"A utilização crescente do Coaching Empresarial criou a necessidade de corresponsabilidade e de contratos mais claros."
M. Dingman, 2004
Um dos desafios mais fascinantes que a área de RH enfrenta no momento é olhar para seu próprio futuro, abandonando a visão arraigada de que pessoas, isolada ou coletivamente, apresentam dificuldades semelhantes, como se cada uma delas vivesse num vácuo social e relacional.
Como na maioria dos casos, e usando uma metáfora, a do sapato tamanho único, cabe a nós, profissionais da área do Coaching Executivo e Empresarial, levarmos em conta o perigo que ronda nosso trabalho quando desconsideramos as inúmeras facetas e o escopo de nossa atividade profissional.
Como nos lembra Ruth Orenstein (2002), “.... coaching executivo é um processo complexo e exigente que envolve relacionamentos multidimensionais” ou seja, entre o indivíduo, a organização e o coach.
Peterson (1997), entende que “A tarefa do profissional não é encontrar soluções preestabelecidas para problemas fixos, mas sim um questionamento sutil, uma busca flexível do problema e um plano disciplinado, porém criativo.”
Há, pois, necessidade de abordagens flexíveis que requerem, mais do que alguma ferramenta ou solução simplista. É preciso ter em mente que lidamos com situações complexas, multifacetadas que exigem observação, reflexão, introspecção e hipóteses a serem acompanhadas e testadas no decorrer de todo o processo de Coaching Executivo e Empresarial. Atuamos em situações que poderiam ser comparadas com terrenos minados.
Esta condição requer relacionamentos formais sólidos que propiciam condições favoráveis para o sucesso da intervenção. Daí a importância do Contrato como um recurso indispensável para a criação de um clima onde confiança, abertura e aprendizagem possam florescer.
O que é Contrato?
Parece óbvio afirmar que todas as interações humanas estão, de alguma forma, sujeitas a regras/princípios, implícitos ou explícitos, que são aprendidos/compreendidos à medida que nos ajustamos aos sub-sistemas sociais nos quais vivemos.
No caso específico do Coaching Executivo e Empresarial estabelece-se uma relação simultânea com pessoas e sub sistemas que, em virtude de sua complexidade, multidirecionalidade e imprevisibilidade, exigem alguns cuidados especiais no sentido de transformar, tanto quanto possível o implícito em explicito e transparente