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Edição #125 - Outubro 2023

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Coaching e Escuta Ativa

Sempre vejo anunciados cursos de orat ria Nunca vi anunciado um curso de escutat ria Todos querem aprender a falar Ningu m quer aprender a ouvir Rubem Alves nbsp nbsp s data escritor e professor Introdu o As demandas nas atividades laborais est o se tornando cada vez mais complexas e mutantes exigindo pessoas com compet ncias t cnicas e humanas diferenciadas Entretanto o que se tem observado que o engajamento das pessoas com o seu trabalho tem deca do nos ltimos anos gerando uma s ndrome conhecida como quiet quitting al m do nbsp aumento not vel de pedidos de demiss o volunt ria Embora esta situa o presente seja preocupante representa uma oportunidade de voltarmos nossa aten o para a import ncia do envolvimento e engajamento das pessoas no seu trabalho fatores estes que por sua natureza n o poder o ser solucionados atrav s do avan o da tecnologia Trata-se de uma quest o essencialmente humana relacionada diretamente com os padr es de comportamento vigentes no mundo corporativo como o estilo de relacionamento interpessoal que tanto poder gerar entusiasmo motiva o reconhecimento e participa o quanto desinteresse insatisfa o isolamento e subutiliza o do potencial humano dispon vel Referimo-nos aqui a arte da escuta ativa fator essencial por m pouco considerado como tal na cria o de ambientes de trabalho produtivos e criativos Rogers e Farson p j nos idos dos anos afirmavam que A escuta ativa uma forma importante de estimular mudan as nas pessoas Esta provoca altera es nas atitudes das pessoas em rela o a si pr prias e em rela o aos outros Estimula tamb m uma revis o nbsp nos valores b sicos e na vis o de mundo das pessoas Consideram que a escuta ativa uma forma nbsp nbsp eficaz de comunica o Ao ouvirmos atentamente o outro transmitimos a ideia de respeito aos seus pensamentos mesmo que possamos n o concordar com eles Al m disso a escuta ativa contagiosa pois tende a estimular igual rea o nas pessoas com as quais interagimos Charam p lembra que a boa nbsp escuta real requer mais do que intelig ncia emocional e disponibilidade Escutar abre portas para as conex es aut nticas o acesso para a constru o de relacionamentos e de capacita o Como escreve Stritch nbsp Penso que a rela o entre coaching no trabalho habilidades de coaching e comprometimento nbsp ainda n o est suficientemente divulgada embora as habilidades do coaching exijam uma elevada capacidade nbsp de escuta ativa Para a autora a escuta uma arte e envolve nbsp escutar o indiv duo no seu todo Isto envolve os seguintes aspectos nbsp Estar presente isto ter autoconsci ncia estar a par de nbsp seus pr prios processos internos e do limite entre eu e o outro manter a sintonia com o outro para tomar conhecimento do que est acontecendo fazer uso da intui o Criar confian a ter presente que as emo es tamb m influenciam nosso comportamento e que o calor humano e a seguran a psicol gica s o fatores que geram confian a Escutar captar a emo o presente H ocasi es em que o coachee sente-se vontade para falar de suas dificuldades e outras em que se sente incompreendido e defensivo nbsp Perceber estes aspectos e oferecer reconhecimento e aceita o atempados convidam o coachee a sentir-se conectado e aceito Contribui tamb m para a constru o de um contexto ameno e confort vel gerador de confian a m tua nbsp nbsp nbsp nbsp Como ressalta Brusman uma conversa produtiva de coaching requer um ambiente no qual as pessoas se sintam suficientemente seguras para focar seus pensamentos e obter novos insights Rogers e Farson nbsp enumeram alguns aspectos relevantes da escuta ativa nbsp nbsp Gera mudan as nas atitudes das pessoas em rela o a si mesmas e em rela o aos outros Ao serem ouvidas com sensibilidade as pessoas nbsp tendem a nbsp ouvir a si pr prias com mais cuidado e a deixar claro o que est o sentindo e pensando Um resultado importante da escuta a mudan a que ocorre em quem escuta nbsp Al m de disponibilizar nbsp informa o farta a escuta ativa tende a nbsp criar relacionamentos positivos profundos Constitui uma experi ncia de crescimento e desenvolvimento importante nbsp Ao escutar de forma consistente uma pessoa passamos a mensagem de que estamos interessados e que vale a pena escutar o que est sendo dito nbsp A escuta ativa um comportamento contagioso e sua aus ncia gera problemas de comunica o nbsp nbsp nbsp Comportamento de escuta uma forma nbsp potente de comunica o Itzchakov e Kluger lembram que C Rogers num artigo publicado no Harvard Business Review em j afirmava que quando um apresentador percebe que o p blico emp tico atento e n o cr tico ele tende a sentir-se mais seguro Os citados autores realizaram alguns estudos experimentais para verificar os efeitos que o comportamento postura dos gerentes nbsp tinha sobre seus colaboradores e constataram nbsp evidencias de que gestores que tem boa escuta nbsp s o vistos como l deres geram mais confian...
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