revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #37 - Junho 2016

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Um outro olhar - Ed. 37

Nossa Coach Maria nos traz o seguinte caso:
Estou atendendo um coachee, que tem um bom nível intelectual, exer­ce trabalho para uma empresa de grande porte, tem uma empresa de consultoria, porém não consegue se organizar, não utiliza agenda, não faz gestão do tempo, não termina o que começa, perde muito tempo ouvindo pessoas reclamar e lamentar, e deseja expandir seu negócio que tem potencial. Diante deste jeito de ser, não está conseguindo. De que forma posso abordar este caso?

Oi Maria, seu caso me estimulou a con­vidá-la a usar a metáfora de um passeio pelo jardim: vamos olhar a questão tra­zida por você como quem observa dife­rentes canteiros, caminhos e um coreto no parque. Minha inspiração para essa abordagem vem da sugestão de Prentice (2013) de realizar sessões de coaching e supervisão de coaching em parques ou jardins.

Ao entrar no jardim, gostaria de obser­var o portão ou entrada deste, ou seja, o contrato de coaching: pergunto a você, Maria, qual o objetivo deste processo? Como o cliente e você avaliarão se o pro­cesso foi bem-sucedido? Qual a definição de negócio bem-sucedido para o cliente e quando ele pretende atingir seu obje­tivo? Pode ser estimulante para o cliente visualizar seu negócio bem-sucedido em um futuro próximo e imaginar que tipo de clientes estará atendendo, com que projetos estará envolvido e qual a contri­buição que seu cliente trará às organiza­ções e pessoas que atende.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Um outro olhar - Ed. 132

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: aprendi, a duras penas, em minha capacitação para ser coach, que a agenda é do cliente. Entretanto, estou conduzindo um processo de coaching com uma pessoa bastante prolixa. É muito difícil ela se manter em um mesmo assunto, ou dentro da agenda que ela definiu durante a contratação da sessão. Sinto que isso está prejudicando o progresso dela no... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 131

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: tenho percebido um padrão de comportamento meu quando trabalho com cliente que processam seus pensamentos falando. Em geral essas pessoas falam bastante, pensam alto, mudam de uma ideia a outra. Não é raro que para que eu possa fazer alguma intervenção eu acabe interrompendo a cliente. Além disso, quando “tomo a palavra” acho que acabo falando... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 130

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: estou conduzindo o processo de coaching de carreira com uma senhora 25 anos mais velha que eu. Ela foi uma executiva importante, chegando a sócia em renomada consultoria, e agora se diz perdida diante da aposentadoria compulsória. Ela ainda tem muita energia e vontade de contribuir, mas não sabe que direção seguir. Com menos experiência e... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 129

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: estou me capacitando em coaching para realizar uma transição de carreira (de profissional de Gente e Gestão de um grande banco para Coach Profissional). Ainda trabalho muitas horas lidando com as demandas que meu cargo exige e como a formação em coaching que estou cursando requer que eu tenha clientes de coaching para praticar, optei por exercer... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 127

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: meu cliente de coaching executivo é o representante da filial brasileira da companhia e está se preparando para um momento importante: apresentação a todos os 1.000 funcionários aqui no Brasil sobre os fracos resultados em 2023 e perspectivas para o próximo ano. Acredito que preparar meu cliente para essa exposição é um trabalho de mentoria.... leia mais

5 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium