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Edição #139 - Dezembro 2024

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Como escolher o seu Coach Executivo

O saber fazer perguntas adequadas e produtivas tem sido considerado como uma das competências/capacidades essenciais de um coach executivo.

Entretanto, pouco se comenta a respeito da importância do Coachee fazer o mesmo com o Coach, particularmente durante a fase de seleção/contratação de um processo de coaching.

Tal questionamento prévio é essencial. Contribui para a construção de um ambiente que favoreça uma relação produtiva, de troca de informações que embasem a decisão do coachee de iniciar um processo de coaching  gerador de resultados que beneficiam ambos os envolvidos

Poucos estudos existem  a respeito “do  que identificar num Coach” antes de iniciar um processo de coaching.

Um deles foi realizado por Blackman et al. (2015), via online, do qual participaram coaches (44,1%) gestores (30%) e não gestores (26%) residentes na Australia (23,7%), Reino Unido + Irlanda (32%), Europa (13,3%), América do Norte e do Sul (24,8%) e outros (6,2%).

Foram identificadas  5 características de um Coach consideradas como as mais importantes pelos  participantes:

1. A experiência do Coach -58,9% . 

2. Escuta ativa – 45,9% 

3. Possuir inteligência emocional – 41,8%

4. Ser desafiador e apoiador- 35,4% e

5. Ser empático- 33,2%

Os dados obtidos indicam apenas características pessoais do Coach. Não há indicação sobre formação ou experiência profissional, por exemplo.  

Iman (2017) propõe as seguintes perguntas consideradas como necessárias para obter-se resultados num processo de coaching executivo:

1. Como você (Coach) trata a confidencialidade? – Confiança mútua é a base de um processo produtivo e parte relevante de um Código de Ética.

2. Quais são suas credenciais?  Verificar se o Coach é credenciado, tem experiência no contexto de atuação do Coachee.

3. Qual sua experiência e nível de sucesso com gestores como eu (Coachee)?

4. Como você define e mede o sucesso num processo de coaching? – Sucesso deveria ser avaliado não só pelo Coachee, mas também pelos stakeholders -chave.

5. Com que tipo de clientes você (Coach) tem obtido mais sucesso?

6. Como é o seu processo de coaching e qual o custo?

7. O que acontece numa sessão de coaching típica e o que esperar dela? O que vou   fazer e aprender?

8. Que tipo de questões/situações poderão ser abordadas numa sessão de coaching?

9. Como você (Coach) trabalha com os stakeholders? Envolve o meu gestor e o RH?  10. Como você lida com a falta de motivação ou resistência à mudança ?

11. O que você (Coach) gostaria de saber sobre mim (Coachee) ?


A autora abrange uma gama ampla de questões relacionadas diretamente  com Ética profissional,  resultados, credenciais, experiências, stakeholders, metodologia, custos, eventual resistências, além da disponibilidade do coachee  de responder perguntas, gerando assim informações para o processo de coaching.

Mais recentemente, (2022) f oi realizado um levantamento com os 16 coaches membros do Coaching Council da conhecida revista Forbes  a respeito das perguntas que um coachee deveria fazer ao coach antes de iniciar um processo de coaching. Cada um dos coaches deste conselho indicou uma pergunta  a ser feita pelo Coachee para “garantir   um relacionamento produtivo e útil”. . Dentre elas, citamos as seguintes:

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