Coaching n o a nica atividade profissional que enfrenta nbsp o desafio das diferentes nbsp considera es e ideias dos nbsp in meros stakeholders a respeito de seus prop sitos Tatiana Bachkirova ---------------------------------- nbsp nbsp Introdu o A utiliza o do coaching nas organiza es produtoras de bens e servi os tem recebido diferentes denomina es dentre as quais destacamos coaching executivo coaching organizacional e coaching empresarial Blackman et al p numa an lise de estudos consideram que poucas tinham sido as investiga es emp ricas sistem ticas sobre o tema particularmente no que se refere identifica o dos principais benefici rios do coaching dos fatores que determinam a credibilidade do coach e como o contexto organizacional e social impactam o coaching Mencionam tamb m limita es de metodologia e lacunas nas pesquisas Os autores p prop em-se a responder quest es na sua revis o cr tica Em que reas o coaching empresarial um instrumento eficaz de desenvolvimento O coaching empresarial mais eficaz do que as demais t cnicas de treinamento Que fatores contribuem para a efic cia dos resultados do coaching empresarial Que evid ncias dispomos para informar os debates b sicos a respeito dos fatores nbsp nbsp nbsp nbsp que contribuem para a credibilidade do coach Quais s o as falhas das pesquisas sobre coaching empresarial As respostas apresentadas foram as seguintes Quest o Benef cios resultados do Coaching registrados na revis o Para o Coachee melhoria do equil brio trabalho vida melhoria das compet ncias psicol gicas e sociais avan o no desenvolvimento da carreira aperfei oamento da autoconsci ncia e da assertividade aumento da confian a desenvolvimento de nbsp habilidades interpessoais adaptabilidade s mudan as nbsp estabelecimento e alcance de metas clareza de seu papel e mudan a de comportamento habilidade para lidar com conflitos Para a Organiza o nbsp eleva o da produtividade atua como suporte para outras interven es de treinamento melhoria da comunica o e da efetividade das organiza es e das equipes eleva o do n vel de motiva o satisfa o no trabalho reten o de colaboradores e lealdade com a empresa melhoria da lideran a e da gest o Quest o Coaching empresarial comparado com outras t cnicas N o foram identificadas evid ncias claras p de que coaching empresarial mais eficaz do que as demais interven es de treinamento ou desenvolvimento Foi observada uma tendencia a assumir que o fato do coachee avaliar o processo como eficaz esta seria uma evid ncia de sua efic cia p Quest o Fatores que contribuem para resultados efetivos a Caracter sticas e comportamentos de coaches eficazes integridade confian a confidencialidade apoio ao coachee empatia amplia o de perspectivas habilidades de comunica o nfase na clareza das expectativas de desempenho comportamentos e credibilidade feedback regular e detalhado b Caracter sticas do coachee H poucos dados sobre esta quest o Foram identificadas evid ncias limitadas de que a motiva o do coachee expressa atrav s do seu empenho da sua abertura para a mudan a e da sua autoefic cia estariam relacionadas com os resultados positivos do coaching c Caracter sticas da rela o coach coachee Emergiram duas quest es A primeira refere-se compatibilidade coach coachee No entanto h poucas informa es sobre o que necess rio para assegura-la A segunda seria desenvolver programas personalizados para o coachee d Elementos do processo de coaching a serem considerados Esclarecer os poss veis benef cios do coaching no in cio do processo Focar resultados a serem alcan ados Identificar com o coachee suas for as e limita es bem como um plano de a o para equacionar as dificuldades Foco na aprendizagem continuada Acompanhamento do processo e eventuais ajustamentos e Caracter sticas do contexto organizacional - O fator principal identificado foi que caberia organiza o do coachee participar da responsabilidade sobre metas e resultados ou seja dar suporte ao coachee durante o processo e garantir o comprometimento da gest o al m de gerar um clima favor vel Quest o Compreens o da credibilidade do Coaching Trata-se de um tema pol mico alguns debates e posicionamentos sobre como gerar credibilidade Os estudos analisados tendem a considerar que habilidades ou expertise no setor de trabalho do coachee ou na gest o de executivos favorecem o processo Apoia-se tamb m a ideia de que coaches externos tendem a ter maior credibilidade nbsp Quest o Lacunas nas pesquisas dispon veis Necessidade de pesquisas que acessem a efic cia do coaching atrav s de mensura es que n o sejam avalia es subjetivas dos participantes utilizando m todos experimentais v lidos para melhor compreender o impacto das metas do coachee versus metas da organiza o no nbsp coaching p nbsp Al m disso considerar os resultados de curto e de longo prazo Foram lembradas algumas raz es para a falta de avan os nas investiga es sobre coaching tais como os empecilhos que dificultam a utiliza o de metodologias experimentais em ambientes organizacionais reais Al m disso muitos nbsp pesquisadores parecem mais preocupados em provar a legitimidade nbsp do coaching como uma atividade da rea RH como tamb m com o desenvolvimento nbsp dos coaches como profissionais Segundo os autores para amadurecer como um campo de conhecimentos as investiga es precisar o ultrapassar estas preocupa es e desenvolver modelos te ricos s lidos com base em pesquisas mais sofisticadas p Consideram ainda que o atual desafio para os pesquisadores nesta rea examinar o coaching com mais detalhes e atrav s de uma abordagem mais cr tica p Recentemente Bachkirova uma reconhecida estudiosa...