Introdução
O uso crescente e impreciso do termo “Coaching de Equipe” tem provocado confusão, dúvidas e incertezas a respeito de sua utilização, metodologia, objetivos e resultados. Tal fato tem gerado preocupação entre os poucos profissionais da área que acompanham o crescimento da oferta de Coaching de Equipe, apoiada em promessas de obtenção de resultados que poderiam ser caracterizadas como propaganda enganosa que acaba por atrair compradores ingênuos e/ou desinformados em busca de soluções rápidas, baratas e mágicas para suas dificuldades.
Coaching de Equipe é uma intervenção complexa, delicada, cuja utilização requer uma cuidadosa análise e preparação prévia que considere variáveis intervenientes, tais como a real existência de uma equipe, a disponibilidade e prontidão dos participantes, os aspectos favoráveis e desfavoráveis do contexto, as características da cultura organizacional da empresa em questão, para citar algumas.
No entanto, como ressalta Clutterbuck (2013), um dos poucos especialistas na área, muitas consultorias e profissionais “estão usando o termo para descrever formas de team building, facilitação de equipes, consultoria de processo ou fazer coaching com vários indivíduos que por acaso pertencem a uma mesma área”.
Coaching de Equipe passa a ser divulgado como uma intervenção rápida, barata, padronizada e indefinida, uma espécie de panacéia para a maioria das dificuldades que grassam nas empresas. O que menos se encontra são conceitos claros, tanto de equipe como de Coaching de Equipe, que permitam compreender qual o sentido que os que oferecem este serviço atribuem ao termo e quais as especificidades e objetivos desta intervenção.
O que entendemos por Coaching de Equipe?
Segundo Dunlop (2005, p.24) que parafraseia Whitmore (2003, p.3), Coaching de Equipe “é desencadear o potencial de uma equipe para maximizar seu próprio desempenho. É mais ajudá-la a aprender do que ensiná-la”.
Para Hackman e Wageman (2005, p.269), “Coaching de Equipe é uma interação direta com uma equipe com a finalidade de colaborar para que os membros utilizem, de forma coordenada e adequada à tarefa, seus recursos coletivos na realização do seu trabalho”.
Clutterbuck (2008, p.95) define Coaching de Equipe como, “Ajudar a equipe a melhorar seu desempenho e o processo pelo qual esse desempenho é alcançado, recorrendo a reflexões e diálogos”.
Entendemos Coaching de Equipe como “um processo de aprendizagem e desenvolvimento de determinados agrupamentos de trabalho dentro de um contexto organizacional determinado, com a finalidade de maximizar sua capacidade de gerar resultados, gerir sua aprendizagem, crescimento e contínua transformação como pessoas, membros de uma equipe e membros de uma organização.” (Krausz, 2008).