revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #25 - Junho 2015

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Como inspirar o executivo para fazer Mudanças na sua realidade e influenciar transformações no seu sistema?

“A verdadeira viagem do descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, mas em ver com novos olhos”.
Marcel Proust

Quando começamos a atuar com coaching percebíamos que muitos executivos buscavam neste processo formas alternativas para lidar com a sua realidade. A experiência trouxe aprendizagem e novos referenciais que nos levaram a repensar o propósito do coaching para executivos e líderes. A inspiração para promover mudanças e influenciar transformações no sistema desafia o coach para novas competências que vão muito além do cuidado com perguntas que podem induzir a uma resposta esperada para a compreensão do contexto e das possibilidades de mudança pessoais e organizacionais.

Nos referimos a mudança como uma alteração que gera um novo modelo, seja por razões inesperadas e incontroláveis ou por razões planejadas e previstas. Mudar envolve a capacidade de compreensão e de adoção de novas práticas que concretizam o desejo de transformação. Para que a mudança aconteça, as pessoas devem estar sensibilizadas por ela.

Com frequência o executivo busca um processo de coaching convicto de que é a empresa que deve mudar a cultura e gerar o impacto desejado. Sabemos que a sinergia de mudanças pessoais e organizacionais mobiliza novos caminhos mas a questão parece estar no protagonismo.

As pessoas podem resistir às mudanças e esperam que os outros ou o sistema mude. As mudanças exigem novas conexões que implicam desacomodar, reaprender, correr riscos. Isso tem seu preço! As mudanças acontecem quando as pessoas decidem fazer algo diferente.

O momento de decidir é quando estamos diante de algo e temos que decidir se faremos, ou ainda, se voltamos atrás para fazer algo que pode trazer maior satisfação, prazer, pertencimento, felicidade, enfim, que tenha significado.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

A Comunicação Coach e a Arte de Liderar

Texto inspirado em Os 7 hábitos das Pessoas Muito eficazes – Stephen Covey e na obra de Kim H. Krisco   Liderar não é apenas distribuir tarefas ou preencher planilhas. Também não se resume a dar ordens. Liderar é mobilizar pessoas. E, para isso, é necessário inspirar, motivar e, acima de tudo, comunicar. Sem uma comunicação que engaje, nenhuma estratégia — por melhor... leia mais

12 minutos

O Trinômio Revelando Uma Nova Possível Narrativa Sobre a Abundância

Finalizei o texto anterior convidando você, caro leitor, a algumas reflexões: - Se a escassez e a extravagância são opostos, qual seria o lugar, ou o novo lugar, da abundância neste trinômio? - Que novo tabuleiro começa a se desenhar aqui? - Qual é esta “nova” interpretação sobre a abundância que vai surgindo?   Estas também são as reflexões nas quais estamos,... leia mais

11 minutos

Sobre Atitudes e Futuros

Quando fui convidado para escrever um texto sobre Atitude, precisei parar e refletir: o que um futurista tem a dizer sobre esse tema? Para quem não sabe exatamente o que faz um futurista — ou, mais especificamente, o que eu faço como futurista — aqui vai uma breve explicação: Eu exploro, mapeio e decodifico sinais fracos (aquilo que está no reino das possibilidades) e... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium