Conversas de feedback sensatas e com um objetivo ainda s o essenciais para ajudar as pessoas a crescerem e aprenderem a trabalhar melhor em conjunto H Hart Mas acontece que feedback n o ajuda o empregado a desenvolver-se M Buckingham e A Goodall Sobre Feedback O debate a respeito do uso do feedback nas organiza es n o novo e continua atraindo a aten o dos estudiosos e profissionais da rea de RH Num artigo do Harvard Business Review intitulado The Feedback Fallacy Buckingham e Goodall retomaram este tema pol mico que provocou algumas rea es e posicionamentos interessantes de profissionais que atuam na rea nbsp nbsp nbsp Segundo os autores citados os atuais gestores s o pressionados a dar feedback constante direta e criticamente embora as pesquisas indiquem que n o somos avaliadores confi veis que acreditamos ser da performance de outras pessoas cr ticas inibem a capacidade do c rebro de aprender nbsp excel ncia espec fica n o pode ser definida a priori e n o o oposto de fracasso A maioria dos debates entretanto sofre de uma limita o b sica pois n o existe um consenso sobre a defini o de feedback de seus objetivos e principalmente de sua pr tica Para Buckingham e Goodall feedback significa dizer para as pessoas o que pensamos de seu desempenho e como elas poderiam melhor -lo e afirmam que pesquisas realizadas indicam que dizer para as pessoas o que pensamos a respeito de sua performance n o contribui para o seu desenvolvimento e crescimento Apresentam ainda alguns argumentos adicionais Focar nas limita es das pessoas n o facilita a aprendizagem prejudica-a Atrair a aten o de terceiros atrav s de nossas for as catalisa a aprendizagem Dentre as a es para aperfei oar a aprendizagem cont nua prop em a an lise de resultados como estes foram alcan ados que benef cios geraram no passado e no presente e como poder o ser aperfei oados no futuro nbsp A nfase ser no entender por que os eventuais resultados n o foram atingidos e evitar que isto se repita Para Hargrove p um dos pioneiros do Coaching Executivo nbsp feedback essencial para a aprendizagem tanto a n vel individual como grupal e organizacional Sinaliza para as pessoas que habilidades e capacidades novas precisam ser desenvolvidas e gera insights sobre como aperfei oar os processos de trabalho Chapellow e McCauley relatam que sua experi ncia no Center for Creative Leadership -CCL levou-os a uma conclus o diferente Feedback tanto positivo como negativo essencial para ajudar os gestores a aperfei oarem suas melhores qualidades e tratar as suas piores de modo a destacarem-se como l deres Os autores concordam com algumas ideias apresentadas no artigo de Buckingham e Goodall Feedback r spido n o contribui para as pessoas florescerem e se destacarem Feedback positivo essencial para a aprendizagem Mandar as pessoas resolverem um problema frequentemente uma abordagem errada nbsp Entretanto discordam dos seguintes pontos As pessoas n o s o assessores confi veis de outras e por esta raz o d o feedback que est nbsp sujeito a distor es Feedback sobre limita es cria uma amea a que inibe a aprendizagem As pessoas deveriam focar somente nas suas for as Voc poder contribuir mais para sua organiza o ao melhorar as coisas nas quais voc j bom Osborn p criadora do curso online denominado Feedback Incentivo considera que nbsp no artigo de Buckingham e Goodall nbsp o que falta fun o vital de inten o positiva Dizer para as pessoas o que pensamos sobre o seu desempenho ajuda-as a florescer e a se destacarem por m somente se desejarmos genuinamente contribuir e disponibilizar o tempo necess rio para entender o contexto nbsp Caso contr rio afirma a autora o nosso feedback poder tornar-se frustrante em vez de motivador Osborn lembra tamb m que crescimento pessoal poder por vezes envolver um certo desconforto e que nossa experi ncia em dar e receber feedback um dos soft skills que alimenta nossa caminhada de autodesenvolvimento Os diferentes posicionamentos apresentados indicam que feedback traz consigo efeitos de car ter impactante tanto para quem d como para quem recebe Entendemos que sua fun o primeira disponibilizar informa es de car ter profissional de forma objetiva neutra e despida de julgamentos para algu m receptivo nbsp aberto e dispon vel contribuindo assim para expandir seu autoconhecimento e atualizar sua autoimagem Entretanto sabe-se que esta fun o frequentemente contaminada por julgamentos cr ticas observa es negativas de car ter pessoal que poder o distorcer o real objetivo do feedback al m correr o risco de causar desconforto em particular quando o feedback leva o receptor a identificar certos aspectos nbsp limitantes nbsp que at ent o ele n o reconhecia Orenstein p considera que se existe uma interven o que se destaca por seu potencial de ter um forte impacto no...