revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #118 - Março 2023

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Aprender a pensar, a repensar e pensar diferente...

Saber pensar não é só pensar. É também, e sobretudo, saber intervir. Quem sabe pensar, não faz por fazer, mas sabe por que e como faz. (Pedro Demo)

O progresso sem mudança é impossível, e quem não consegue mudar a própria mente não consegue mudar nada. (George Bernard Shaw)

As convicções são inimigos da verdade mais perigosos do que as mentiras (Nietzsche)

Nesses tempos de transformações profundas e aceleradas é necessário, mais que nunca, desenvolver bem a habilidade de saber pensar, de repensar e pensar diferente sob pena de perder o “trem da história”.

Se o humano –“homo sapiens sapiens”-, se caracteriza pela capacidade de raciocinar, então é preciso fazer valer esse atributo, pois do contrário, corre-se o risco de cair no automatismo, na alienação e na repetição acrítica do que outros afirmam. Isso implica em um grande investimento no processo de aprendizagem.  

E é bom lembrar que, como diz David Bohm, o pensamento é um sistema e é extremamente afetado pelos sentimentos, o que implica em saber pensar com inteligência emocional.

Esse não é um exercício simples e fácil, até porque corremos o risco de ficar apegados às nossas crenças, hábitos e saberes que precisam ser continuamente questionados. Não mudar o pensamento, não aceitar outros pontos de vista, acreditar-se como “donos de verdades intocáveis”, significa enrijecimento da mentalidade e do pensamento. Rigidez é característica dos cadáveres. O mundo que se transforma em alta velocidade exige maleabilidade, exige flexibilidade e mente aberta.

A disposição para abrir a mente para pensar, repensar e pensar diferente é o princípio do discernimento e da sabedoria. E o mundo precisa tanto de pessoas sábias! As organizações precisam tanto de lideranças sábias!

Pessoas e organizações que não investirem no desenvolvimento do pensamento estão fadadas a perder competitividade em um mundo que exige inovação, analítica crítica, autonomia, discernimento e sabedoria para tomada de decisão, entre outras competências imprescindíveis à gestão.

Pedro Demo, uma grande referência da Educação, afirma que a ligação mais forte do saber pensar é a gestação da autonomia. Nesse sentido, o papel de todo educador – e eu incluo aqui o papel do coach -, é a de ser um facilitador no sentido de motivar, chamar a atenção, criticar, abrir oportunidades, provocar e desafiar para que a autonomia seja conquistada.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Banalização do Coaching no Brasil?

No Brasil, o coaching tem ganhado popularidade como uma prática de desenvolvimento pessoal e profissional, sendo uma abordagem que visa ajudar indivíduos a atingirem seus objetivos, superarem desafios e desenvolverem habilidades específicas. Existem diversos tipos de coaching, incluindo coaching de vida, coaching executivo, coaching de carreira, entre outros que nos deixam na dúvida de sua... leia mais

10 minutos

Anima: A Energia do Feminino

Não há homem algum tão exclusivamente masculino que não possua em si algo de feminino. (Carl Gustav Jung) Em sua investigação da psique, Jung constatou que não existe homem que seja só e exclusivamente masculino, isto é, que não possua em si mesmo algo de feminino. No inconsciente de cada homem há uma imagem coletiva da mulher. Esse é o arquétipo que recebeu o nome de... leia mais

7 minutos

A Maiêutica nos Processos de Coach, Consultoria, Gestão, Mentoria e Ensino

A Maiêutica é concepção de Sócrates (século IV a.C.). Estudiosos a consideram eficaz, agradável e democrática. Pois não doutrina. Seria a verdadeira educação? O método visa o “parto intelectual, a procura da verdade no interior humano”. Dar à luz ao conhecimento. Maiêutica é a “arte de dar à luz”. Sócrates era filho de parteira. O método usa o questionamento para... leia mais

8 minutos

Dá para falar de espiritualidade para céticos?

"É o sentido de integridade pessoal que nos permite navegar pelas águas traiçoeiras desses dilemas, e, embora não seja garantia de sucesso, não pode haver êxito sem ela." (Robert Solomon) Nesse tempo em que celebramos a Páscoa cristã que nos remete à importância da valorização da Vida em Plenitude e quando enfrentamos tantos dilemas na sociedade e nas organizações que... leia mais

16 minutos

O chamado para ser líder

“Ser um líder consciente significa embarcar em uma jornada intencional de desenvolvimento. Significa elevar-se propositalmente a um nível muito mais alto de integridade e responsabilidade.” John Mackey É crescente em todo o mundo - tanto em termos pessoais quanto corporativos -, o movimento de refletir e reconhecer a importância do propósito de vida. Viktor Frankl já dizia há... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium