revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #118 - Março 2023

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Aprender a pensar, a repensar e pensar diferente...

Saber pensar não é só pensar. É também, e sobretudo, saber intervir. Quem sabe pensar, não faz por fazer, mas sabe por que e como faz. (Pedro Demo)

O progresso sem mudança é impossível, e quem não consegue mudar a própria mente não consegue mudar nada. (George Bernard Shaw)

As convicções são inimigos da verdade mais perigosos do que as mentiras (Nietzsche)

Nesses tempos de transformações profundas e aceleradas é necessário, mais que nunca, desenvolver bem a habilidade de saber pensar, de repensar e pensar diferente sob pena de perder o “trem da história”.

Se o humano –“homo sapiens sapiens”-, se caracteriza pela capacidade de raciocinar, então é preciso fazer valer esse atributo, pois do contrário, corre-se o risco de cair no automatismo, na alienação e na repetição acrítica do que outros afirmam. Isso implica em um grande investimento no processo de aprendizagem.  

E é bom lembrar que, como diz David Bohm, o pensamento é um sistema e é extremamente afetado pelos sentimentos, o que implica em saber pensar com inteligência emocional.

Esse não é um exercício simples e fácil, até porque corremos o risco de ficar apegados às nossas crenças, hábitos e saberes que precisam ser continuamente questionados. Não mudar o pensamento, não aceitar outros pontos de vista, acreditar-se como “donos de verdades intocáveis”, significa enrijecimento da mentalidade e do pensamento. Rigidez é característica dos cadáveres. O mundo que se transforma em alta velocidade exige maleabilidade, exige flexibilidade e mente aberta.

A disposição para abrir a mente para pensar, repensar e pensar diferente é o princípio do discernimento e da sabedoria. E o mundo precisa tanto de pessoas sábias! As organizações precisam tanto de lideranças sábias!

Pessoas e organizações que não investirem no desenvolvimento do pensamento estão fadadas a perder competitividade em um mundo que exige inovação, analítica crítica, autonomia, discernimento e sabedoria para tomada de decisão, entre outras competências imprescindíveis à gestão.

Pedro Demo, uma grande referência da Educação, afirma que a ligação mais forte do saber pensar é a gestação da autonomia. Nesse sentido, o papel de todo educador – e eu incluo aqui o papel do coach -, é a de ser um facilitador no sentido de motivar, chamar a atenção, criticar, abrir oportunidades, provocar e desafiar para que a autonomia seja conquistada.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Âncoras e o 11 de Setembro

No último dia 11 de setembro os atentados ou ataques terroristas aos Estados Unidos completaram 23 anos, e eu gostaria de aproveitar este assunto, não para falarmos de terrorismo, mas do espetáculo que é o funcionamento da nossa mente. Se te eu te fizer a seguinte pergunta: “Onde você estava no dia 11 de setembro de 2001, no exato momento em que soube do atentado terrorista às Torres... leia mais

7 minutos

Autoconfiança e Liderança

Liderança é o processo de influenciar os outros para que entendam e concordem quanto ao que fazer e como fazer. É facilitar os esforços individuais e coletivos para atingir objetivos compartilhados. Um líder exemplar é aquele capaz de afetar as crenças, as atitudes e o comportamento de seus seguidores. Ele é capaz de potencializar, capacitar, energizar e desafiar a si mesmo e aos... leia mais

4 minutos

Autoconfiança e Responsabilidade

Se você quiser alcançar suas maiores aspirações, superar seus desafios e desenvolver o que há de melhor em si, precisa assumir 100% de responsabilidade sobre sua vida. A verdade é: somos os únicos responsáveis por nossa vida, mas raras vezes pensamos desta maneira. A regra geral nos manda culpar o outro ou uma circunstância qualquer por nossos obstáculos, problemas e reveses. Esse... leia mais

7 minutos

A Era da Distração

A tecnologia a que temos acesso no quotidiano evolui cada vez mais rápido e, com isso, o volume de informações a que somos submetidos, diariamente, aumenta a cada segundo. A primeira reflexão que nasce dessa informação é: será que estamos preparados para tanta informação? Será que somos capazes de acompanhar essa evolução, de nos adequarmos e extrairmos dela todos os benefícios, na... leia mais

6 minutos

A Importância do Desenvolvimento Pessoal

Vivemos em uma época caracterizada pela velocidade e pela pressão do tempo. Nesse contexto, a busca pelo desenvolvimento pessoal pode parecer um luxo dispensável, algo que podemos adiar indefinidamente em prol de tarefas mais urgentes. No entanto, uma reflexão mais profunda revela que aprender algo novo e investir em nosso crescimento pessoal é fundamental, mesmo em meio à correria... leia mais

9 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium