At hoje n o existem estudos publicados sobre nbsp as compet ncias de coaches efetivos isto as que levam o cliente a aprender e mudar Boyatzis et al O coaching tem apresentado um crescimento significativo nas ltimas d cadas em fun o da elevada demanda no meio empresarial Entretanto aspectos relevantes a respeito desta atividade continuam sendo pouco considerados como o caso das compet ncias de um coach que seriam essenciais para estimular e gerar mudan as significativas no coachee resultantes de um processo de coaching Blumberg em sua tese de doutoramento desenvolveu um modelo de reas de compet ncia e comportamentos espec ficos As reas identificadas com base em entrevistas foram as seguintes - Administra os relacionamentos entre coach e a organiza o cliente considerando-se que envolvem tr s partes coachee seu gestor e algu m da rea de RH Tal tarefa assegura o envolvimento do gestor e do RH no processo de modo a apoiar o coachee no alcance das metas do coaching Comportamentos identificados nesta rea Estabelece o prop sito e os resultados esperados verifica se o coaching compat vel com a cultura organizacional estabelece a confidencialidade com gestor e RH envolve ambos no processo nbsp nbsp de coaching administra as expectativas sobre os resultados do coaching - Constr i o rapport e estabelece um relacionamento seguro e confi vel nbsp com o coachee contribuindo para elevar sua autoestima e avan ar no processo de coaching Comportamentos identificados nesta rea nbsp Estabelece as condi es de confidencialidade inicia com quest es de interesse do coachee considera a linguagem corporal questionamento contato visual empatia etc para criar um relacionamento positivo com o coachee mantem-se objetivo e direto durante o processo demonstra confiabilidade nos compromissos com o coachee considerando este como respons vel por seus atos otimista respeita o coachee ressaltando suas for as e possibilidades alinha as metas do coachee com as da organiza o desafia o coachee a ser honesto e direto durante o processo de coaching - Usa sua compreens o e experi ncia para uma intera o produtiva nbsp Tal condi o permite que o coach entenda o funcionamento da organiza o Comportamentos identificados nesta rea Conhece e aplica os conceitos empresariais e aplica-os no processo partilha casos de sua experi ncia com os coachees utiliza seu conhecimento para gerar planos de a o vi veis no contexto empresarial partilha seus pr prios sucessos e limita es usa casos e hist rias passadas para estimular o coachee numa determinada situa o compreende o comportamento organizacional e o utiliza para estimular o coachee a agir de forma compat vel com o contexto - Integra a diversidade de informa es numa intera o desenvolvimentista Os coaches entrevistados informaram que al m da escuta ativa h a observa o do comportamento do coachee o ouvir as pessoas que interagem com o coachee e o prestar aten o nas pr prias intui es a respeito do coachee Comportamentos identificados nesta rea nbsp Coleta dados de diferentes fontes para entender o coachee e suas metas no trabalho testa o que diz o coachee nota as inconsist ncias entre linguagem corporal e verbal bem como as palavras ritmo tom e volume de voz da fala do coachee observa nbsp os padr es comportamentais do coachee percebe quando este desconsidera quest es importantes e o questiona sintetiza dados e ressalta pontos para beneficia-lo utiliza met foras para esclarecer certas situa es - Coleta informa es via entrevistas com o superior hier rquico colegas e subordinados do coachee e compartilha com ele os aspectos relevantes para o processo de coaching Comportamentos identificados nesta rea seleciona o momento adequado para dar feedback ao cochee estimula o relacionamento do coachee com os stakeholders chave promove a aceita o e integra o entre eles busca identificar comportamentos que contribuir o para o coachee reconhecer suas for as e as oportunidades de desenvolvimento oferece feedback primeiramente sobre as for as do coachee de modo a facilitar a aceita o do mesmo - Foca o coachee suas metas situa o capacidades de uma forma personalizada Comportamentos identificados nesta rea Foca e dialoga sobre o que o coachee deseja alcan ar utiliza t cnicas e abordagens adequadas ao momento reconhece e estimula o coachee a usar suas for as para atingir suas metas de coaching avalia a prontid o do coachee colabora com ele para definir a agenda das sess es considera quando conv m pressionar e quando ter paci ncia com ele alterar a abordagem para adequar-se situa o colaborar para que o coachee descubra o melhor caminho para alcan ar a nbsp sua meta considerando suas necessidades e capacidades - Mantem-se atualizado aprende e desenvolve suas habilidades de coaching de forma constante Comportamentos identificados nesta rea nbsp Reflete sobre seus sucessos e insucessos para aperfei oar a abordagem e os resultados do coaching com base no aprendido participa de eventos especializados consulta a literatura especializada permanece atualizado na ci ncia do coaching disp e de instrumentos livros e outros recursos e age para manter seu bem-estar e nbsp aperfei oar sua presen a no trabalho - Considera e administra as emo es no...