Ser Coach de um jovem e talentoso promovedor de mudan as poder ser muito gratificante Joris Merks-Benjaminsen nbsp Muito tem sido escrito a respeito da chamada gera o Y ou dos Millennials que designa o grupo de pessoas nascidas entre e o fim do s culo XX nbsp Este grupo na maioria dos casos caracterizado atrav s das diferen as com as demais gera es e n o como um processo c clico que se repete medida que uma nova gera o ao atingir a idade adulta passa a assumir pap is e responsabilidades na arena social nbsp Trata-se pois de um movimento sucess rio ininterrupto que al m de garantir a continuidade das sociedades constitui tamb m a for a motriz do processo de transforma o social Cada gera o por ter nascido e crescido num ambiente sui generis diferente daquele de seus ascendentes desenvolver algumas caracter sticas e valores comuns aos quais se agregam por um lado s particularidades inerentes a cada ser humano e por outro s influ ncias s cio econ micas e tecnol gicas de um certo per odo hist rico Hoje vivemos uma situa o in dita no cen rio corporativo a conviv ncia de tr s e at quatro gera es no ambiente de trabalho sendo que a posi o de chefia por vezes ocupada pelos mais jovens o que tende a gerar choque de valores de vis o de mundo de relacionamentos e de objetivos O ingresso progressivo da gera o Y ou Millennials na for a de trabalho tem atra do a aten o dos estudiosos produzindo alguns levantamentos que buscam colher dados sobre padr es de comportamento at picos observados nesta gera o Dentre os estudos mais recentes destacamos os seguintes Miths Exaggerations and Uncomfortable Truths realizado pela IBM com funcion rios nbsp pertencentes s gera es Millennials ou Gera o Y entre e anos Gera o X entre e anos e Baby Boomers entre e anos funcion rios de empresas em pa ses Millennials Understanding a Misunderstood Generation realizada pelo INSEAD em colabora o com a UNIVERSUM e a HEAD FOUNDATION que abrangeu pessoas entre e anos em pa ses da sia frica Europa Am rica Latina Oriente M dio e Am rica do Norte entre Maio e Agosto de Generation Y Linking Recruitment and Reputation efetuada pela Ashridge Business School focalizando as in meras influ ncias externas recebidas pela gera o Y Culture Shok In The Workplace realizada tamb m pela Ashridge Business School sobre o desencontro de expectativas entre gestores das gera es anteriores e funcion rios da Gera o Y Alguns dados apresentam particular interesse para a teoria e a pr tica do Coaching Executivo se considerarmos que em mais do que da for a de trabalho ser da gera o Y ou dos Millennials cujas demandas emergentes na rea de aprendizagem e desenvolvimento exigir o ajustes constantes em virtude do processo de transforma o Brack Um dos aspectos identificado nestes levantamentos...