Neste novo mundo do trabalho o impacto da tecnologia significa que novas habilidades e novos pap is est o surgindo com a mesma rapidez com que outros pap is mudam D Luchtenberg A preocupa o com a qualidade das pesquisas na rea do Coaching em geral e do Coaching Executivo em particular tem estimulado os estudiosos e pesquisadores a buscar alternativas para incentivar interven es sistem ticas que possam ampliar o conhecimento sobre os fatores significativos que determinam os resultados nbsp nbsp desta interven o Como escrevem Boyatzis el al p se coaching nbsp se prop e a contribuir nbsp para criar e apoiar nbsp uma sociedade melhor a n vel mundial ser crucial estudar desenvolver e aperfei oar a pr tica do coaching Em o Thought Leadership Institute nbsp convidou estudiosos de Coaching nbsp para discutirem o que j sabemos e o que precisamos descobrir sobre o tema Uma das raz es desta iniciativa foi a de propiciar uma nbsp compreens o ampliada do coaching e suas m ltiplas facetas nbsp que tendem a emergir de um debate grupal entre especialistas nbsp nbsp Boyatzis et al relatam que foram focados quatro aspectos - Resultados esperados do Coaching Trata-se de uma pergunta para a qual n o dispomos de uma resposta un nime As investiga es dispon veis indicam que Coaching gera resultados positivos Haan et al e nbsp citam a satisfa o do coachee nbsp em sua rela o com o coach e com os resultados do processo Para Grant coaching estimula a inten o do cliente de agir e alcan ar determinados resultados Outros resultados tais como sensa o de bem estar resultante do processo uma vis o pessoal coerente sobre os resultados do processo mudan as de comportamento tamb m s o mencionados Entretanto estes aspectos n o foram suficientemente explorados em termos de resultados pois exigem estudos tanto qualitativos quanto quantitativos tais como compara o entre grupos ou modelos de investiga o pr e p s coaching Al m disso fica uma quest o fundamental nem sempre devidamente considerada Resultados para quem Coachee organiza o stakeholders coach superior imediato do coachee nbsp Para responder a estas perguntas foram levantadas v rias necessidades de pesquisas dentre as quais destacamos A Estudos que foquem m ltiplos resultados nbsp capazes de avaliar os efeitos nbsp interativos e poss veis efeitos mediativos e moderativos do coaching nbsp nbsp B Investiga es que determinem a efetividade do coaching sobre uma ampla variedade de resultados ou vari veis dependentes C Estudos sobre os resultados do coaching considerados como uma vari vel dependente nbsp satisfa o do cliente inten o do cliente ou atingimento de metas sensa o de bem-estar vis o prop sito ou sonho resultados para a sa de mudan a comportamental ou de compet ncias melhoria da qualidade dos relacionamentos melhoria do desempenho rela o custo benef cio auto consci ncia e auto insight D Pesquisa comparativa de clientes ou coaches a n vel mundial Como podemos verificar trata-se de um conjunto de necessidades de pesquisa cujo atendimento em virtude de sua complexidade e abrang ncia exigiria o apoio institucional das in meras entidades de coaching a n vel internacional al m de um conjunto de pesquisadores experientes e dispon veis para a organiza o e coordena o desta complexa miss o nbsp Observamos que um outro aspecto diretamente relacionado com resultados n o foi se quer mencionado Refiro-me sustentabilidade dos resultados alcan ados nbsp Obter resultados fundamental mant -los vital Entretanto trata-se de um fator de dif cil nbsp mensura o e nbsp manuten o j que tanto pessoas como organiza es tendem a retornar aos comportamentos habituais nbsp sua zona de conforto Da a necessidade de um acompanhamento sobre a incorpora o de fato das mudan as conquistadas atrav s dos processos nbsp de coaching particularmente no caso do Coaching Executivo e Empresarial nbsp nbsp nbsp nbsp - O processo e o funcionamento do Coaching Refere-se s quest es relacionadas ao compreender que nbsp nbsp processos de coaching funcionam melhor com quem quando e de que forma Qual a dosagem necess ria para atingir os resultados almejados que poss veis intera es existem entre os fatores intervenientes como o caso da rela o coach-coachee compet ncias do coach em termos de interatividade e reciprocidade elementos fundamentais para estimular inspirar e apoiar as pessoas a mudarem Ser necess rio tamb m no caso do Coaching Executivo nbsp considerar a cultura e o clima da organiza o fatores estes que afetam tanto coach quanto o coachee e os demais envolvidos Ter em mente que empatia confian a e alian a de trabalho s o fatores que tendem a impactar positivamente os processos de coaching nbsp Terblanche menciona a possibilidade de se utilizar os Chats Bots para nbsp disponibilizar aperfei oar o coaching nbsp nbsp Peterson por sua vez nbsp in Boyatzisz et al p nbsp nbsp prev nbsp que do que os coaches fazem hoje ser feito pela Intelig ncia Artificial nos pr ximos anos Para o item foram identificadas necessidades de pesquisa dentre quais ressaltamos a Momentos cr ticos durante o processo de coaching e seu impacto nos resultados b...