A utiliza o crescente do Coaching Empresa rial criou a necessidade de corresponsabilidade e de contratos mais claros M Dingman Um dos desafios mais fascinantes que a rea de RH enfrenta no momento olhar para seu pr prio futuro abandonando a vis o arraiga da de que pessoas isolada ou coletivamente apresentam dificuldades semelhantes como se cada uma delas vivesse num v cuo social e relacional Como na maioria dos casos e usando uma me t fora a do sapato tamanho nico cabe a n s profissionais da rea do Coaching Executivo e Empresarial levarmos em conta o perigo que ronda nosso trabalho quando desconsidera mos as in meras facetas e o escopo de nossa atividade profissional Como nos lembra Ruth Orenstein coaching executivo um processo complexo e exigente que envolve relacionamentos multi dimensionais ou seja entre o indiv duo a or ganiza o e o coach Peterson entende que A tarefa do profissional n o encontrar solu es prees tabelecidas para problemas fixos mas sim um questionamento sutil uma busca flex vel do problema e um plano disciplinado por m criativo H pois necessidade de abordagens flex veis que requerem mais do que alguma ferramen ta ou solu o simplista preciso ter em mente que lidamos com situa es complexas multifa cetadas que exigem observa o reflex o in trospec o e hip teses a serem acompanhadas e testadas no decorrer de todo o processo de Coaching Executivo e Empresarial Atuamos em situa es que poderiam ser comparadas com terrenos minados Esta condi o requer relacionamentos formais s lidos que propiciam condi es favor veis para o sucesso da interven o Da a import ncia do Contrato como um recurso indispens vel para a cria o de um clima onde confian a abertura e aprendizagem possam florescer O que Contrato Parece bvio afirmar que todas as intera es humanas est o de alguma forma sujeitas a re gras princ pios impl citos ou expl citos que s o aprendidos compreendidos medida que nos ajustamos aos sub-sistemas sociais nos quais vi vemos No caso espec fico do Coaching Executivo e Em presarial estabelece-se uma rela o simult nea com pessoas e sub sistemas que em virtude de sua complexidade multidirecionalidade e im previsibilidade exigem alguns cuidados espe ciais no sentido de transformar tanto quanto poss vel o impl cito em explicito e transparente Tal cuidado tende a criar um clima favor vel ao desenvolvimento da confian a abertura cola bora o entre todos os envolvidos no processo contribuindo de alguma maneira para elevar a efic cia do processo o n vel de satisfa o dos envolvidos com os resultados tanto individuais como organizacionais Eric Berne p o criador da An lise Transacional define Contrato como um com promisso bilateral expl cito relacionado com um curso de a o bem definido Parafraseando Eric Berne entendemos por contrato Um acordo expl cito entre coach clien te e stakeholders chefia imediata e RH que estabelece a raz o a finalidade e as condi es do processo R R Krausz nbsp Como afirma Fillery-Travis p o compro misso do coaching empresarial um novo tipo de relacionamento que n o faz parte das nossas experi ncias anteriores Caracteriza-se por um lado por n o se basear na distribui o desigual de poder e autoridade como a tradicional rela o professor aluno ou gerente subordinado e por outro de n o...