icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #12 - Maio 2014

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Como o Coaching pode apoiar o desenvolvimento dos gestores da educação?

As institui es de ensino t m sido desafiadas cada vez mais a repensar suas pol ticas e di retrizes para se adaptarem ao contexto din mico de mudan as da sociedade Esse desafio torna-se ainda mais intenso aos gestores das institui es re conhecidas como tradicionais pela manuten o de m todos e procedimentos convencionais Quando pensamos nos gesto res da educa o que integram uma institui o com miss o formadora de seres humanos aut nomos e conscientes para trilhar o seu caminho com liber dade e responsabilidade o coa ch n o somente apoia o desen volvimento de lideran as como tamb m modela o processo de aprendizagem Nesta modelagem a abertu ra para aprender e mudar tem lugar especial e ainda mais re levante quando a institui o concebe o processo de ensinar como algo unilateral onde o pro fessor ensina e o aluno aprende A curiosidade do coach em aprender com o gestor promo ve uma rela o din mica onde ambos descobrem e assim t m a oportunidade de se renovar A miss o de ensinar passa a ter um novo significado quando o educador est aberto para a oportunidade de aprender e de se renovar Os gestores da edu ca o ao desenvolver a abertura para ouvir compartilhar e partici par tamb m despertam curiosi dades que transformam a si num exerc cio aut ntico e pleno da sua autonomia como um ser conecta do consigo e ao seu sistema Esse despertar amplia possibi lidades e neste mundo que o Coaching prospera Ao transfor mar a si o gestor abre portas para transformar o seu sistema A lideran a que inspira para aprender e que pratica o valor da aprendizagem na sua forma de interagir com o seu sistema torna-se mobilizadora de novas iniciativas e atitudes que d o vida a uma institui o formado ra e transformadora Como um sistema vivo esta institui o merece cuidados e aten o especial dos seus ges tores A escuta refinada para entender expectativas e ne cessidades torna-se central ao exerc cio do papel gestor Onde esta institui o necessita se transformar Quais espa os os gestores da educa o neces sitam ocupar Quais conex es s o relevantes Como mobilizar os diferentes agentes deste sis tema Como inspirar as lideran as para novos n veis de com prometimento Como integrar as pessoas Como fortalecer o engajamento e a a o Esses questionamentos de safiam para um novo n vel de aprendizagem e trazem uma nova din mica para o processo de Coaching O gestor que est inserido e nutrido pelo seu sis tema tamb m assume papel de lideran a que mobiliza e trans forma...
Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Rompendo Paradigmas: Como as Estruturas Libertadoras Renovaram o Poder Judiciário

Introdução O Poder Judiciário brasileiro sempre foi marcado por formalidade institucional, relações hierárquicas rígidas e processos burocratizados. Reuniões pouco produtivas, centradas em discursos unilaterais, eram a norma. Nesse cenário, falar em colaboração genuína ou engajamento parecia improvável. Foi diante desse contexto que surgiram os primeiros passos com as Estruturas... leia mais

10 minutos

Estresse no trabalho: construindo resiliência nas empresas

O American Institue of Stress define o estresse como a resposta inespecífica do corpo a qualquer demanda – agradável ou desagradável, dando um olhar menos negativo sobre a palavra. Neste sentido, o mundo está atravessando uma epidemia global desta condição. O Estudo Global de Carga de Doenças, Lesões e Fatores de Risco (GBD), de 2019, publicado na revista The Lancet (Volume 9, Edição... leia mais

10 minutos

Extravagância: A Irmã Gêmea da Escassez que se Veste de Abundância

A revelação da extravagância como o oposto da escassez foi um momento de virada neste projeto. As peças se organizaram, e todas as pesquisas e conversas começaram a fazer sentido. Como uma cortina que se abre, e uma luz brilhante pede passagem para entrar.   Começamos a retomar nossas transcrições e pesquisas, e começamos a buscar peças para organizar este novo tabuleiro, de... leia mais

13 minutos

Atitude como competência socioemocional

Todos nós chegamos nessa vida sem saber exatamente o que ela espera de nós. Já dizia William Shakespeare “O destino embaralha as cartas, e nós as jogamos.” Por essa perspectiva, a atitude que nos dispomos a ter frente as circunstâncias é uma das formas de nos diferenciarmos nessa jornada e uma maneira de buscarmos nossa melhor versão diariamente. Atitude é um conceito que pode... leia mais

3 minutos

Tendência 3 - Chega de discurso bonito e crie organizações que não sejam só fachada

Tendência 3 - Chega de discurso bonito e crie organizações que não sejam só fachada “Criar organizações socialmente responsáveis” Estamos em março de 2025 e as mudanças climáticas já não podem mais ser desprezadas. O desmatamento da Amazônia segue adiante, e nos últimos cinquenta anos perdemos 20% da floresta original. Bom seria se as notícias fossem sobre as... leia mais

15 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium