revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #12 - Maio 2014

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Como o Coaching pode apoiar o desenvolvimento dos gestores da educação?

As instituições de ensino têm sido desafiadas cada vez mais a repensar suas políticas e di­retrizes para se adaptarem ao contexto dinâmico de mudan­ças da sociedade. Esse desafio torna-se ainda mais intenso aos gestores das instituições re­conhecidas como tradicionais pela manutenção de métodos e procedimentos convencionais.

Quando pensamos nos gesto­res da educação que integram uma instituição com missão formadora de seres humanos autônomos e conscientes para trilhar o seu caminho com liber­dade e responsabilidade, o coa­ch não somente apoia o desen­volvimento de lideranças como também modela o processo de aprendizagem.

Nesta modelagem, a abertu­ra para aprender e mudar tem lugar especial e ainda mais re­levante quando a instituição concebe o processo de ensinar como algo unilateral onde o pro­fessor ensina e o aluno aprende.

A curiosidade do coach em aprender com o gestor promo­ve uma relação dinâmica onde ambos descobrem e, assim, têm a oportunidade de se renovar.

A missão de ensinar passa a ter um novo significado quando o educador está aberto para a oportunidade de aprender e de se renovar. Os gestores da edu­cação, ao desenvolver a abertura para ouvir, compartilhar e partici­par, também despertam curiosi­dades que transformam a si num exercício autêntico e pleno da sua autonomia, como um ser conecta­do consigo e ao seu sistema.

Esse despertar amplia possibi­lidades e é neste mundo que o Coaching prospera. Ao transfor­mar a si, o gestor abre portas para transformar o seu sistema.

A liderança que inspira para aprender e que pratica o valor da aprendizagem na sua forma de interagir com o seu sistema, torna-se mobilizadora de novas iniciativas e atitudes que dão vida a uma instituição formado­ra e transformadora.

Como um sistema vivo, esta instituição merece cuidados e atenção especial dos seus ges­tores. A escuta refinada para entender expectativas e ne­cessidades torna-se central ao exercício do papel gestor.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Bem-dizer a autenticidade

Ninguém duvida que o mundo seria um lugar melhor se as pessoas se comunicassem com respeito, empatia e cuidado consigo mesmas e com os outros. A Comunicação Autêntica surge como uma prática recente, que procura dar conta desse ideal, ou propósito. Suas práticas são tão diversas quanto seu corpo conceitual, que tem inspirações desde a Psicologia Humanista, de Carl Rogers, até a... leia mais

11 minutos

Mindfulness & Inteligência Emocional

“O termo Saúde Mental está relacionado à forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza suas ideias e emoções” (www.einstein.br/saudemental). Mindfulness & Saúde Mental Após duas décadas de trabalho com a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) junto a pessoas que sofriam de ansiedade, depressão, comportamentos compulsivos dentre... leia mais

14 minutos

Liderar líderes voluntários: um aprendizado para a vida

“Admiro as pessoas que brilham como as estrelas, mas aprendi a admirar, o brilho maior, muitas vezes invisível, dos produtores de estrelas”. Luiz Carlos Campos Com muito prazer aceitei o convite de escrever este artigo sobre as minhas práticas e vivências na liderança voluntária. Não poderia começar sem mencionar o quanto aprendi com duas pessoas que marcaram a... leia mais

13 minutos

De “Fazedora” a Líder – Uma Jornada Generativa

Esta jornada que convido vocês a navegarem comigo começa no seminário “Foundations of Generative Leadership” (Fundamentos da Liderança Generativa), que assisti com Bob Dunham. Neste seminário, ele fez uma pergunta tão simples e poderosa como essa: “What do you care about?” (Com o que você se importa? O que lhe importa cuidar?). Abro aqui espaço para um contexto. Eu sempre fui... leia mais

13 minutos

Transformação Digital, complexidade, pessoas e futuro

Falar de transformação digital é falar de gente, nunca de tecnologias, é falar sobre como as tecnologias exponenciais combinadas entre si podem mudar a feição da própria sociedade e sobre os benefícios que elas trazem às pessoas. Tecnologias nunca foram uma finalidade em si, elas se esgotam, são meios pelos quais buscamos a melhoria da qualidade da vida humana, porém ao longo do... leia mais

18 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium