A capacidade de gerenciar conflitos n o opcional para l deres uma fun o essencial da lideran a Harvard Business Review nbsp Introdu o O relat rio sobre futuro trabalho do F rum Econ mico Mundial de nbsp nbsp destacou empatia e escuta ativa como compet ncias interpessoais essenciais para a empregabilidade e para a lideran a eficaz Essas compet ncias s o tamb m indispens veis para o gerenciamento eficaz de conflitos nbsp J pesquisa da Mckinsey Company de aponta diretamente a capacidade de solucionar conflitos como uma das habilidades interpessoais fundamentais para o profissional do futuro Outras publica es de institui es como CIPD nbsp e nbsp Harvard Business Review nbsp nbsp refor am este mesmo entendimento Gerenciar conflitos de fato fundamental para fortalecer equipes e atingir resultados sustent veis em um mercado globalizado marcado pela diversidade O Action Learning nbsp pode apoiar as lideran as a se prepararem para este desafio que demanda colabora o engajamento e gest o dos envolvidos al m de conhecimentos e habilidades O World Institute for Action Learning nbsp define Action Learning como um m todo para resolu o de problemas complexos importantes e urgentes aliado ao desenvolvimento de lideran a Apesar de ser um m todo orientado primariamente para resolver problemas a nossa experi ncia como mediadoras de conflitos e tamb m como coaches nbsp em Action Learning nbsp nos levou a concluir que o aprendizado deste m todo pode contribuir igualmente para fortalecer a capacidade de gerenciamento e de resolu o de conflitos nas organiza es nbsp Na aplica o pr tica o m todo envolve um pequeno grupo que por meio de sess es reflete e aprofunda o conhecimento sobre um problema real at suas causas fundamentais Ap s consenso sobre o desafio define-se um plano de a o e parte-se para sua implementa o nbsp World Institute for Action Learning nbsp Durante as sess es os participantes trabalham habilidades espec ficas que indiretamente desenvolvem as compet ncias de lideran a e comunica o incluindo solucionar problemas quanto de gerenciar conflitos Neste artigo vamos abordar algumas destas habilidades mais especificamente a habilidade de definir e compreender corretamente o problema ou o conflito a capacidade de fazer boas perguntas a capacidade de escuta aprofundada a amplia o de perspectivas e de gera o de ideias e a capacidade de promover um ambiente de confian a e colabora o nbsp Defini o do Problema ou do Conflito Pessoas diferentes definem o mesmo problema ou o mesmo conflito de formas diferentes Por exemplo numa situa o de um conflito de tarefa t pico do ambiente corporativo pode acontecer de uma pessoa definir o problema como sendo de falta de clareza sobre a responsabilidade pela tarefa enquanto outra pessoa o define como falta de clareza sobre a tarefa em si Se avan amos para a tentativa de solu o antes de estabelecermos o cerne exato do problema possivelmente andaremos em c rculos e a solu o ser imperfeita Na pr tica comum as pessoas se apressarem para...