revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #38 - Julho 2016

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Um outro olhar - Ed. 38

Nosso Coach João nos traz o seguinte caso:
Meu cliente de coaching de carreira quer fazer um movimento que acho que é ousado demais: pedir demissão do emprego atual e, com as economias de toda a sua vida, viajar para o exterior por seis meses para aprender inglês. Ele acredita que ao voltar terá um emprego melhor. De um lado, não quero destruir o sonho de meu cliente, de outro, estou preocupado porque o plano de meu cliente não me parece realista. Como posso lidar com esta situação?

Oi João, muito oportuna a questão que você traz, principalmente nestes tempos de contexto tão desafiador que vivemos. Neste nosso outro olhar, convido você a explorar a situação, considerando o contrato de coaching de carreira estabelecido entre você e seu cliente. Consideramos depois as diferentes expectativas que clientes têm de processo de coaching e a importância da metodologia de coaching. Em seguida, sugerimos observar algumas competências de coaching do ICF que podem dar luz a como endereçar o desconforto que você tem em relação à situação explicada no seu caso.

O contrato de coaching estabelecido entre você e seu cliente é a luz de seu farol, o que dá a direção, foco e fronteiras do que deve ser trabalhado por vocês tanto no programa de coaching, como em cada sessão. Ao ler seu caso, me pergunto o que foi combinado entre você e seu cliente: ele deseja uma mudança de emprego com maior remuneração? Como e quando a viagem ao exterior com a qual seu cliente sonha entrou em cena e se relaciona ao contrato inicial estabelecido com seu cliente: já fazia parte do contrato inicial ou houve alguma mudança? Raras vezes, o objetivo explicitado no contrato de coaching inicial com o cliente se mantém sem mudanças durante todo o processo de coaching e nós coaches somos responsáveis por contratar, e recontratar e contratar de novo, não só no início do processo, mas a cada sessão de coaching.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Um outro olhar - Ed. 137

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: estou angustiada com o que tenho visto nas organizações nas quais conduzo processos de coaching executivo! As culturas dessas empresas são cruéis: máquinas de moer gente e fábricas de burnout. As demandas das empresas patrocinadoras são por produtividade e sou contratada para cuidar da “saúde mental” de meus clientes. É como enxugar gelo. O... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 136

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: iniciei um processo de coaching executivo com o diretor de uma empresa de tecnologia há mais de 8 meses. Na ocasião realizamos um encontro na presença da líder dele onde ficou acordado entre nós três que o objetivo do programa de coaching seria relacionamento com stakeholders, com foco em diplomacia. O tempo passou, a líder dele saiu da empresa,... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 135

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: acabo de fechar um processo de coaching executivo em um renomado escritório de advocacia. Embora tenha trabalhado bastante tempo na área de marketing de uma grande empresa multinacional, estou insegura: será que vou conseguir me conectar com esse cliente que está prestes a se tornar sócio do escritório? Cara Maria, sua pergunta sobre a... leia mais

5 minutos

Um outro olhar - Ed. 134

Nosso coach João nos traz o seguinte dilema: tenho acompanhado a banalização de coaching com tristeza e preocupação. Ouvi falar que o coaching pode ser oficialmente regulamentado e não sei o que isso pode significar para minha atividade. Por outro lado, estou em dúvidas em fazer o investimento de me filiar à ICF. O que a ICF oferece? Vale a pena? Caro João, de fato é triste,... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 132

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: aprendi, a duras penas, em minha capacitação para ser coach, que a agenda é do cliente. Entretanto, estou conduzindo um processo de coaching com uma pessoa bastante prolixa. É muito difícil ela se manter em um mesmo assunto, ou dentro da agenda que ela definiu durante a contratação da sessão. Sinto que isso está prejudicando o progresso dela no... leia mais

6 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium