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Edição #25 - Junho 2015

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Coaching Executivo e a nova geração de executivos

“Ser Coach de um jovem e talentoso promovedor de mudanças poderá ser muito gratificante.”
Joris Merks-Benjaminsen (2015) 

Muito tem sido escrito a respeito da chamada geração Y ou dos Millennials, que designa o grupo de pessoas nascidas entre 1980 e o fim do século XX. Este grupo, na maioria dos casos, é caracterizado através das diferenças com as demais gerações e não como um processo cíclico que se repete à medida que uma nova geração, ao atingir a idade adulta, passa a assumir papéis e responsabilidades na arena social. Trata-se, pois, de um movimento sucessório ininterrupto que, além de garantir a continuidade das sociedades, constitui também a força motriz do processo de transformação social.

Cada geração, por ter nascido e crescido num ambiente sui generis, diferente daquele de seus ascendentes, desenvolverá algumas características e valores comuns aos quais se agregam, por um lado, às particularidades inerentes a cada ser humano e, por outro, às influências sócio econômicas e tecnológicas de um certo período histórico.

Hoje, vivemos uma situação inédita no cenário corporativo: a convivência de três e até quatro gerações no ambiente de trabalho, sendo que a posição de chefia é, por vezes, ocupada pelos mais jovens, o que tende a gerar choque de valores, de visão de mundo, de relacionamentos e de objetivos.

O ingresso progressivo da geração Y ou Millennials na força de trabalho tem atraído a atenção dos estudiosos produzindo alguns levantamentos que buscam colher dados sobre padrões de comportamento atípicos observados nesta geração.

Dentre os estudos mais recentes, destacamos os seguintes:

1. Miths Exaggerations and Uncomfortable Truths (2015), realizado pela IBM com 1.784 funcionários (pertencentes às 3 gerações, Millennials ou Geração Y entre 18 e 34 anos, Geração X entre 35 e 49 anos e Baby Boomers, entre 50 e 60 anos) funcionários de empresas em 12 países.

2. Millennials: Understanding a Misunderstood Generation (2015), realizada pelo INSEAD, em colaboração com a UNIVERSUM e a HEAD FOUNDATION, que abrangeu 16.637 pessoas entre 18 e 30 anos em 43 países da Ásia, África, Europa, América Latina, Oriente Médio e América do Norte entre Maio e Agosto de 2014.

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