revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #123 - Agosto 2023

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Pesquisas e o Futuro do Coaching Executivo

“Neste novo mundo do trabalho, o impacto da tecnologia

significa que novas habilidades e novos papéis estão surgindo

com a mesma rapidez com que outros papéis mudam”

D. Luchtenberg (2022)


A preocupação com a qualidade das pesquisas na área do Coaching em geral, e do Coaching Executivo em particular, tem estimulado os estudiosos e pesquisadores a buscar alternativas para incentivar intervenções sistemáticas que possam ampliar o conhecimento sobre os fatores significativos que determinam os resultados   desta intervenção.

Como escrevem Boyatzis el al. (2022, p. 203) “ se coaching  se propõe a contribuir  para criar e apoiar  uma sociedade melhor a nível mundial será crucial estudar, desenvolver e aperfeiçoar a prática do coaching”.

Em 2022 o Thought Leadership Institute  (*) convidou 35 estudiosos de Coaching  para discutirem o que já sabemos e o que precisamos descobrir sobre o tema.

Uma das razões desta iniciativa foi a de propiciar uma  compreensão ampliada do coaching e suas múltiplas facetas  que tendem a emergir de um debate grupal entre especialistas.  

Boyatzis et al. (2022), relatam que foram focados quatro aspectos:

1 - Resultados esperados do Coaching.

Trata-se de uma pergunta para a qual não dispomos de uma resposta unânime. As investigações disponíveis indicam, que Coaching gera resultados positivos.

Haan et al. (2019 e 2020)  citam a satisfação do coachee  em sua relação com o coach e com os resultados do processo.

Para Grant (2012) coaching estimula a intenção do cliente de agir e alcançar determinados resultados.

Outros resultados, tais como sensação de bem estar resultante do processo, uma visão pessoal coerente sobre os resultados do processo, mudanças de comportamento também são mencionados.

Entretanto, estes aspectos não foram suficientemente explorados em termos de resultados, pois exigem estudos tanto qualitativos, quanto quantitativos tais como comparação entre grupos ou modelos de investigação pré e pós coaching. Além disso, fica uma questão fundamental, nem sempre devidamente considerada. Resultados para quem? Coachee, organização, stakeholders, coach, superior imediato do coachee? 

Para responder a estas perguntas foram levantadas várias necessidades de pesquisas, dentre as quais destacamos:

A) Estudos que foquem múltiplos resultados  capazes de avaliar os efeitos  interativos e possíveis efeitos mediativos e moderativos do coaching.  

B)Investigações que determinem a efetividade do coaching sobre uma ampla variedade de resultados ou variáveis dependentes.

C)Estudos sobre os 9 resultados do coaching, considerados como uma variável dependente:  satisfação do cliente, intenção do cliente ou atingimento de metas, sensação de bem-estar, visão (propósito ou sonho), resultados para a saúde, mudança comportamental ou de competências, melhoria da qualidade dos relacionamentos, melhoria do desempenho, relação custo/benefício, auto consciência e auto insight.

D)Pesquisa comparativa de clientes (ou coaches) a nível mundial.

Como podemos verificar trata-se de um conjunto de necessidades de pesquisa cujo atendimento, em virtude de sua complexidade e abrangência, exigiria o apoio institucional das inúmeras entidades de coaching a nível internacional, além de um conjunto de pesquisadores experientes e disponíveis para a organização e coordenação desta complexa missão. 

Observamos que um outro aspecto diretamente relacionado com resultados não foi se quer mencionado. Refiro-me à sustentabilidade dos resultados alcançados.  Obter resultados é fundamental, mantê-los é vital. Entretanto, trata-se de um fator de difícil  mensuração e  manutenção, já que tanto pessoas como organizações tendem a retornar aos comportamentos habituais,  à sua zona de conforto. Daí a necessidade de um acompanhamento sobre a incorporação, de fato, das mudanças conquistadas através dos processos  de coaching, particularmente no caso do Coaching Executivo e Empresarial.    

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Afinal, o que Determina a Efetividade dos Processos de Coaching Executivo e Empresarial?

INTRODUÇÂO Trata-se de um tema presente na literatura especializada de coaching nas últimas décadas em inúmeros trabalhos que buscam identificar um conjunto de fatores responsáveis pela efetividade deste processo.  As primeiras investigações sobre esta efetividade datam do fim dos anos noventa e a primeira década do novo século, tais como as  realizadas por Peterson... leia mais

23 minutos

Coaching Executivo: Para Onde Vamos?

“A mudança é, ao mesmo tempo, criativa e destrutiva” Heráclito (Filósofo grego) A rapidez e a profundidade das mudanças no mundo contemporâneo já não mais nos surpreendem. Um desafio dos que ocupam posições de liderança nas organizações é mantê-las atuantes, eficazes e capacitadas a conviver construtivamente com um contexto mutante e imprevisível. ... leia mais

23 minutos

Intuição em Coaching Executivo

“Há indicações de que entidades profissionais estão reconhecendo a significância do papel da intuição na aprendizagem e no desenvolvimento” P. Mavor, E. Sadler-Smith e D.E. Gray (2015, p3). Introdução Vários Coaches experientes afirmam utilizar a intuição no seu trabalho. Outros  consideram a intuição como um aspecto crítico da prática do coaching.... leia mais

22 minutos

Coaching Executivo e Segurança Psicológica (A)

“Há um reconhecimento crescente  em todos os setores sobre a importância de dizermos o que pensamos” Amy C. Edmondson (1212) O termo “Segurança Psicológica” foi desenvolvido por Edmondson a partir do seu interesse sobre os fatores que contribuem para a eficácia das equipes de trabalhadores do conhecimento nas organizações. Já em 2008 escrevia ela que... leia mais

22 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium