Nosso coach João nos traz o seguinte caso: estou conduzindo um processo de coaching executivo em uma empresa que acaba de se fundir com outra. Esse fato mudou tudo! O objetivo de desenvolvimento da minha cliente passou a não fazer mais sentido. Além disso, há muitos anos tive uma interação com o CEO da empresa que se fundiu à organização na qual tenho clientes e esse encontro foi péssimo: achei-o arrogante e despreparado. Estou me sentindo inseguro. Há algo que eu possa fazer?
Caro João, processos de fusão de empresas são complexos e carregados de incertezas. Se por um lado unir duas empresas pode fazer muito sentido do ponto de vista financeiro e de mercado, elementos como cultura organizacional e comunicação interna são essenciais para que uma fusão de empresas faça sentido para as pessoas de ambas as organizações. Quando uma fusão de empresas é anunciada, dúvidas florescem e com elas o medo. Como você, de alguma maneira faz parte do sistema dessa empresa, parece que você também está experimentando algum temor. Dado esse contexto, vamos lidar com os temas mais específicos que você traz: a mudança de objetivo do coaching executivo e a impressão que você tem do CEO da nova empresa que resultou da fusão.