“Coaching não é a única atividade profissional que enfrenta o desafio das diferentes considerações e ideias dos inúmeros stakeholders a respeito de seus propósitos”
Tatiana Bachkirova (2024)
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Introdução
A utilização do coaching nas organizações produtoras de bens e serviços tem recebido diferentes denominações dentre as quais destacamos coaching executivo, coaching organizacional e coaching empresarial.
Blackman et al. (2016, p.463), numa análise de 111 estudos, consideram que poucas tinham sido as investigações empíricas sistemáticas sobre o tema, particularmente no que se refere à identificação dos principais beneficiários do coaching, dos fatores que determinam a credibilidade do coach e como o contexto organizacional e social impactam o coaching. Mencionam também limitações de metodologia e lacunas nas pesquisas.
Os autores (p.465) propõem-se a responder 5 questões na sua revisão crítica :
1. Em que áreas o coaching empresarial é um instrumento eficaz de desenvolvimento? 2. O coaching empresarial é mais eficaz do que as demais técnicas de treinamento?
3. Que fatores contribuem para a eficácia dos resultados do coaching empresarial?
4. Que evidências dispomos para informar os debates básicos a respeito dos fatores que contribuem para a credibilidade do coach?
5. Quais são as falhas das pesquisas sobre coaching empresarial?
As respostas apresentadas foram as seguintes:
Questão1. Benefícios /resultados do Coaching registrados na revisão:
Para o Coachee: melhoria do equilíbrio trabalho/vida, melhoria das competências psicológicas e sociais, avanço no desenvolvimento da carreira, aperfeiçoamento da autoconsciência e da assertividade, aumento da confiança, desenvolvimento de habilidades interpessoais, adaptabilidade às mudanças, estabelecimento e alcance de metas, clareza de seu papel e mudança de comportamento, habilidade para lidar com conflitos
Para a Organização: elevação da produtividade , atua como suporte para outras intervenções de treinamento, melhoria da comunicação e da efetividade das organizações e das equipes, elevação do nível de motivação, satisfação no trabalho, retenção de colaboradores e lealdade com a empresa, melhoria da liderança e da gestão.
Questão 2. Coaching empresarial comparado com outras técnicas
Não foram identificadas “evidências claras” (p.470) de que coaching empresarial é mais eficaz do que as demais intervenções de treinamento ou desenvolvimento. Foi observada uma tendencia a assumir que o fato do coachee avaliar o processo como eficaz esta seria uma evidência de sua eficácia. (p.471).
Questão 3. Fatores que contribuem para resultados efetivos:
a) Características e comportamentos de coaches eficazes – integridade, (confiança, confidencialidade), apoio ao coachee (empatia, ampliação de perspectivas), habilidades de comunicação (ênfase na clareza das expectativas de desempenho), comportamentos e credibilidade (feedback regular e detalhado)
b) Características do coachee. Há poucos dados sobre esta questão. Foram identificadas evidências limitadas de que a motivação do coachee, expressa através do seu empenho, da sua abertura para a mudança e da sua autoeficácia estariam relacionadas com os resultados positivos do coaching.
c) Características da relação coach/coachee – Emergiram duas questões. A primeira refere-se à compatibilidade coach/coachee. No entanto, há poucas informações sobre o que é necessário para assegura-la. A segunda seria desenvolver programas personalizados para o coachee
d) Elementos do processo de coaching a serem considerados:
* Esclarecer os possíveis benefícios do coaching no início do processo.
* Focar resultados a serem alcançados
* Identificar com o coachee suas forças e limitações bem como um plano de ação para equacionar as dificuldades.