A preocupa o com os resultados do Coaching em particular o Coaching Executivo um tema que tem desafiado os estudiosos na ltima d cada Como ressaltam Zeus e Skifington p pioneiros na abordagem da quest o do sucesso insucesso nos resultados do Coaching Executivo este poder ser in til e improdutivo tanto do ponto de vista do coach como do coachee Seguindo a tend ncia vigente indicam nove causas prov veis focadas todas no coach e ou no coachee desconsiderando os demais fatores interferentes Kilburg em considerou que se tratava de um t pico tabu em coaching executivo Identificou sete elementos nbsp como essenciais para a efic cia deste processo desconsiderando que este envolve uma complexa rede de fatores que extrapolam a dupla coach coachee tais como o processo o contexto organizacional os stakeholders bem como os pr prios objetivos do coaching Kilburg definiu insucesso em coaching quando o cliente n o alcan a uma melhoria substancial na rea das metas para as quais o coaching foi contratado pg envolvendo aspectos de car ter avaliativo que raramente s o mencionados Apesar de sua abordagem focar apenas coach e coachee como fatores intervenientes no insucesso esta teve o m rito de buscar compreender as suas causas Baseado em sua experi ncia cita as seguintes Relacionadas ao coach a empatia insuficiente com o coachee b aus ncia de capacita o interesse para lidar com as quest es do coachee c subestima a severidade dos problemas do coachee ou superestima suas habilidades de influenciar o coachee d rea o do coachee e limita es de natureza metodol gica t cnico-profissional Relacionadas ao coachee a problemas psicol gicos b problemas interpessoais c falta de motiva o d Expectativas irrealistas e falta de participa o no processo Trata-se de uma abordagem micro do processo de coaching que traz alguma luz para o controvertido tema rela o coach-coachee e seu impacto no insucesso do coaching executivo Trata-se de uma quest o que gerou poucas investiga es sistem ticas dada a sua complexidade heterogeneidade e o elevado n mero de vari veis intervenientes Observa-se que as contribui es posteriores tem buscado ampliar diversificar a vis o sobre os insucessos de processos de coaching ao identificar fatores que extrapolam a rela o coach coachee por exemplo o caso do contexto que envolve os aspectos socioculturais que interv m no processo bem como o papel dos chamados stakeholders um conjunto de pessoas que comp em o cen rio organizacional e que direta ou indiretamente est o envolvidos e afetam o Coaching Executivo e seus resultados Greif ao abordar o tema resultados do coaching prop s um modelo de previsores de resultados referentes ao coach e ao coachee seguindo a tendencia da poca Em rela o ao coach indica que fatores negativos como falta de apoio emocional de auto estima e de orienta o para resultados impactam de forma nbsp negativa o processo de coaching No que se refere ao coachee indica como fatores desfavor veis o n o estabelecimento de metas a n o ativa o dos seus pr prios recursos e a falta de uma an lise pessoal Embora adote uma vis o limitada este estudo teve o m rito de ampliar diversificar nbsp aspectos pouco abordados da quest o Como escreve o pr prio autor uma an lise autocr tica das for as e limita es atrav s de pesquisas sobre a avalia o do coaching ajuda-nos a identificar os pr -requisitos e os fatores positivos que fazem a diferen a entre sucesso e insucesso do coaching p nbsp Morin T listou raz es seguintes de insucesso do coaching observadas em processos realizados com executivos Correr riscos na organiza o apesar desta n o ser um lugar adequado para isso O executivo n o deseja fazer coaching Coaching s funciona quando o coachee acredita que pode faz -lo e se compromete com dedica o e tempo para o processo Morin p Lembra ainda que pressionar o coachee poder gerar resist ncia e ou passividade O superior hier rquico n o est comprometido com o processo Este tem um papel central no apoio e acompanhamento do processo de coaching Aus ncia de metas claras e mensur veis ou metas que o coachee deseja alcan ar - Processos de coaching em geral e de Coaching Executivo em particular se iniciam com a identifica o de metas e objetivos de desenvolvimento Falta de qualifica o preparo experi ncia do coach Incompatibilidade entre Coach e Coachee - Aus ncia de rapport e de seguran a psicol gica que geram falta de confian a e desconforto do coachee para tratar de quest es sigilosas Falta de dados obtidos atrav s instrumentos Embora o autor recomenda tal medida...