revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #37 - Junho 2016

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 37

Caro leitor,

Trazemos nossa edição de número 37 com uma provocação/desabafo: Coaching Picareta.

Quem se dedica ao Coaching com seriedade, afinco e coração, sente, no dia a dia, crescer o receio de pessoas e empresas em relação tanto à metodologia como a quem a aplica. Já discutimos várias vezes na Revista a questão das formações de Coaching, (veja edição 32), onde muitas se transformaram em verdadeiras fábricas de coaches (veja edição 8), despejando no mercado centenas de novos coaches por mês.

Agora queremos abordar o resultado disto. Um tipo que está literalmente destruindo a imagem do Coaching, além de colocar em risco pessoas que a ele confiem suas dúvidas, incertezas, planos e metas.

Nota-se nitidamente dois tipos de coaches picaretas no mercado. Um intencional e outro não-intencional. Embora ambos sejam perigosos, o primeiro parece que irrita mais, pois possui alta visibilidade em redes sociais, utiliza o marketing digital de forma agressiva e faz promessas de salvação incríveis.

Este tipo, muitas vezes, tem poucas horas de formação, de qualidade questionável, mas brada aos quatro ventos um curriculum sensacional, inclusive com número de horas de atendimento de fazer inveja aos mais experientes. Alega cobrar valores muito altos e seu grande foco é o de ensinar você a fazer o mesmo. Novamente, voltamos, não à prática do coaching como fonte de renda, mas à formação de outras pessoas. O mesmo ocorre na área de palestrantes. Quem mais ganha dinheiro são aqueles que lotam salões com formações para novos palestrantes, vendendo a fórmula do sucesso.

O não-intencional é aquele que, após uma formação, acredita ser o novo salvador do planeta e vai se dedicar de corpo e alma a “ajudar pessoas”. Como acredita ter em mãos todas as ferramentas de que precisa, não investe em novas formações, ou estudos sobre a natureza humana, psicologia, filosofia, etc. Assim, a cada dia, vai aceitando desafios maiores para os quais não está preparado, colocando o cliente em sérios riscos.

Para discutir estes e outros pontos, montamos um dossiê incrível com cinco artigos produzidos por autores muito experientes e competentes.

Tenha uma excelente leitura,

Luciano Lannes
Editor

Artigo publicado em 07/08/2017
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Editorial - Ed. 80

Caros leitores, Esta edição de janeiro traz uma pequena mostra do que foi o “CONVERGE 2019”, evento promovido pela ICF e desta vez realizado em Praga entre 23 e 26 de outubro de 2019. Uma delegação brasileira composta por 17 membros da ICF Brasil esteve presente ao evento, sendo que Ana Pliopas, que muito já contribuiu em nossas páginas, apresentou um trabalho no evento. ... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 79

Caros leitores, Ahhh o Universo Sistêmico. Quem diria que iria chegar no mundo organizacional. Se chegou é sinal que foi validado por resultados. O mundo organizacional não é fã de aventuras ou ligado em excentricidades, ou teorias ou metodologias que não se possa pegar, apalpar, cheirar e obter dados para colocar na planilha. Convidei Claudia Miranda Gonçalves para a... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 78

Caros leitores, Conflitos, ahhh os conflitos. São tantos, de tantas cores, nuances, tamanhos e intensidades. Como despertam emoções, como por vezes nos tiram do eixo, turvam a visão, a racionalidade, bloqueiam a audição, intensificam posições, cristalizam crenças. Aprender a lidar com eles é a disciplina de uma vida. Pelo menos para mim foi e é assim. Comecei neste caminho há... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 77

Caros leitores, LIBERTADOR....... esta foi minha sensação pessoal ao conhecer o Slow Marketing. Trabalhando com consultoria há 20 anos e com a Revista Coaching Brasil há 6 anos, conheço muito bem os desafios de trabalhar a exposição de um produto ou serviço, e os conflitos éticos que nos assolam quando somos instados a implantar as fórmulas mágicas do Marketing Digital, que... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 76

Caros leitores, A cada edição avançamos em descobrir pessoas, metodologias e abordagens encantadoras, instigantes, simples e muito funcionais para complementar nossa atuação como coaches ou mentores. É sempre bom lembrar, que não cabe a nenhuma das metodologias aqui apresentadas, o simples uso utilitarista como técnica ou ferramenta, mas cada uma delas passa por um “ecoar na... leia mais

3 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium