As institui es de ensino t m sido desafiadas cada vez mais a repensar suas pol ticas e di retrizes para se adaptarem ao contexto din mico de mudan as da sociedade Esse desafio torna-se ainda mais intenso aos gestores das institui es re conhecidas como tradicionais pela manuten o de m todos e procedimentos convencionais Quando pensamos nos gesto res da educa o que integram uma institui o com miss o formadora de seres humanos aut nomos e conscientes para trilhar o seu caminho com liber dade e responsabilidade o coa ch n o somente apoia o desen volvimento de lideran as como tamb m modela o processo de aprendizagem Nesta modelagem a abertu ra para aprender e mudar tem lugar especial e ainda mais re levante quando a institui o concebe o processo de ensinar como algo unilateral onde o pro fessor ensina e o aluno aprende A curiosidade do coach em aprender com o gestor promo ve uma rela o din mica onde ambos descobrem e assim t m a oportunidade de se renovar A miss o de ensinar passa a ter um novo significado quando o educador est aberto para a oportunidade de aprender e de se renovar Os gestores da edu ca o ao desenvolver a abertura para ouvir compartilhar e partici par tamb m despertam curiosi dades que transformam a si num exerc cio aut ntico e pleno da sua autonomia como um ser conecta do consigo e ao seu sistema Esse despertar amplia possibi lidades e neste mundo que o Coaching prospera Ao transfor mar a si o gestor abre portas para transformar o seu sistema A lideran a que inspira para aprender e que pratica o valor da aprendizagem na sua forma de interagir com o seu sistema torna-se mobilizadora de novas iniciativas e atitudes que d o vida a uma institui o formado ra e transformadora Como um sistema vivo esta institui o merece cuidados e aten o especial dos seus ges tores A escuta refinada para entender expectativas e ne cessidades torna-se central ao exerc cio do papel gestor Onde esta institui o necessita se transformar Quais espa os os gestores da educa o neces sitam ocupar Quais conex es s o relevantes Como mobilizar os diferentes agentes deste sis tema Como inspirar as lideran as para novos n veis de com prometimento Como integrar as pessoas Como fortalecer o engajamento e a a o Esses questionamentos de safiam para um novo n vel de aprendizagem e trazem uma nova din mica para o processo de Coaching O gestor que est inserido e nutrido pelo seu sis tema tamb m assume papel de lideran a que mobiliza e trans forma...