“A verdade que torna os seres humanos livres é, na sua maior parte, a verdade que eles preferem não ouvir.”
Herbert Agar, "A Time of Greatness" (1942)
O aumento de questões relacionadas ao não cumprimento dos princípios da ética profissional tem sido objeto de preocupação dos especialistas, particularmente em atividades emergentes.
O Coaching, em geral, e o Coaching Executivo e Empresarial, por serem atividades profissionais não regulamentadas, apresentam alta permeabilidade e como tal, uma indefinição de pré-requisitos mínimos que facilitem a identificação de indivíduos minimamente preparados para esta prática.
Tal situação, aliada a determinados apelos do mercado, cria condições que não favorecem uma prática pautada em princípios éticos específicos do Coaching Executivo e Empresarial cuja importância, existência e necessidade nem sempre são suficientemente enfatizadas.
No entanto, tanto os especialistas, quanto os responsáveis pela formação de Coaches Executivos reconhecem o quão importante é conscientizar e informar os que ingressam nesta atividade sobre os princípios que regem a prática e metodologias que incorporam um conjunto de princípios de natureza proativa, característicos de processos de Coaching Executivo bem sucedidos, éticos, eficazes, respeitosos, breves, transformadores e de alta potência.
A Ética “pode ser entendida como um conjunto de valores através do qual indivíduos e grupos estabelecem e atualizam formas de comportamento e de atuação baseadas em modelos e conceitos sancionados num determinado contexto sociocultural” (KRAUSZ, 2011)
Sócrates, na sua constante busca pela “verdade”, já considerava a Ética como a prática de tornar-se excelente como ser humano. Ser ético, entendemos, é estar consciente de que certos comportamentos, valores e posturas poderão ser aceitáveis ou inaceitáveis num certo contexto e que as opções de aderência a estes comportamentos, valores e posturas são basicamente uma responsabilidade individual.
PASSMORE e MORTIMER (2011) identificaram 5 fontes de “dilemas éticos” na prática do Coaching Executivo nas organizações: