemos pessoas com uma vida produtiva bem mais longa, com uma energia enorme, contribuindo com as organizações e se desenvolvendo até mais de 65 anos.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Além dos Números: Como a Mentalidade de Dados Humanizada Fortalece a DEI

Introdução Em Diversidade, Equidade e Inclusão, os dados são ferramentas poderosas, mas, sozinhos, nem sempre revelam o que precisamos entender. Quando focamos apenas nos números, corremos o risco de perder nuances importantes sobre a realidade das pessoas. Aliar indicadores qualitativos aos quantitativos nos permite não só identificar padrões, mas compreender histórias, motivações e... leia mais

11 minutos

Não adianta resistir à IA, mas deslumbrar-se com ela é um erro

Desde que o ChatGPT apresentou para o mundo as maravilhas da inteligência artificial, há quase dois anos, observo uma divisão entre profissionais, até mesmo em uma mesma empresa: os que resistem categoricamente à inteligência artificial e os que a abraçam de maneira irrefletida. Os primeiros temem que robôs e plataformas impulsionados por essa tecnologia roubem seus trabalhos. O segundo... leia mais

12 minutos

Quem manda em quem? A tecnologia manda no ser humano ou o ser humano manda na tecnologia?

Eu tenho pensado nessa questão desde o dia em que ganhei uma blackberry, lá na antiguidade da era tecnológica, e passei a usar um aparelho como extensão da minha mão. Esse aparelho evoluiu com mais e mais funções e habilidades até tomar conta do meu comportamento de tal forma que passou a ocupar o papel central de externalização dos meus pensamentos e sentimentos. E como nós... leia mais

13 minutos

Os Desafios da Implantação de uma Cultura de Diversidade, Equidade e Inclusão

Introdução A diversidade, equidade e inclusão (DEI) é uma estratégia cada vez mais relevante nas organizações, visando criar um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo, que valorize todas as pessoas, independentemente de suas diferenças. No entanto, implementar uma cultura de DEI é um desafio significativo. Dados do IBGE de 2022 mostram que 56% da população brasileira se... leia mais

10 minutos

Liderança Consciente: Uma Jornada de Ser

Líderes conscientes constroem culturas fortes e humanas. É com esta frase que tenho aberto minhas palestras quando trago a necessidade de refletirmos sobre a demanda atual por uma nova liderança. Em um mundo que se apresenta cada vez mais desafiador, a necessidade de uma nova liderança é mais urgente do que nunca. Esta nova liderança dispõe de um novo nível de consciência e, para tal,... leia mais

10 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium