icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #147 - Agosto 2025

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Quem confia na Inteligência Artificial (IA)?

A Intelig ncia Artificial tem contribu do para a rapidez da transforma o do nosso modus vivendi estimulando a renova o elevando a produtividade a efic cia e baixando custos embora em certos casos sua utiliza o poder tornar-se distorcida ou apresentar riscos O levantamento conjunto realizado pela Universidade de Queensland e pela consultoria KPMG das Austr lia intitulado Trust in Artificial Intelligence abrangeu participantes de pa ses Austr lia Brasil Canad China Est nia Finl ndia Fran a Alemanha ndia Israel Jap o Holanda frica do Sul Cor ia do Sul Reino Unido e Cingapura nbsp Dados demogr ficos sobre dos participantes G nero nbsp feminino masculino e outros Idade nbsp a anos Gera o Z a anos Millenials a anos Gera o X a anos Baby boomers nbsp Educa o Prim ria nbsp Secund ria Profissionalizante Universit ria P s-gradua o nbsp Ocupa o nbsp Profissional Gerencial Administrativa Vendas servi os Manuais nbsp Segundo os autores a amostra de cada um dos pa ses pode ser considerada representativa da popula o com base em dados como idade g nero Levanta dados sobre expectativas compreens o n vel de confian a e aceita o da IA bem como aspectos a serem estimulados e apoiados pelas organiza es Foram coletadas informa es de car ter geral sobre o posicionamento dos entrevistados em rela o IA tend ncias nbsp sobre receptividade e abertura bem como apresentados dados comparativos entre os diferentes pa ses A maioria dos entrevistados mostrou-se insegura e inconfort vel em rela o ao uso da IA na rea de RH considerada como a menos aceit vel e confi vel Trata-se de um dado relevante para os que atuam em coaching executivo e empresarial uma vez que o tema coaching humano X coaching IA tem sido amplamente discutido pelos especialistas em termos de viabilidade aspectos positivos e negativos riscos e benef cios quantidade e qualidade nbsp Foram focados os seguintes aspectos - Em que medida as pessoas confiam nos sistemas de IA Dos entrevistados apresentam-se cautelosos indicando uma certa ambival ncia ou d vida em confiarem IA Na Finl ndia e no Jap o por exemplo menos de confiam em IA Brasil ndia China e frica do Sul registraram os n veis mais elevados de confian a Indicam que a IA poder produzir resultados precisos e confi veis al m de fornecer servi os teis Entretanto questionam aspectos tais como seguran a e pondera o ou seja consideram respeitam e apoiam os direitos de privacidade envolvidos Dentre as aplica es da IA as pessoas fazem restri es ao uso da IA em RH como o caso de basear decis es relacionadas a contrata o avalia o e promo o das pessoas no trabalho mostram-se abertos a confiar na IA e os demais indicam aceita o baixa ou moderada com sua utiliza o em RH Tal preocupa o parece-nos um fator importante a ser considerado quando abordamos esta quest o no mbito do Coaching em geral e do Coaching Executivo e Empresarial em particular nos quais nbsp fatores como nbsp seguran a e sigilo s o essenciais nbsp - Riscos e Benef cios Potenciais Riscos referem-se a distor es que desrespeitam os direitos humanos tais como quebra de privacidade dados falsos do conte do on-line inabilita o tecnol gica falhas cr ticas uso de m f utiliza o n o tica nbsp de informa es sigilosas Benef cios dos entrevistados considera que IA oferece v rios benef cios tais como efici ncia aumentada inova o efic cia utiliza o otimizada redu o de custos Embora consideram que os benef cios s o maiores do que os riscos os dados coletados sinalizam v rias incertezas e d vidas uma uma vez que acredita que o impacto da IA incerto manifestaram preocupa o com riscos potenciais da IA manifestaram preocupa o com a seguran a manifestaram preocupa o com as eventuais distor es da IA nbsp - Quem respons vel por desenvolver e administrar a IA confiam em universidades institui es de pesquisa e organiza es de defesa para desenvolver a administra o da IA preservando assim o interesse p blico n o confiam nem no governo e nem em organiza es comerciais para desenvolver usar e administrar a IA Somente China ndia e Cingapura confiam em seus governos para estas atividades confiam em empresas de tecnologia para desenvolver e utilizar IA As gera es mais jovens pessoas com educa o universit ria e posi es gerenciais confiam mais em entidades para desenvolver usar e administrar a IA nbsp - IA respons vel Os participantes esperam que a IA seja regulamentada com supervis o externa e independente e consideram as regulamenta es existentes e sua seguran a inadequadas dos participantes est o dispostos a confiar na IA quando os controles...
Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Coaching Organizacional e Inteligência Artificial (IA)

“O rápido crescimento da inteligência artificial (IA) contaminou a comunidade de coaching, gerando  uma enorme onda de entusiasmo e ansiedade” Bachkirova, T.  e Kemp, R. (2024).     Estudiosos da área de coaching organizacional tem publicado alguns trabalhos sobre os possíveis impactos da IA nos processos de coaching organizacional. Bachkirova e... leia mais

20 minutos

O Futuro do Coaching Organizacional

“Trabalhamos em organizações vivas que respiram e trazem consigo suas próprias peculiaridades culturais e seus sucessos.” R. Levin (2024)   Na atualidade, num mundo fragmentado e imprevisível, as lideranças empresariais tem enfrentado dificuldades crescentes.Dentre elas lembramos as mudanças rápidas da tecnologia e de uma força de trabalho em busca de autonomia,... leia mais

20 minutos

Será o Coaching Executivo a solução adequada?

“Coaching Executivo é um compromisso confidencial e personalizado voltado para atender as necessidades do executivo e da organização que paga pelos serviços” Kauffman, C. e Coutu, D. (2009)   Como já afirmava Hudson (1999, p. 25/26), “Coaching não é dar conselhos. É estabelecer uma relação vital durante um tempo com clientes que que buscam clareza e habilidades... leia mais

19 minutos

Será o Coaching Executivo a solução adequada?

“Coaching Executivo é um compromisso confidencial e personalizado voltado para atender as necessidades do executivo e da organização que paga pelos serviços” - Kauffman, C. e Coutu, D. (2009) Como já afirmava Hudson (1999, p. 25/26), “Coaching não é dar conselhos. É estabelecer uma relação vital durante um tempo com clientes que que buscam clareza e habilidades... leia mais

19 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium