Saber pensar n o s pensar tamb m e sobretudo saber intervir Quem sabe pensar n o faz por fazer mas sabe por que e como faz Pedro Demo O progresso sem mudan a imposs vel e quem n o consegue mudar a pr pria mente n o consegue mudar nada George Bernard Shaw As convic es s o inimigos da verdade mais perigosos do que as mentiras Nietzsche Nesses tempos de transforma es profundas e aceleradas necess rio mais que nunca desenvolver bem a habilidade de saber pensar de repensar e pensar diferente sob pena de perder o trem da hist ria Se o humano homo sapiens sapiens - se caracteriza pela capacidade de raciocinar ent o preciso fazer valer esse atributo pois do contr rio corre-se o risco de cair no automatismo na aliena o e na repeti o acr tica do que outros afirmam Isso implica em um grande investimento no processo de aprendizagem nbsp E bom lembrar que como diz David Bohm o pensamento um sistema e extremamente afetado pelos sentimentos o que implica em saber pensar com intelig ncia emocional Esse n o um exerc cio simples e f cil at porque corremos o risco de ficar apegados s nossas cren as h bitos e saberes que precisam ser continuamente questionados N o mudar o pensamento n o aceitar outros pontos de vista acreditar-se como donos de verdades intoc veis significa enrijecimento da mentalidade e do pensamento Rigidez caracter stica dos cad veres nbsp O mundo que se transforma em alta velocidade exige maleabilidade exige flexibilidade e mente aberta A disposi o para abrir a mente para pensar repensar e pensar diferente o princ pio do discernimento e da sabedoria nbsp E o mundo precisa tanto de pessoas s bias As organiza es precisam tanto de lideran as s bias Pessoas e organiza es que n o investirem no desenvolvimento do pensamento est o fadadas a perder competitividade em um mundo que exige inova o anal tica cr tica autonomia discernimento e sabedoria para tomada de decis o entre outras compet ncias imprescind veis gest o Pedro Demo uma grande refer ncia da Educa o afirma que a liga o mais forte do saber pensar a gesta o da autonomia Nesse sentido o papel de todo educador e eu incluo aqui o papel do coach - a de ser um facilitador no sentido de motivar chamar a aten o criticar abrir oportunidades provocar e desafiar para que a autonomia seja conquistada Observo que se fala muito sobre a import ncia da autonomia no entanto ensina-se a virtude da obedi ncia em casa nas escolas igrejas e em outros ambientes incluindo algumas empresas com seus gestores e gestoras - que ainda seguem o modelo de comando e controle nbsp Esse tipo de educa o inibe o pensamento o senso cr tico o discernimento o questionamento saud vel essencial para a autonomia crucial que toda pessoa desenvolva o seu modo de pensar e agir que pode at ser parecido ou igual ao que lhe foi transmitido mas que seja fruto de escolhas conscientes ap s an lises reflex es e pensamento cr tico capazes de promover a individualidade a singularidade e n o a...