revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #112 - Setembro 2022

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Feedback ou Feedforward?

“Conversas de feedback sensatas e com um objetivo ainda são essenciais para ajudar as pessoas a crescerem e aprenderem a trabalhar melhor em conjunto”

H.Hart (2019)

“Mas acontece que feedback não ajuda o empregado a desenvolver-se”

M.Buckingham e A.Goodall (2019)


Sobre Feedback

O debate a respeito do uso do feedback nas organizações não é novo e continua atraindo a atenção dos estudiosos e profissionais da área de RH.

Num artigo do Harvard Business Review (2019), intitulado The Feedback Fallacy , Buckingham e Goodall (2019) retomaram este tema polêmico que provocou algumas reações e posicionamentos interessantes de profissionais que atuam na área.   

Segundo os autores citados, os atuais gestores são pressionados a “dar feedback – constante , direta e criticamente” embora as pesquisas indiquem que:

* não somos avaliadores confiáveis , que acreditamos ser, da performance de outras pessoas.

* críticas inibem a capacidade do cérebro de aprender.

*  excelência é específica, não pode ser definida a priori e não é o oposto de fracasso.

A maioria dos debates, entretanto, sofre de uma limitação básica, pois não existe um consenso sobre a definição de feedback, de seus objetivos e, principalmente, de sua prática.

Para Buckingham e Goodall (2019), “feedback significa dizer para as pessoas o que pensamos de seu desempenho e como elas poderiam melhorá-lo” e afirmam que pesquisas realizadas indicam que “dizer para as pessoas o que pensamos a respeito de sua performance não contribui para o seu desenvolvimento e crescimento”.

Apresentam ainda alguns argumentos adicionais:

# Focar nas limitações das pessoas não facilita a aprendizagem, prejudica-a;

# Atrair a atenção de terceiros através de nossas forças catalisa a aprendizagem.

Dentre as ações para aperfeiçoar a aprendizagem contínua, propõem a análise de resultados, como estes foram alcançados, que benefícios geraram no passado e no presente e como poderão ser aperfeiçoados no futuro.  A ênfase será no entender por que os eventuais resultados não foram atingidos e evitar que isto se repita.

Para Hargrove,(1995, p.162) um dos pioneiros do Coaching Executivo,  “feedback é essencial para a aprendizagem, tanto a nível individual como grupal e organizacional. Sinaliza para as pessoas que habilidades e capacidades novas precisam ser desenvolvidas e gera insights sobre como aperfeiçoar os processos de trabalho”

Chapellow e McCauley (2019). relatam que sua experiência no Center for Creative Leadership -CCL, levou-os a uma conclusão diferente. “Feedback, tanto positivo como negativo, é essencial para ajudar os gestores a aperfeiçoarem suas melhores qualidades e tratar as suas piores de modo a destacarem-se como líderes”.

Os autores concordam com algumas ideias apresentadas no artigo de Buckingham e Goodall:

* Feedback ríspido não contribui para as pessoas florescerem e se destacarem

* Feedback positivo é essencial para a aprendizagem

* Mandar as pessoas resolverem um problema é, frequentemente, uma abordagem errada. 

Entretanto, discordam dos seguintes pontos:

* As pessoas não são assessores confiáveis de outras e por esta razão dão feedback que está  sujeito a distorções;

*Feedback sobre limitações cria uma ameaça que inibe a aprendizagem;

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Coaching Executivo e Inteligência Artificial

“ Foi-se o tempo em que a Inteligência Artificial  (IA) era  apenas uma fascinação para os entusiastas da tecnologia” T. Ramos (2023) “Duvide da habilidade de um coach IA (Inteligência Artificial) competir hoje com um coach humano “. Terblanche et al. (2022). A Inteligência, Artificial (IA) tem alcançado avanços notáveis gerando debates a... leia mais

21 minutos

O Mundo Empresarial em Mutação e os Desafios do Coach Executivo

“Entretanto há uma concordância generalizada de que, como processo de aprendizagem, o coaching executivo ainda está “construindo sua identidade“ Helen Paige (2002) Embora nos idos de 2002  Paige (2002, p. 61) tenha feito a  afirmação acima,  esta construção/reconstrução  da identidade do coaching executivo continua buscando ... leia mais

23 minutos

Por que e para que Coaching Organizacional?

“Coaching não é a única atividade profissional que enfrenta  o desafio das diferentes  considerações e ideias dos  inúmeros stakeholders a respeito de seus propósitos”Tatiana Bachkirova (2024) ----------------------------------   Introdução A utilização do coaching nas organizações produtoras de bens e serviços tem recebido diferentes denominações... leia mais

24 minutos

Revisitando a Coachabilidade

“ Pesquisadores e profissionais frequentemente analisam o Coaching de forma isolada, sem considerar o impacto que os Coachees têm sobre o sucesso do processo de Coaching” Weiss, J.A. e Merrigan, M., (2021) “Pouca atenção tem sido dedicada ao papel que a coachabilidade  tem no alcance de resultados de desenvolvimento e de mudança comportamental” K. J.Cavanaugh et al.... leia mais

23 minutos

O Mundo Empresarial em Mutação e os Desafios do Coach Executivo

Embora nos idos de 2002 Paige (2002, p. 61) tenha feito a  afirmação acima,  esta construção/reconstrução  da identidade do coaching executivo continua buscando  compatibilizar-se com as demandas contemporâneas, fruto das  profundas e rápidas transformações do mundo empresarial. A autora nos surpreende com a atualidade e amplitude de suas observações, muitas... leia mais

23 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium