Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: acabo de fechar um processo de coaching executivo em um renomado escritório de advocacia. Embora tenha trabalhado bastante tempo na área de marketing de uma grande empresa multinacional, estou insegura: será que vou conseguir me conectar com esse cliente que está prestes a se tornar sócio do escritório?
Cara Maria, sua pergunta sobre a possibilidade de conexão deveria ter sido respondida na reunião de empatia, ou de “química” entre você e seu potencial cliente. Essa reunião aconteceu? Nas reuniões de empatia, a potencial cliente e a coach se encontram para entender, de ambos os lados, se o trabalho de coaching poderá acontecer de maneira produtiva para a cliente.
Nas reuniões de empatia entre potenciais clientes e um coach profissional a coach pode observar alguns aspectos para entender se há possibilidade do trabalho de coaching se desenvolver: Laços de confiança entre cliente e coach poderão ser engendrados? Há genuína vontade e disposição do cliente para se dedicar ao coaching? A potencial cliente entende e concorda com as regras que sustentam o trabalho de coaching? Aqui estou pensando em combinados como confidencialidade, assiduidade e responsabilidade do cliente por suas próprias decisões. Além disso, na reunião de empatia é importante entender com a potencial cliente qual seria o tema que gostaria de trabalhar no processo de coaching.