revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #25 - Junho 2015

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Coaching Executivo e a nova geração de executivos

“Ser Coach de um jovem e talentoso promovedor de mudanças poderá ser muito gratificante.”
Joris Merks-Benjaminsen (2015) 

Muito tem sido escrito a respeito da chamada geração Y ou dos Millennials, que designa o grupo de pessoas nascidas entre 1980 e o fim do século XX. Este grupo, na maioria dos casos, é caracterizado através das diferenças com as demais gerações e não como um processo cíclico que se repete à medida que uma nova geração, ao atingir a idade adulta, passa a assumir papéis e responsabilidades na arena social. Trata-se, pois, de um movimento sucessório ininterrupto que, além de garantir a continuidade das sociedades, constitui também a força motriz do processo de transformação social.

Cada geração, por ter nascido e crescido num ambiente sui generis, diferente daquele de seus ascendentes, desenvolverá algumas características e valores comuns aos quais se agregam, por um lado, às particularidades inerentes a cada ser humano e, por outro, às influências sócio econômicas e tecnológicas de um certo período histórico.

Hoje, vivemos uma situação inédita no cenário corporativo: a convivência de três e até quatro gerações no ambiente de trabalho, sendo que a posição de chefia é, por vezes, ocupada pelos mais jovens, o que tende a gerar choque de valores, de visão de mundo, de relacionamentos e de objetivos.

O ingresso progressivo da geração Y ou Millennials na força de trabalho tem atraído a atenção dos estudiosos produzindo alguns levantamentos que buscam colher dados sobre padrões de comportamento atípicos observados nesta geração.

Dentre os estudos mais recentes, destacamos os seguintes:

1. Miths Exaggerations and Uncomfortable Truths (2015), realizado pela IBM com 1.784 funcionários (pertencentes às 3 gerações, Millennials ou Geração Y entre 18 e 34 anos, Geração X entre 35 e 49 anos e Baby Boomers, entre 50 e 60 anos) funcionários de empresas em 12 países.

2. Millennials: Understanding a Misunderstood Generation (2015), realizada pelo INSEAD, em colaboração com a UNIVERSUM e a HEAD FOUNDATION, que abrangeu 16.637 pessoas entre 18 e 30 anos em 43 países da Ásia, África, Europa, América Latina, Oriente Médio e América do Norte entre Maio e Agosto de 2014.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Vai lá e faz... mobiliza, envolve, divide e compartilha

“Arriscar causa ansiedade, mas deixar de arriscar é como perder um pouco de si mesmo.” - Kierkegaard Dizer que não tenho medo, seria uma grande piada, estou dentre as pessoas mais cautelosas que já vi na vida, mas sempre parti de modo muito entusiasta para tudo que me propus. Acredito que esta seja uma boa palavra para representar o pulsar das minhas atitudes na vida!... leia mais

6 minutos

O Sentir de um Novo Ciclo

Fecho os olhos e posso visualizar tudo aquilo que o meu coração deseja. Sinto no meu peito a clara intenção do meu próximo passo. Presente, sinto todo o vazio. Sinto que tudo é vazio. Em mim percebo a amplitude das possibilidades. O potencial criativo ilimitado da consciência. É possível sentir que um novo ciclo já começou ou deveria começar? Como sabemos... leia mais

13 minutos

A Descoberta da Liberdade  

Desde tempos imemoriais, os seres vivos deste planeta estão aprisionados no campo do Sansara, a eterna roda de renascimentos caracterizada por estados e situações de dificuldades e sofrimentos. Mesmo quando construímos condições prazerosas e situações favoráveis, essas são impermanentes e suas perdas ou finalizações inevitavelmente geram novos sofrimentos. Assim, a vida corre de forma... leia mais

6 minutos

Pequenos Passos, Grande Impacto: Construindo uma Cultura Inclusiva desde o Início

A pauta da diversidade e inclusão ganhou grande espaço nas organizações nos últimos anos. Empresas estão cada vez mais focadas em adotar políticas e práticas que promovam a inclusão, ampliando a diversidade em seus times ou até mesmo em campanhas publicitárias. No entanto, criar um ambiente de trabalho onde todas as pessoas se sintam respeitadas, valorizadas e com oportunidades iguais... leia mais

9 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium