revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #12 - Maio 2014

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Como o Coaching pode apoiar o desenvolvimento dos gestores da educação?

As instituições de ensino têm sido desafiadas cada vez mais a repensar suas políticas e di­retrizes para se adaptarem ao contexto dinâmico de mudan­ças da sociedade. Esse desafio torna-se ainda mais intenso aos gestores das instituições re­conhecidas como tradicionais pela manutenção de métodos e procedimentos convencionais.

Quando pensamos nos gesto­res da educação que integram uma instituição com missão formadora de seres humanos autônomos e conscientes para trilhar o seu caminho com liber­dade e responsabilidade, o coa­ch não somente apoia o desen­volvimento de lideranças como também modela o processo de aprendizagem.

Nesta modelagem, a abertu­ra para aprender e mudar tem lugar especial e ainda mais re­levante quando a instituição concebe o processo de ensinar como algo unilateral onde o pro­fessor ensina e o aluno aprende.

A curiosidade do coach em aprender com o gestor promo­ve uma relação dinâmica onde ambos descobrem e, assim, têm a oportunidade de se renovar.

A missão de ensinar passa a ter um novo significado quando o educador está aberto para a oportunidade de aprender e de se renovar. Os gestores da edu­cação, ao desenvolver a abertura para ouvir, compartilhar e partici­par, também despertam curiosi­dades que transformam a si num exercício autêntico e pleno da sua autonomia, como um ser conecta­do consigo e ao seu sistema.

Esse despertar amplia possibi­lidades e é neste mundo que o Coaching prospera. Ao transfor­mar a si, o gestor abre portas para transformar o seu sistema.

A liderança que inspira para aprender e que pratica o valor da aprendizagem na sua forma de interagir com o seu sistema, torna-se mobilizadora de novas iniciativas e atitudes que dão vida a uma instituição formado­ra e transformadora.

Como um sistema vivo, esta instituição merece cuidados e atenção especial dos seus ges­tores. A escuta refinada para entender expectativas e ne­cessidades torna-se central ao exercício do papel gestor.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Novos olhos, Novas paisagens: Três Casos de Coaching de Carreira Baseados em Pontos Fortes

“A verdadeira viagem de descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, e sim em ter novos olhos.” Marcel Proust Outro dia escutei uma colega coach dizendo: “adoro trabalhar com coaching voltado ao profissional, só me recuso a fazer coaching de carreira”, justificando com o quão cansativo e pouco impactante era.  Essa percepção dela me deixou pensando... leia mais

11 minutos

A História da Formação da Língua Portuguesa: Uma Língua, Várias Nações

“A nossa língua comum foi construída por laços antigos, tão antigos que por vezes lhes perdemos o rastro.”Mia Couto Todas as línguas acompanham a história dos povos com a qual entram em contacto. Não poderia ser diferente com a língua portuguesa que começou em terras lusitanas e expandiu-se para outras regiões do mundo, sem antes ter passado ela mesma, e, anteriormente, uma... leia mais

13 minutos

ICF Portugal Uma Associação Profissional Inclusiva, Relevante e Ativa

A ICF Portugal é o capítulo português da ICF – International Coaching Federation, a maior organização de coaches profissionais do mundo. A afirmação de que a ICF é a maior organização de coaches profissionais do mundo assenta em dois vetores: a quantidade de pessoas envolvidas e a afirmação do Coaching como profissão. Mais de 40 mil membros, organizados em mais de 140... leia mais

15 minutos

Segurança Psicológica para Coaches

Como criamos segurança psicológica em equipes que trabalham virtualmente?  Essa pergunta brota no meu trabalho e tem sido a pergunta de muitos dos meus clientes de coaching - equipes, líderes e organizações.  Como ajudar as pessoas em equipes distribuídas a estarem presentes e se envolverem no meio do COVID-19, com todos os problemas presentes: trabalhar em casa, instabilidade... leia mais

13 minutos

A aspiração à Transcendência no Yoga e a Psicologia Transpessoal

Segundo George Feuerstein (1998) o desejo, a aspiração por transcender a si mesmo e ir além da consciência comum, de encontrar um lugar interior que supere a própria dimensão da individualidade é algo tão antigo quanto a própria humanidade. Ao longo da nossa história em diversas civilizações, foram encontrados registros dessa aspiração humana nas pinturas rupestres, túmulos... leia mais

14 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium