revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #36 - Maio 2016

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Coaching Executivo e Empresarial: uma intervenção diferenciada

"A utilização crescente do Coaching Empresa­rial criou a necessidade de corresponsabilidade e de contratos mais claros."
M. Dingman, 2004

Um dos desafios mais fascinantes que a área de RH enfrenta no momento é olhar para seu próprio futuro, abandonando a visão arraiga­da de que pessoas, isolada ou coletivamente, apresentam dificuldades semelhantes, como se cada uma delas vivesse num vácuo social e relacional.

Como na maioria dos casos, e usando uma me­táfora, a do sapato tamanho único, cabe a nós, profissionais da área do Coaching Executivo e Empresarial, levarmos em conta o perigo que ronda nosso trabalho quando desconsidera­mos as inúmeras facetas e o escopo de nossa atividade profissional.

Como nos lembra Ruth Orenstein (2002), “.... coaching executivo é um processo complexo e exigente que envolve relacionamentos multi­dimensionais” ou seja, entre o indivíduo, a or­ganização e o coach.

Peterson (1997), entende que “A tarefa do profissional não é encontrar soluções prees­tabelecidas para problemas fixos, mas sim um questionamento sutil, uma busca flexível do problema e um plano disciplinado, porém criativo.”

Há, pois, necessidade de abordagens flexíveis que requerem, mais do que alguma ferramen­ta ou solução simplista. É preciso ter em mente que lidamos com situações complexas, multifa­cetadas que exigem observação, reflexão, in­trospecção e hipóteses a serem acompanhadas e testadas no decorrer de todo o processo de Coaching Executivo e Empresarial. Atuamos em situações que poderiam ser comparadas com terrenos minados.

Esta condição requer relacionamentos formais sólidos que propiciam condições favoráveis para o sucesso da intervenção. Daí a importância do Contrato como um recurso indispensável para a criação de um clima onde confiança, abertura e aprendizagem possam florescer.



O que é Contrato?

Parece óbvio afirmar que todas as interações humanas estão, de alguma forma, sujeitas a re­gras/princípios, implícitos ou explícitos, que são aprendidos/compreendidos à medida que nos ajustamos aos sub-sistemas sociais nos quais vi­vemos.

No caso específico do Coaching Executivo e Em­presarial estabelece-se uma relação simultânea com pessoas e sub sistemas que, em virtude de sua complexidade, multidirecionalidade e im­previsibilidade, exigem alguns cuidados espe­ciais no sentido de transformar, tanto quanto possível o implícito em explicito e transparente

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Conduzindo e aprendendo com os processos de coaching executivo individual

Vocês podem achar estranho a inclusão da palavra conduzir no título deste texto. No dicionário Aurélio vemos que significa “ir junto com ou dentro de (algo), de um lugar para outro, dando-lhe direção e/ou comando; guiar, dirigir”. Sabemos que coaching se trata de uma parceria com nosso cliente, um trabalho sem hierarquia, de igual para igual; o “ir junto com, de um lugar para... leia mais

12 minutos

Coaching Executivo – Uma relação de confiança

Nesta década, o uso do coaching, como processo de desenvolvimento profissional ou pessoal, muito se intensificou. Não apenas refiro-me ao fato de que o coaching passou a ser usado por grande maioria das organizações, como também passou a ser oferecido em larga escala, para os diversos níveis de liderança – de presidentes até supervisores. As múltiplas soluções encontradas pelas... leia mais

9 minutos

Coaching executivo: aplicações e desafios

Origens do coaching executivo O coaching executivo nasceu como uma subdisciplina do coaching na década de 1980, na mesma época em que a área de Desenvolvimento Organizacional ganhou projeção, programas de assessment foram lançados por consultorias internacionais e sistemas de avaliação 360 graus começaram a ganhar espaço. Segundo Kilburg e Dietrich, foi também nos anos 1980 que... leia mais

9 minutos

Coaching executivo – Estratégia para resultados

Em meados de 1942, Carl Rogers publicou sua obra “Counseling and Psychotherapy”, baseada em suas intervenções de aconselhamento profissional no ambiente corporativo, onde acenava para a necessidade de desenvolvimento de pessoas. A partir de então, seus estudos apontavam que o aspecto social em uma organização teria mais importância do que o foco em produtividade em si. Hoje, em plena... leia mais

8 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium