A nda existem perguntas n o respondidas relacionadas aos determinantes da efic cia do coaching G Bozer e R J Jones p In meros s o os estudos an lises e pesquisas que indicam que o coaching aplicado ao trabalho eficaz no entanto pouco se sabe sobre os determinantes desta efic cia A maioria das contribui es existentes tendem a focar o papel e as percep es do coach uma abordagem unilateral que desconsidera um player de fundamental import ncia o coachee raz o de ser do processo Boysen-Rotelli realizou uma pesquisa com coaches certificados pela ICF e dos seus coachees em pa ses indicando que a efic cia do coaching executivo uma responsabilidade do coach executivo e do coachee Al m disso identificou as sete compet ncias necess rias mais citadas da perspectiva dos coaches e dos coachees para um n vel mais elevado de efetividade As caracter sticas do coach mais citadas foram fazer perguntas relevantes e estimuladoras nbsp estimular a seguran a do coachee e confiar no coachee confidencialidade desafiar o coachee a desenvolver novas ideias e perspectivas nbsp considerar a intera o entre a vida pessoal e profissional do coachee considerar o coachee respons vel pela a o e cria o de resultados n o fazer julgamentos apoiar e estimular o coachee contribuir para que o coachee identifique e nbsp estabele a objetivos metas e a es de desenvolvimento nbsp As caracter sticas do coachee mais indicadas segundo a perspectiva do Coach foram estar totalmente presente nas sess es de coaching dar-se o tempo para esclarecer o que precisa deseja do coaching e estabelecer metas claras de desenvolvimento assumir riscos e fazer o que for necess rio para mudar praticar novas habilidades e comportamentos necess rios para seu desenvolvimento distinguir etapas e trabalhar suas metas de desenvolvimento em a es concretas e mensur veis manter sua coachabilidade e abertura para o feedback do coach nbsp refletir e reconhecer o empenho de ambos coach e coachee e comemorar os sucessos da caminhada nbsp Segundo a autora este levantamento representa uma contribui o para um modelo de efetividade do coaching vista da perspectiva do coach Embora continue sendo uma vis o unilateral tem o m rito de ressaltar o papel do coachee como um player importante na efic cia dos processos de coaching em geral e no de coaching executivo em particular Bozer e Jones realizaram uma meta-an lise da literatura especializada sobre os fatores que determinam a efic cia do coaching nbsp no trabalho workplace coaching abrangendo estudos de car ter qualitativo e quantitativo Para os autores o coaching no trabalho uma interven o que utiliza um relacionamento colaborativo reflexivo e focado em metas para alcan ar resultados profissionais valorizados pelo coachee Trata-se de uma abordagem de aprendizagem e desenvolvimento que coloca o aprendiz no centro da experi ncia de aprendizagem Bozer e Jones p Constitui pois uma forma de aprendizagem e desenvolvimento que por sua flexibilidade e customiza o compat vel com o dinamismo a volatilidade e a instabilidade nbsp do ambiente corporativo contempor neo Foram identificados os seguintes fatores como determinantes da efic cia do coaching no trabalho Autoefic cia - tem sido considerada como um previsor nbsp potente de motiva o envolvimento e desempenho A autoefic cia do coachee parece ser um antecedente de resultados baseados em habilidades tal como indicado pela nbsp melhoria de desempenho no trabalho nbsp atrav s da autoavalia o Considerando a exist ncia de v rias rela es constatadas na literatura especializada entre autoefic cia desempenho e resultados de treinamento os autores colocariam futuras investiga es sobre esta quest o na categoria de prioridade urgente p Motiva o para o coaching - considerada como receptividade para o coaching e comprometimento com a rela o de coaching p nbsp Bozer et al encontraram que este fator era um moderador significativo e um antecedente importante para os resultados do coaching nbsp Al m disso ressaltam a import ncia de investigar os efeitos da intera o entre nbsp motiva o para o coaching a autoefic cia e a orienta o de metas de aprendizagem nbsp nbsp que poder o promover ou prejudicar a efic cia do coaching Orienta o para metas Os estudos dispon veis consideram que orienta o para metas uma caracter stica individual est vel que parece indicar que o coachee nbsp acredita que pode mudar Esta condi o tender a influenciar o seu foco nas metas bem como propor-se metas desafiadoras e ser persistente na busca dos resultados desejados A rela o positiva entre orienta o para metas de aprendizagem e resultados de coaching compat vel com o pressuposto b sico do coaching de que as pessoas t m a capacidade de mudar e alcan ar suas metas Confian a um tema relevante na literatura especializada de coaching em particular no que se refere rela o coach-coachee Os autores consideram que o coachee precisa nbsp acreditar que confia no seu coach...