revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #134 - Julho 2024

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Desenvolvimento Interior: isso não é o óbvio?

Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo
Paulo Freire

-----------------

Há muito tempo tenho me dedicado, com persistência e entusiasmo, a defender a importância de se investir no desenvolvimento do ser humano integral. Permito-me transcrever um trecho do meu livro PRECISA-SE (de) SER HUMANO: VALORES HUMANOS – EDUCAÇÃO E GESTÃO (Ed. Vozes, 2016):

As lideranças empresariais e políticas, quando não assumem a sua responsabilidade pelo desenvolvimento e pela total interdependência de todas as coisas, podem levar (e levam) uma sociedade inteira e o mundo para o caos. A deterioração do meio ambiente, a pobreza e miséria, os desperdícios e a corrupção estão minando a esperança de um futuro melhor e ameaçando a vida na Terra.

Há um clamor por mudanças que brota do seio da Terra e da população e estas mudanças envolvem transformação pessoal e estrutural e requerem uma conversão, isto é, uma mudança de consciência: sair do interesse próprio em direção ao interesse coletivo.

Nos últimos séculos a ênfase esteve no desenvolvimento material e todo o comportamento humano e organizacional esteve dirigido para atingir a este propósito. As funções gerenciais planejamento, organização, direção e controle, assim como muitas outras competências consideradas importantes são derivadas de uma visão de mundo cujos fundamentos remontam ao século XVIII.

Hoje, há um movimento no sentido de valorizar a dimensão emocional e espiritual nas organizações e na sociedade. Todos querem encontrar significado em seu trabalho; quando não encontram, a vida também perde o significado, assim há muitos anos já afirmava Maslow.

No entanto, a formação profissional insiste em privilegiar o aspecto cognitivo, racional, negligenciando o desenvolvimento das dimensões emocional e espiritual, que sustentam a capacidade de conviver, de respeitar a diversidade, de cooperar, de inovar, intuir e admirar-se diante da beleza, da solidariedade e encantar-se com o que realmente alimenta e fascina a alma humana.

Quando se relaciona educação e trabalho apenas em termos de qualificação de competências e saberes técnicos esperados pelo mercado, reduz-se o ser humano a uma categoria e esta não contempla a dignidade do trabalhador.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Canários nas minas de carvão: Por que a inclusão de neurodivergentes é a chave para empresas mais saudáveis?

Por boa parte do século 20, cada mina de carvão da Inglaterra “empregava” dois canários. A intensa respiração das aves as tornava particularmente sensíveis ao monóxido de carbono: um gás tóxico, inodoro e incolor que se acumula com frequência após explosões subterrâneas. Os animais eram carregados às profundezas em pequenas gaiolas pelos mineiros. Qualquer sinal de agitação... leia mais

14 minutos

ESG e Produção de Natureza através do Turismo

Olhando por um viés da filosofia Budista, a impermanência é a única coisa permanente, a mudança é constante no universo, influenciando todas as relações entre os seres vivos e o planeta. A constante mudança, teve uma aceleração com o avanço tecnológico, a qual trouxe infindáveis benefícios, conhecimentos e comodidades, mas também a degradação do meio ambiente. Gadotti, 2000... leia mais

10 minutos

Precisa atender online e não sabe como?

Cada vez mais o atendimento online se torna indispensável pela facilidade de atender de qualquer lugar, sem se preocupar com trânsito, aluguel de sala ou viagens, bem como em atender clientes de qualquer lugar do mundo. Em algumas profissões é quase uma prioridade, como no universo do Coaching. Quando o coach faz atendimento presencial e quer começar a atender online, surge a questão:... leia mais

4 minutos

Coaching de grupo à distância com Action Learning virtual

Não há aprendizado sem ação e não há ação sem aprendizado.Reg Revans Durante minha carreira corporativa, foram inúmeras as reuniões por áudio-conferência e por teleconferência que participei e conduzi. Trabalhava na área de Marketing Internacional e as reuniões envolviam grupos diversos, desde a equipe comercial local, o distribuidor local, agências de propaganda ou promoção... leia mais

10 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium