“ O que sabemos sobre resultados e como e por que os fatores contextuais os afetam?
Athanasopoulos e S. Dopson (2017)
Segundo alguns estudiosos, nem todos Coaches Executivos tem se beneficiado dos estudos e investigações sobre o potencial de mudanças positivas que resultam de processos de Coaching Executivo, como também de suas eventuais limitações potenciais. Tais informações constituem uma fonte preciosa de dados que contribuem para o contínuo aperfeiçoamento desta intervenção que, apesar de seu rápido crescimento, permanece como uma atividade não regulamentada.
Athanasopoulos e Dopson (2017) realizaram um exaustivo levantamento sobre estudos e pesquisas sobre o tema, focando duas questões centrais:
1 - Como foram pesquisados os resultados obtidos pelo processo de Coaching Executivo(CE).
2 - O que se sabe, de fato, sobre os resultados e quais os fatores que poderão afetá-los.
De acordo com os 84 estudos analisados, foram identificados os resultados positivos e as potenciais limitações dos processos de coaching tanto para o coachee, quanto para a organização e para o coach. Estas informações permitem compreender de forma mais ampla o impacto do CE, permitindo ainda tomar medidas preventivas que permitam eliminar os aspectos potencialmente limitadores desta intervenção.
RESULTADOS POSITIVOS PARA O COACHEE
A. Desenvolvimento Pessoal
1) Comportamentos e experiências regressivos foram abandonados, redução de stresse e ansiedade.
2) Coaching Executivo(CE) foi considerado como efetivo, positivo, uma experiência de mudança de vida, bem como uma fonte de suporte e estímulo que elevou o nível de satisfação com o trabalho e a vida.
3) Melhoria na autogestão e autocontrole. Resiliência aumentada, melhoria na gestão do tempo.
4) Melhoria e ampliação das habilidades pessoais. Aumento da flexibilidade/adaptabilidade e qualidade no estabelecimento de metas.
B. Relacionamento –
1) Melhoria nas habilidades de liderança.
2) Melhoria na gestão e desenvolvimento de outros. O Coachee passou a ser visto por superiores e subordinados como um líder mais eficaz.
C. Melhor qualidade interativa –
1) Tanto como membro da equipe, como de integração da equipe.
2)Capacidade de comunicação aumentada.
D. Atuação no trabalho –
1) Impacto positivo nas variáveis psicológicas que afetam o desempenho (autoconsciência, desenvolvimento de qualidades autênticas de liderança), compreensão expandida do coachee, ajustamento à e comprometimento com a organização patrocinadora.
2) Desenvolvimento de habilidades.
E. Ambiente de trabalho estimulante –
1) Sente-se mais valorizado no trabalho.
2) Sente-se mais preparado para estabelecer relacionamentos multifuncionais.
3) Sente mais bem-estar no trabalho.
RESULTADOS POSITIVOS PARA A ORGANIZAÇÃO
1) Efeitos positivos indiretos, fruto do aumento da satisfação dos colaboradores, produtividade, eficácia da liderança e crescimento de uma cultura de coaching.