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Edição #122 - Julho 2023

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As transformações no mundo do trabalho e seu impacto no coaching executivo

Embora n o seja poss vel prever o futuro com certeza absoluta parece nbsp evidente que o mundo do trabalho est mudando McKinsey Global Institute Janeiro Num levantamento nbsp recente Field Hancock et al Mar o nbsp focam um tema pouco analisado nbsp o papel da ger ncia m dia nas organiza es produtoras de bens e servi os Como ressaltam os autores no moderno ambiente de trabalho a m dia ger ncia tem enfrentado muitos desafios Um novo levantamento identificou tr s reas nas quais as organiza es poder o apoiar mais seus gerentes e ajuda-los a produzir mais p nbsp Foco em talento nbsp remo o de barreiras organizacionais e incentivos personalizados Numa mesa redonda do World Economic nbsp Forum sobre os efeitos da Quarta Revolu o Industrial discutiu -se o quanto o impacto da tecnologia gera um r pido surgimento de novas compet ncias de novos pap is nbsp e revis o de outros aspectos nas organiza es nbsp Ressaltou-se tamb m o papel das pessoas como a fonte de energia essencial para nbsp funcionamento de qualquer empresa bem como das nbsp mudan as que tem alavancado nbsp as sucessivas revolu es que marcam a hist ria da humanidade Os dados levantados por Field Hancock et al Mar o nbsp sobre os gerentes m dios sinalizam nbsp que in meras organiza es poder o estar sem perceber prejudicando a capacidade dos gerentes de representarem seus reais pap is Uma m dia ger ncia eficaz que cultiva relacionamentos produtivos com sua equipe tende a nbsp tornar clara nbsp a rela o que existe entre a vis o que os membros tem da organiza o na qual trabalham a qualidade do trabalho nbsp que realizam e seus nbsp respectivos resultados O fen meno do quiet quitting por exemplo nbsp indica a exist ncia de uma insatisfa o impl cita do colaborador com o seu trabalho o que gera indiferen a nbsp passividade e baixa produtividade Um outro ponto a considerar que n o basta nbsp as organiza es acharem que est o preparadas para o futuro Ser necess rio assegurar que a for a de trabalho se mantenha competente para atuar em ambientes em constante transforma o e acima de tudo empoderada e ativamente envolvida nos desafios de um contexto mutante No recente artigo recente do McKinsey Global Institute Jan foram constatadas algumas tend ncias dentre as quais ressaltamos tr s Considerando-se oito das maiores economias mundiais China Fran a Alemanha India Jap o Espanha USA e Reino Unido mais de milh es de trabalhadores mudar o de atividade nos pr ximos sete anos Os postos de trabalho tendem a concentrar-se nbsp em atividades de elevada compet ncia e conhecimento nbsp enquanto a demanda por atividades menos especializadas tem diminuido Embora o trabalho remoto tenha-se mostrado vi vel come a-se a perceber uma perda nbsp na qualidade dos v nculos entre as pessoas v nculos relacionais estes que promovem a integra o social e o sentimento de pertin ncia A sustentabilidade do trabalho remoto depender do ambiente do tipo de trabalho das tarefas dos resultados a serem alcan ados e em especial do cultivo da coes o grupal nas organiza es Tal panorama nos convida a refletir sobre o quanto as organiza es contempor neas com suas tradicionais estruturas piramidais est o de fato preparadas para nbsp lidar simultaneamente com as novas tecnologias nbsp as novas gera es de trabalhadores e com o ritmo das mudan as sociais econ micas e culturais que impactam o contexto a n vel global nbsp Os estudos recentes sobre o sub aproveitamento da m dia ger ncia tem indicado que esta tem se ocupado com atividades n o gerenciais que dizem respeito burocracia organizacional cumprimento de normas e procedimentos em vez de focar aspectos essenciais para a sobreviv ncia de uma empresa tais como nbsp desenvolvimento de talentos nbsp empoderamento participa o em processos de lideran a compartilhada aprendizagem cont nua e relacionamento saud veis entre os colaboradores In meras organiza es t m contratado Coaches Executivos para assistir a lideran a s nior a navegar num mundo empresarial tempestuoso e a compreender que n o poss vel desenvolver lideran as para o s culo XXI com linhas de pensamento do s culo XX Por este motivo o papel do Coach Executivo adquire novos contornos Como no caso das lideran as tem diante de si o desafio de atualizar-se descortinar novos horizontes acompanhar as profundas mudan as que ocorrem nas organiza es povoadas hoje por novas gera es com novas ideias e novas expectativas Trazem consigo uma mentalidade diferenciada desejam crescer desenvolver-se participar aprender a conviver com desafios renovados cultivando assim sua versatilidade e flexibilidade O contexto empresarial contempor neo nbsp exige Coaches Executivos cientes destas transforma es familiarizados com a din mica das organiza es capacitados para sensibilizar nbsp os que ocupam posi es de nbsp lideran a a reconhecerem suas qualidades e limita es seus pontos cegos seus estilos de relacionamento com os colaboradores e desta forma nbsp preparados para contribuir...
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