revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #31 - Dezembro 2015

Localize rapidamente o conteúdo desejado

COACHING EXECUTIVO E EMPRESARIAL - Uma abordagem contemporânea

“A verdade que torna os seres humanos livres é, na sua maior parte, a verdade que eles preferem não ouvir.”
Herbert Agar, "A Time of Greatness" (1942)

O aumento de questões relacionadas ao não cumprimento dos princípios da ética profissional tem sido objeto de preocupação dos especialistas, particularmente em atividades emergentes.

O Coaching, em geral, e o Coaching Executivo e Empresarial, por serem atividades profissionais não regulamentadas, apresentam alta permeabilidade e como tal, uma indefinição de pré-requisitos mínimos que facilitem a identificação de indivíduos minimamente preparados para esta prática.

Tal situação, aliada a determina­dos apelos do mercado, cria con­dições que não favorecem uma prática pautada em princípios éticos específicos do Coaching Executivo e Empresarial cuja im­portância, existência e necessi­dade nem sempre são suficiente­mente enfatizadas.

No entanto, tanto os especialis­tas, quanto os responsáveis pela formação de Coaches Executivos reconhecem o quão importante é conscientizar e informar os que ingressam nesta atividade sobre os princípios que regem a prática e metodologias que incorporam um conjunto de princípios de na­tureza proativa, característicos de processos de Coaching Exe­cutivo bem sucedidos, éticos, efi­cazes, respeitosos, breves, trans­formadores e de alta potência.

A Ética “pode ser entendida como um conjunto de valores através do qual indivíduos e grupos es­tabelecem e atualizam formas de comportamento e de atuação baseadas em modelos e conceitos sancionados num determinado contexto sociocultural” (KRAUSZ, 2011)

Sócrates, na sua constante busca pela “verdade”, já considerava a Ética como a prática de tornar­-se excelente como ser humano. Ser ético, entendemos, é estar consciente de que certos com­portamentos, valores e posturas poderão ser aceitáveis ou inacei­táveis num certo contexto e que as opções de aderência a estes comportamentos, valores e pos­turas são basicamente uma res­ponsabilidade individual.

PASSMORE e MORTIMER (2011) identificaram 5 fontes de “dile­mas éticos” na prática do Coa­ching Executivo nas organiza­ções:

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Vai lá e faz... mobiliza, envolve, divide e compartilha

“Arriscar causa ansiedade, mas deixar de arriscar é como perder um pouco de si mesmo.” - Kierkegaard Dizer que não tenho medo, seria uma grande piada, estou dentre as pessoas mais cautelosas que já vi na vida, mas sempre parti de modo muito entusiasta para tudo que me propus. Acredito que esta seja uma boa palavra para representar o pulsar das minhas atitudes na vida!... leia mais

6 minutos

O Sentir de um Novo Ciclo

Fecho os olhos e posso visualizar tudo aquilo que o meu coração deseja. Sinto no meu peito a clara intenção do meu próximo passo. Presente, sinto todo o vazio. Sinto que tudo é vazio. Em mim percebo a amplitude das possibilidades. O potencial criativo ilimitado da consciência. É possível sentir que um novo ciclo já começou ou deveria começar? Como sabemos... leia mais

13 minutos

A Descoberta da Liberdade  

Desde tempos imemoriais, os seres vivos deste planeta estão aprisionados no campo do Sansara, a eterna roda de renascimentos caracterizada por estados e situações de dificuldades e sofrimentos. Mesmo quando construímos condições prazerosas e situações favoráveis, essas são impermanentes e suas perdas ou finalizações inevitavelmente geram novos sofrimentos. Assim, a vida corre de forma... leia mais

6 minutos

Pequenos Passos, Grande Impacto: Construindo uma Cultura Inclusiva desde o Início

A pauta da diversidade e inclusão ganhou grande espaço nas organizações nos últimos anos. Empresas estão cada vez mais focadas em adotar políticas e práticas que promovam a inclusão, ampliando a diversidade em seus times ou até mesmo em campanhas publicitárias. No entanto, criar um ambiente de trabalho onde todas as pessoas se sintam respeitadas, valorizadas e com oportunidades iguais... leia mais

9 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium