revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #117 - Fevereiro 2023

Localize rapidamente o conteúdo desejado

O que o Coaching Executivo e Empresarial pode fazer por você?

“Coaching nos encoraja a ser, crescer, ouvir com atenção, desenvolver um novo olhar, desafiar com respeito, avançar com agilidade, sonhar e agir com retidão,”

RRK


O Cenário Hoje

O mundo empresarial contemporâneo pode ser caracterizado por quatro ‘IS”: INSTABILIDADE, IMEDIATISMO, IMPREVISIBILIDADE e INSEGURANÇA.

Estamos passando pela fase final da chamada 4ª. Revolução Industrial na qual os recursos mais valiosos são os indivíduos que criam ideias e geram inovações sem precedentes. Mais do que o capital, o talento humano é e será cada vez mais o fator crítico da produtividade. Esta Revolução tem ido para além da mudança tecnológica pois “é movida por uma inovação disruptiva que   impacta indústrias e setores essenciais como educação, saúde e empresas.” (Min Xu et al., 2018, p. 94).

As soluções tradicionais não atendem mais as demandas em constante mutação e estas, por sua vez, geram a necessidade de atualização constante. Senioridade e experiência estão sendo substituídas pela capacidade de aprender, desenvolver-se, renovar-se.

A força de trabalho tornou-se multigeracional, posições elevadas nas estruturas organizacionais estão sendo ocupadas pelas novas gerações que trazem consigo uma nova visão do mundo empresarial e do trabalho.

Torna-se claro que não basta o avanço da tecnologia. É necessário considerar a ‘humanologia’, as competências interpessoais, a capacidade de conviver de forma produtiva e gratificante com a transformação, a diversidade e a transitoriedade que ganham crescente relevância no mundo das organizações produtoras de bens e serviços.


Como lidar com esta turbulência?

Novas formas proativas de aprendizagem e desenvolvimento geram benefícios que vão além do âmbito das organizações, das equipes e das pessoas. Estas novas formas tem a capacidade de repercutir na sociedade como um todo, expandindo assim as oportunidades disponíveis.

Mais do que nunca indivíduos e organizações precisam estar adequadamente equipados para sobreviver e ter sucesso num futuro imprevisível. O mundo empresarial tem criado oportunidades e responsabilidades para aqueles profissionais que atuam na área de aprendizagem e desenvolvimento e cujo foco é contribuir para que organizações e pessoas aprendam, cresçam e atuem em ambientes instáveis/mutantes sentindo-se seguros e capazes de conviver construtivamente com a transitoriedade.

Vista por esta perspectiva, a aprendizagem continuada passa a ser uma contribuição que, ao ser disponibilizada pelas empresas, beneficia simultaneamente seus colaboradores e a própria empresa.

Ao repensar a relação vigente entre custo/benefício da força de trabalho, observa-se que esta tende mais para alto custo/baixo benefício. No entanto esta condição poderá ser alterada para baixo custo/alto benefício à medida que as organizações passem a oferecer oportunidades adequadas de aprendizagem e desenvolvimento para seus colaboradores. Tal condição tende a gerar baixa rotatividade, retenção de talentos, aumento de produtividade, do nível de motivação, de segurança psicológica, bem como de elevar o nível de empoderamento dos colaboradores.

Estas condições propiciam o aproveitamento ótimo do potencial humano disponível e criam um clima que favorece a expansão do capital humano disponível na organização, substituindo paulatinamente o controle externo pelo auto controle e contínuo desenvolvimento das pessoas.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Afinal, o que Determina a Efetividade dos Processos de Coaching Executivo e Empresarial?

INTRODUÇÂO Trata-se de um tema presente na literatura especializada de coaching nas últimas décadas em inúmeros trabalhos que buscam identificar um conjunto de fatores responsáveis pela efetividade deste processo.  As primeiras investigações sobre esta efetividade datam do fim dos anos noventa e a primeira década do novo século, tais como as  realizadas por Peterson... leia mais

23 minutos

Coaching Executivo: Para Onde Vamos?

“A mudança é, ao mesmo tempo, criativa e destrutiva” Heráclito (Filósofo grego) A rapidez e a profundidade das mudanças no mundo contemporâneo já não mais nos surpreendem. Um desafio dos que ocupam posições de liderança nas organizações é mantê-las atuantes, eficazes e capacitadas a conviver construtivamente com um contexto mutante e imprevisível. ... leia mais

23 minutos

Intuição em Coaching Executivo

“Há indicações de que entidades profissionais estão reconhecendo a significância do papel da intuição na aprendizagem e no desenvolvimento” P. Mavor, E. Sadler-Smith e D.E. Gray (2015, p3). Introdução Vários Coaches experientes afirmam utilizar a intuição no seu trabalho. Outros  consideram a intuição como um aspecto crítico da prática do coaching.... leia mais

22 minutos

Coaching Executivo e Segurança Psicológica (A)

“Há um reconhecimento crescente  em todos os setores sobre a importância de dizermos o que pensamos” Amy C. Edmondson (1212) O termo “Segurança Psicológica” foi desenvolvido por Edmondson a partir do seu interesse sobre os fatores que contribuem para a eficácia das equipes de trabalhadores do conhecimento nas organizações. Já em 2008 escrevia ela que... leia mais

22 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium