revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #14 - Julho 2014

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Coaching de Equipe: Mitos e Realidade

Introdução

O uso crescente e impreciso do termo “Coaching de Equipe” tem provocado confusão, dúvidas e incertezas a respei­to de sua utilização, metodologia, objeti­vos e resultados. Tal fato tem gerado preocupação en­tre os poucos profissionais da área que acompanham o crescimento da oferta de Coaching de Equipe, apoiada em promessas de obtenção de resul­tados que poderiam ser caracteriza­das como propaganda enganosa que acaba por atrair compradores ingênu­os e/ou desinformados em busca de soluções rápidas, baratas e mágicas para suas dificuldades.

Coaching de Equipe é uma intervenção complexa, delicada, cuja utilização re­quer uma cuidadosa análise e prepa­ração prévia que considere variáveis intervenientes, tais como a real exis­tência de uma equipe, a disponibilida­de e prontidão dos participantes, os aspectos favoráveis e desfavoráveis do contexto, as características da cultura organizacional da empresa em ques­tão, para citar algumas.

No entanto, como ressalta Clutterbu­ck (2013), um dos poucos especialis­tas na área, muitas consultorias e pro­fissionais “estão usando o termo para descrever formas de team building, facilitação de equipes, consultoria de processo ou fazer coaching com vá­rios indivíduos que por acaso perten­cem a uma mesma área”.

Coaching de Equipe passa a ser divul­gado como uma intervenção rápida, barata, padronizada e indefinida, uma espécie de panacéia para a maioria das dificuldades que grassam nas empresas. O que menos se encontra são conceitos claros, tanto de equipe como de Coaching de Equipe, que per­mitam compreender qual o sentido que os que oferecem este ser­viço atribuem ao termo e quais as especificidades e objetivos desta intervenção.

O que entendemos por Coa­ching de Equipe?

Segundo Dunlop (2005, p.24) que parafraseia Whitmore (2003, p.3), Coaching de Equipe “é de­sencadear o potencial de uma equipe para maximizar seu pró­prio desempenho. É mais ajudá-la a aprender do que ensiná-la”.

Para Hackman e Wageman (2005, p.269), “Coaching de Equipe é uma interação direta com uma equi­pe com a finalidade de colaborar para que os membros utilizem, de forma coordenada e adequada à tarefa, seus recursos coletivos na realização do seu trabalho”.

Clutterbuck (2008, p.95) define Coaching de Equipe como, “Aju­dar a equipe a melhorar seu de­sempenho e o processo pelo qual esse desempenho é alcançado, re­correndo a reflexões e diálogos”.

Entendemos Coaching de Equi­pe como “um processo de apren­dizagem e desenvolvimento de determinados agrupamentos de trabalho dentro de um contexto organizacional determinado, com a finalidade de maximizar sua capacidade de gerar resultados, gerir sua aprendizagem, cresci­mento e contínua transformação como pessoas, membros de uma equipe e membros de uma orga­nização.” (Krausz, 2008).

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Identificando e Abordando o Assédio no Ambiente de Trabalho

Há diferentes tipos de assédios: assédio moral, assédio moral organizacional e assédio sexual. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) configura-se assédio moral o “processo contínuo e reiterado de condutas abusivas que, independentemente de intencionalidade, atentem contra a integridade, identidade e dignidade humana do trabalhador, por meio da degradação das relações... leia mais

11 minutos

O Essencial não é Invisível aos Olhos

O ano era 2016 e eu estava nos Estados Unidos em uma viagem que misturava congresso profissional à passeios pelos parques de Orlando e eu só conseguia sentir raiva de estar ali perdendo tempo em filas e não achando nada divertido. Sim, eram os sintomas da boa a velha depressão que mostrava sua cara novamente. Uma recaída. Uma conhecida antiga. E eu já sabia o que fazer: ir ao médico,... leia mais

13 minutos

Grupo 2 - O Ser Humano e suas Relações

O autoconhecimento é o foco de nossas vidas para alavancar  a compreensão sobre o porque e o sentido da vida. Em paralelo a esse processo que por si já é desafiador o suficiente, temos que conviver com “o outro”, diferente de mim, com valores, crenças, sonhos e propósitos diferentes. Não à toa que o conflito é tema presente em meu trabalho como trainer há 25 anos. Como esse... leia mais

4 minutos

Sobre Coaching

O Coaching é uma abordagem de desenvolvimento humano muito poderosa, pois trabalha na reflexão e na busca de soluções pelo próprio cliente. Em 2022 escrevi um texto procurando trazer a história e conceitos sobre o Coaching, que teve uma repercussão muito positiva. Visava levar para as pessoas em geral, e aos profissionais da mídia em particular, o que é e o que não é Coaching, visto... leia mais

4 minutos

Sobre Mentoring

Minha formação na área começou com uma visão ímpar sobre o Coaching e o Mentoring, através do querido amigo Marcos Wunderlich. Sistematizador de uma metodologia que reúne, simplifica e instrumentaliza o pensar de muitos outros que ele frequentemente cita nos textos, é com certeza um autor que merece estar nessa lista. Outro grande pesquisador e formador de mentores é Paulo... leia mais

2 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium