revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #37 - Junho 2016

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 37

Caro leitor,

Trazemos nossa edição de número 37 com uma provocação/desabafo: Coaching Picareta.

Quem se dedica ao Coaching com seriedade, afinco e coração, sente, no dia a dia, crescer o receio de pessoas e empresas em relação tanto à metodologia como a quem a aplica. Já discutimos várias vezes na Revista a questão das formações de Coaching, (veja edição 32), onde muitas se transformaram em verdadeiras fábricas de coaches (veja edição 8), despejando no mercado centenas de novos coaches por mês.

Agora queremos abordar o resultado disto. Um tipo que está literalmente destruindo a imagem do Coaching, além de colocar em risco pessoas que a ele confiem suas dúvidas, incertezas, planos e metas.

Nota-se nitidamente dois tipos de coaches picaretas no mercado. Um intencional e outro não-intencional. Embora ambos sejam perigosos, o primeiro parece que irrita mais, pois possui alta visibilidade em redes sociais, utiliza o marketing digital de forma agressiva e faz promessas de salvação incríveis.

Este tipo, muitas vezes, tem poucas horas de formação, de qualidade questionável, mas brada aos quatro ventos um curriculum sensacional, inclusive com número de horas de atendimento de fazer inveja aos mais experientes. Alega cobrar valores muito altos e seu grande foco é o de ensinar você a fazer o mesmo. Novamente, voltamos, não à prática do coaching como fonte de renda, mas à formação de outras pessoas. O mesmo ocorre na área de palestrantes. Quem mais ganha dinheiro são aqueles que lotam salões com formações para novos palestrantes, vendendo a fórmula do sucesso.

O não-intencional é aquele que, após uma formação, acredita ser o novo salvador do planeta e vai se dedicar de corpo e alma a “ajudar pessoas”. Como acredita ter em mãos todas as ferramentas de que precisa, não investe em novas formações, ou estudos sobre a natureza humana, psicologia, filosofia, etc. Assim, a cada dia, vai aceitando desafios maiores para os quais não está preparado, colocando o cliente em sérios riscos.

Para discutir estes e outros pontos, montamos um dossiê incrível com cinco artigos produzidos por autores muito experientes e competentes.

Tenha uma excelente leitura,

Luciano Lannes
Editor

Artigo publicado em 07/08/2017
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Editorial - Ed. 140 - Ano Novo, Novos Ciclos

Olá, caríssimos leitores e caríssimas leitoras. Mais um ano começou e com ele nossos rituais de renovação de ciclos, desejo de mudanças, renovação de esperanças, e uma grande vontade de atingir uma série de metas que vão ficando pelo caminho da vida. Para começarmos bem o ano, pensamos em começar com uma pegada mais leve, trazendo reflexões sobre “Ano Novo, Novos... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 139 - Diversidade, Equidade e Inclusão na prática

Caros amigos e amigas da Revista Coaching Brasil, apresento mais uma edição, a de número 139, com uma continuação do tema da Diversidade, Equidade e Inclusão. Ter a consciência de que o mundo é pluralidade, diversidade em prosa e verso, é tão óbvio e fundamental para que as bases de uma convivência harmoniosa possam existir, mas a humanidade, claro, uma parcela dela, não cansa de... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 137 - Inteligência Artificial

Olá caríssimos leitores e leitoras, enquanto trabalhava na preparação desta edição, desfrutava de algumas palestras antigas de Paulo Freire, disponíveis no Youtube. Em uma delas, do início da década de 90, em um programa da Tv Cultura, a jornalista perguntou como ele via o uso das tecnologias no processo de educação. Ele respondeu: “A pessoa que trabalha com educação precisa... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 136 - Interseção entre Tecnologia e Humanidade

Olá caríssimos leitores e leitoras, nessa edição falamos de Tecnologia e Humanidade, tema que nos traz cenários sombrios, principalmente os pintados nas telas dos cinema. Quem está servindo quem? Esta é uma boa pergunta que Juliana Elorza nos coloca em seu texto. Juliana foi a idealizadora e coordenadora deste dossiê, intenção esta manifesta na ocasião de um vídeo que gravamos... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 132 - Construindo sua Marca Pessoal

Olá, Mais uma vez aqui para apresentar nossa edição de número 132, cujo dossiê traz o tema “Construindo sua Marca Pessoal”. Este tema é muito importante, especialmente nos dias de hoje, onde as pessoas precisam se diferenciar para conquistar seu espacinho ao sol, em um ambiente altamente competitivo. Liguei para o amigo Calebe Luo e o convidei para a coordenação de um... leia mais

4 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium