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Edição #148 - Setembro 2025

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Revisitando os Fatores que Impactam os Resultados do Coaching Executivo e Empresarial

Vale a pena considerar os fatores que impactam a efic cia do coaching antes de nbsp usa-lo nbsp CCC Blog- Center for Coaching Certification nbsp Um dos temas recorrentes dos processos de coaching refere-se a an lise dos fatores que poder o impactar negativamente seus resultados J nos idos de Orenstein p identificou as seguintes falhas potenciais do coaching Relacionadas ao cliente Este n o percebe a necessidade de mudar n o possui condi es para mudar o cliente tem motivos ulteriores para fazer coaching Relacionados Organiza o Falta de apoio ao cliente falta de apoio ao processo de coaching desconsidera o das reais necessidades do cliente motivos ulteriores din mica do grupo n o consciente instabilidade constante Relacionados ao coach- Falta de expertise na atividade n o se trata de um caso de coaching falta da objetividade neutralidade do coach necess rias para um processo bem sucedido Como lembra a autora existem situa es em que as falhas do coaching n o podem ser evitadas Estas trazem ao coach grandes oportunidades de aprendizado e contribuem para evitar experi ncias negativas no futuro p Num estudo realizado em Carter A Blackman A e Hicks B com profissionais que passaram por processos de coaching foram identificadas barreiras enfrentadas por eles classificadas nas seguintes categorias Dificuldades com o coach com a cultura organizacional quest es pessoais relacionamento no coaching modelo processo do coaching chefia imediata prontid o envolvimento do coachee no processo de coaching acontecimentos externos Foram tamb m observadas diferen as de percep o da efetividade do coaching quando o coaching foi volunt rio ou obrigat rio bem como diferen as com base em g nero pa s de resid ncia e tamanho da organiza o O estudo citado indica a diversidade e complexidade das poss veis barreiras muitas das quais poderiam ser evitadas atrav s de medidas preventivas elevando-se assim a probabilidade de sucesso da interven o bem como de seus in meros benef cios nbsp Em nbsp Carter Blackman et al num estudo que abrangeu profissionais em pa ses identificaram seis categorias de barreiras tr s das quais poder o impactar as percep es do coachee a respeito da efic cia relativa do coaching - dificuldades com o coach - relacionamentos de coaching - experi ncia anterior com coaching em geral - O estudo sugere tamb m que a falta de apoio interno da organiza o n o um fator que necessariamente prev o grau de efetividade do coaching nbsp nbsp Tal previsibilidade uma tarefa complexa j que envolve um conjunto de fatores diferenciados de ordem pessoal profissional sociocultural e contextual cuja interfer ncia nem sempre tem sido adequadamente considerada Como lembram Sternfeld Pacthod et al p Calculamos que h dez anos os CEOS e equipes de c pula focavam tipicamente quatro ou cinco quest es o tempo todo Hoje o n mero destas dobrou Existem diferen as claras entre atributos pessoais melhores pr ticas e abordagens de desenvolvimento de lideran as nas organiza es do que no passado Investiga es recentes nbsp abordam alguns aspectos relevantes a serem considerados quando se pensa em utilizar coaching executivo como uma interven o a um tempo preventiva e desenvolvimentista Segundo Vance Ao introduzir coaching como uma forma de trabalhar e liderar uma organiza o diversas barreiras poder o ocorrer Estas poder o ser eliminadas minimizadas de forma eficaz por m exigem aten o de como faze-lo da melhor maneira poss vel p nbsp O autor prop e uma abordagem de natureza preventiva e identifica barreiras dentre as quais citamos - Falta de apoio da dire o Uma barreira chave para gerar desenvolver uma cultura de coaching a falta de coer ncia entre o discurso e a pr tica dos dirigentes Uma forma que tem se mostrado eficaz iniciar o processo com a c pula preparando-a sensibilizando-a para atuar de forma apoiadora motivadora e colaborativa voltada para o empoderamento e a responsabilidade individual dos colaboradores nbsp Tal medida contribui tamb m para tornar o coaching uma interven o confi vel de desenvolvimento dos colaboradores - Falta de compreens o e considera o da pot ncia do coaching - Necessidade de disponibilizar informa es claras sobre o que constitui uma cultura de coaching e seus objetivos nbsp Muitos ainda consideram Coaching Executivo como uma interven o curativa para colaboradores de baixo desempenho Embora contribua para elevar o desempenho das pessoas sua meta maior contribuir para que cada colaborador otimize o uso do seu potencial - Aus ncia ou insufici ncia de avalia o dos benef cios do coaching nos diferentes n veis - nbsp Coaching Executivo e Empresarial precisa apresentar um m nimo de coer ncia com a cultura organizacional e seus benef cios avaliados de modo adequado Como ressalta o autor para que coaching traga os resultados positivos potenciais preciso criar estrat gias adequadas s caracter sticas pr prias de cada cultura organizacional ou seja ambientes de trabalho que ofere am seguran a psicol gica abertura para participa o apoio e valores relacionados ao crescimento desenvolvimento de cada colaborador como pessoa e como profissional Um outro aspecto que tem sido pouco abordado o das chamadas barreiras internas dos pr prios executivos ou seja sua prontid o e disponibilidade para participar ativa e voluntariamente do processo ou seja o n vel de coachabilidade dos executivos nbsp Segundo um recente artigo Minds Open L deres enfrentam com frequ ncia...
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