revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #132 - Maio 2024

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Um outro olhar - Ed. 132

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: aprendi, a duras penas, em minha capacitação para ser coach, que a agenda é do cliente. Entretanto, estou conduzindo um processo de coaching com uma pessoa bastante prolixa. É muito difícil ela se manter em um mesmo assunto, ou dentro da agenda que ela definiu durante a contratação da sessão. Sinto que isso está prejudicando o progresso dela no processo de coaching. Afinal, a agenda é do cliente ou não?

João, nesse caso que você apresenta desconfio que tenhamos uma confusão entre dois termos: agenda e estrutura. De fato, a agenda é do cliente, mas você, coach, é responsável pela estrutura da sessão de coaching. Vamos começar pelas definições:

O dicionário Houaiss define agenda como “tema ou programa”. Dessa maneira, quando dizemos que a agenda é do cliente, estamos falando que a pauta, o tema, o assunto a ser tratado na sessão de coaching deve ser definido pelo cliente, inclusive com direito a mudanças.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Um outro olhar - Ed. 137

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: estou angustiada com o que tenho visto nas organizações nas quais conduzo processos de coaching executivo! As culturas dessas empresas são cruéis: máquinas de moer gente e fábricas de burnout. As demandas das empresas patrocinadoras são por produtividade e sou contratada para cuidar da “saúde mental” de meus clientes. É como enxugar gelo. O... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 136

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: iniciei um processo de coaching executivo com o diretor de uma empresa de tecnologia há mais de 8 meses. Na ocasião realizamos um encontro na presença da líder dele onde ficou acordado entre nós três que o objetivo do programa de coaching seria relacionamento com stakeholders, com foco em diplomacia. O tempo passou, a líder dele saiu da empresa,... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 135

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: acabo de fechar um processo de coaching executivo em um renomado escritório de advocacia. Embora tenha trabalhado bastante tempo na área de marketing de uma grande empresa multinacional, estou insegura: será que vou conseguir me conectar com esse cliente que está prestes a se tornar sócio do escritório? Cara Maria, sua pergunta sobre a... leia mais

5 minutos

Um outro olhar - Ed. 134

Nosso coach João nos traz o seguinte dilema: tenho acompanhado a banalização de coaching com tristeza e preocupação. Ouvi falar que o coaching pode ser oficialmente regulamentado e não sei o que isso pode significar para minha atividade. Por outro lado, estou em dúvidas em fazer o investimento de me filiar à ICF. O que a ICF oferece? Vale a pena? Caro João, de fato é triste,... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 131

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: tenho percebido um padrão de comportamento meu quando trabalho com cliente que processam seus pensamentos falando. Em geral essas pessoas falam bastante, pensam alto, mudam de uma ideia a outra. Não é raro que para que eu possa fazer alguma intervenção eu acabe interrompendo a cliente. Além disso, quando “tomo a palavra” acho que acabo falando... leia mais

6 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium