revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #123 - Agosto 2023

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Pesquisas e o Futuro do Coaching Executivo

“Neste novo mundo do trabalho, o impacto da tecnologia

significa que novas habilidades e novos papéis estão surgindo

com a mesma rapidez com que outros papéis mudam”

D. Luchtenberg (2022)


A preocupação com a qualidade das pesquisas na área do Coaching em geral, e do Coaching Executivo em particular, tem estimulado os estudiosos e pesquisadores a buscar alternativas para incentivar intervenções sistemáticas que possam ampliar o conhecimento sobre os fatores significativos que determinam os resultados   desta intervenção.

Como escrevem Boyatzis el al. (2022, p. 203) “ se coaching  se propõe a contribuir  para criar e apoiar  uma sociedade melhor a nível mundial será crucial estudar, desenvolver e aperfeiçoar a prática do coaching”.

Em 2022 o Thought Leadership Institute  (*) convidou 35 estudiosos de Coaching  para discutirem o que já sabemos e o que precisamos descobrir sobre o tema.

Uma das razões desta iniciativa foi a de propiciar uma  compreensão ampliada do coaching e suas múltiplas facetas  que tendem a emergir de um debate grupal entre especialistas.  

Boyatzis et al. (2022), relatam que foram focados quatro aspectos:

1 - Resultados esperados do Coaching.

Trata-se de uma pergunta para a qual não dispomos de uma resposta unânime. As investigações disponíveis indicam, que Coaching gera resultados positivos.

Haan et al. (2019 e 2020)  citam a satisfação do coachee  em sua relação com o coach e com os resultados do processo.

Para Grant (2012) coaching estimula a intenção do cliente de agir e alcançar determinados resultados.

Outros resultados, tais como sensação de bem estar resultante do processo, uma visão pessoal coerente sobre os resultados do processo, mudanças de comportamento também são mencionados.

Entretanto, estes aspectos não foram suficientemente explorados em termos de resultados, pois exigem estudos tanto qualitativos, quanto quantitativos tais como comparação entre grupos ou modelos de investigação pré e pós coaching. Além disso, fica uma questão fundamental, nem sempre devidamente considerada. Resultados para quem? Coachee, organização, stakeholders, coach, superior imediato do coachee? 

Para responder a estas perguntas foram levantadas várias necessidades de pesquisas, dentre as quais destacamos:

A) Estudos que foquem múltiplos resultados  capazes de avaliar os efeitos  interativos e possíveis efeitos mediativos e moderativos do coaching.  

B)Investigações que determinem a efetividade do coaching sobre uma ampla variedade de resultados ou variáveis dependentes.

C)Estudos sobre os 9 resultados do coaching, considerados como uma variável dependente:  satisfação do cliente, intenção do cliente ou atingimento de metas, sensação de bem-estar, visão (propósito ou sonho), resultados para a saúde, mudança comportamental ou de competências, melhoria da qualidade dos relacionamentos, melhoria do desempenho, relação custo/benefício, auto consciência e auto insight.

D)Pesquisa comparativa de clientes (ou coaches) a nível mundial.

Como podemos verificar trata-se de um conjunto de necessidades de pesquisa cujo atendimento, em virtude de sua complexidade e abrangência, exigiria o apoio institucional das inúmeras entidades de coaching a nível internacional, além de um conjunto de pesquisadores experientes e disponíveis para a organização e coordenação desta complexa missão. 

Observamos que um outro aspecto diretamente relacionado com resultados não foi se quer mencionado. Refiro-me à sustentabilidade dos resultados alcançados.  Obter resultados é fundamental, mantê-los é vital. Entretanto, trata-se de um fator de difícil  mensuração e  manutenção, já que tanto pessoas como organizações tendem a retornar aos comportamentos habituais,  à sua zona de conforto. Daí a necessidade de um acompanhamento sobre a incorporação, de fato, das mudanças conquistadas através dos processos  de coaching, particularmente no caso do Coaching Executivo e Empresarial.    

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Coaching Executivo e Inteligência Artificial

“ Foi-se o tempo em que a Inteligência Artificial  (IA) era  apenas uma fascinação para os entusiastas da tecnologia” T. Ramos (2023) “Duvide da habilidade de um coach IA (Inteligência Artificial) competir hoje com um coach humano “. Terblanche et al. (2022). A Inteligência, Artificial (IA) tem alcançado avanços notáveis gerando debates a... leia mais

21 minutos

O Mundo Empresarial em Mutação e os Desafios do Coach Executivo

“Entretanto há uma concordância generalizada de que, como processo de aprendizagem, o coaching executivo ainda está “construindo sua identidade“ Helen Paige (2002) Embora nos idos de 2002  Paige (2002, p. 61) tenha feito a  afirmação acima,  esta construção/reconstrução  da identidade do coaching executivo continua buscando ... leia mais

23 minutos

Por que e para que Coaching Organizacional?

“Coaching não é a única atividade profissional que enfrenta  o desafio das diferentes  considerações e ideias dos  inúmeros stakeholders a respeito de seus propósitos”Tatiana Bachkirova (2024) ----------------------------------   Introdução A utilização do coaching nas organizações produtoras de bens e serviços tem recebido diferentes denominações... leia mais

24 minutos

Revisitando a Coachabilidade

“ Pesquisadores e profissionais frequentemente analisam o Coaching de forma isolada, sem considerar o impacto que os Coachees têm sobre o sucesso do processo de Coaching” Weiss, J.A. e Merrigan, M., (2021) “Pouca atenção tem sido dedicada ao papel que a coachabilidade  tem no alcance de resultados de desenvolvimento e de mudança comportamental” K. J.Cavanaugh et al.... leia mais

23 minutos

O Mundo Empresarial em Mutação e os Desafios do Coach Executivo

Embora nos idos de 2002 Paige (2002, p. 61) tenha feito a  afirmação acima,  esta construção/reconstrução  da identidade do coaching executivo continua buscando  compatibilizar-se com as demandas contemporâneas, fruto das  profundas e rápidas transformações do mundo empresarial. A autora nos surpreende com a atualidade e amplitude de suas observações, muitas... leia mais

23 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium