icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #112 - Setembro 2022

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Feedback ou Feedforward?

Conversas de feedback sensatas e com um objetivo ainda s o essenciais para ajudar as pessoas a crescerem e aprenderem a trabalhar melhor em conjunto H Hart Mas acontece que feedback n o ajuda o empregado a desenvolver-se M Buckingham e A Goodall Sobre Feedback O debate a respeito do uso do feedback nas organiza es n o novo e continua atraindo a aten o dos estudiosos e profissionais da rea de RH Num artigo do Harvard Business Review intitulado The Feedback Fallacy Buckingham e Goodall retomaram este tema pol mico que provocou algumas rea es e posicionamentos interessantes de profissionais que atuam na rea nbsp nbsp nbsp Segundo os autores citados os atuais gestores s o pressionados a dar feedback constante direta e criticamente embora as pesquisas indiquem que n o somos avaliadores confi veis que acreditamos ser da performance de outras pessoas cr ticas inibem a capacidade do c rebro de aprender nbsp excel ncia espec fica n o pode ser definida a priori e n o o oposto de fracasso A maioria dos debates entretanto sofre de uma limita o b sica pois n o existe um consenso sobre a defini o de feedback de seus objetivos e principalmente de sua pr tica Para Buckingham e Goodall feedback significa dizer para as pessoas o que pensamos de seu desempenho e como elas poderiam melhor -lo e afirmam que pesquisas realizadas indicam que dizer para as pessoas o que pensamos a respeito de sua performance n o contribui para o seu desenvolvimento e crescimento Apresentam ainda alguns argumentos adicionais Focar nas limita es das pessoas n o facilita a aprendizagem prejudica-a Atrair a aten o de terceiros atrav s de nossas for as catalisa a aprendizagem Dentre as a es para aperfei oar a aprendizagem cont nua prop em a an lise de resultados como estes foram alcan ados que benef cios geraram no passado e no presente e como poder o ser aperfei oados no futuro nbsp A nfase ser no entender por que os eventuais resultados n o foram atingidos e evitar que isto se repita Para Hargrove p um dos pioneiros do Coaching Executivo nbsp feedback essencial para a aprendizagem tanto a n vel individual como grupal e organizacional Sinaliza para as pessoas que habilidades e capacidades novas precisam ser desenvolvidas e gera insights sobre como aperfei oar os processos de trabalho Chapellow e McCauley relatam que sua experi ncia no Center for Creative Leadership -CCL levou-os a uma conclus o diferente Feedback tanto positivo como negativo essencial para ajudar os gestores a aperfei oarem suas melhores qualidades e tratar as suas piores de modo a destacarem-se como l deres Os autores concordam com algumas ideias apresentadas no artigo de Buckingham e Goodall Feedback r spido n o contribui para as pessoas florescerem e se destacarem Feedback positivo essencial para a aprendizagem Mandar as pessoas resolverem um problema frequentemente uma abordagem errada nbsp Entretanto discordam dos seguintes pontos As pessoas n o s o assessores confi veis de outras e por esta raz o d o feedback que est nbsp sujeito a distor es Feedback sobre limita es cria uma amea a que inibe a aprendizagem As pessoas deveriam focar somente nas suas for as Voc poder contribuir mais para sua organiza o ao melhorar as coisas nas quais voc j bom Osborn p criadora do curso online denominado Feedback Incentivo considera que nbsp no artigo de Buckingham e Goodall nbsp o que falta fun o vital de inten o positiva Dizer para as pessoas o que pensamos sobre o seu desempenho ajuda-as a florescer e a se destacarem por m somente se desejarmos genuinamente contribuir e disponibilizar o tempo necess rio para entender o contexto nbsp Caso contr rio afirma a autora o nosso feedback poder tornar-se frustrante em vez de motivador Osborn lembra tamb m que crescimento pessoal poder por vezes envolver um certo desconforto e que nossa experi ncia em dar e receber feedback um dos soft skills que alimenta nossa caminhada de autodesenvolvimento Os diferentes posicionamentos apresentados indicam que feedback traz consigo efeitos de car ter impactante tanto para quem d como para quem recebe Entendemos que sua fun o primeira disponibilizar informa es de car ter profissional de forma objetiva neutra e despida de julgamentos para algu m receptivo nbsp aberto e dispon vel contribuindo assim para expandir seu autoconhecimento e atualizar sua autoimagem Entretanto sabe-se que esta fun o frequentemente contaminada por julgamentos cr ticas observa es negativas de car ter pessoal que poder o distorcer o real objetivo do feedback al m correr o risco de causar desconforto em particular quando o feedback leva o receptor a identificar certos aspectos nbsp limitantes nbsp que at ent o ele n o reconhecia Orenstein p considera que se existe uma interven o que se destaca por seu potencial de ter um forte impacto no...
Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Quem confia na Inteligência Artificial (IA)?

A Inteligência Artificial tem contribuído para a rapidez da transformação do nosso modus vivendi, estimulando a renovação, elevando a produtividade, a eficácia e baixando custos embora, em certos casos, sua utilização poderá tornar-se distorcida ou apresentar riscos. O levantamento conjunto realizado pela Universidade de Queensland e pela consultoria KPMG das Austrália, intitulado... leia mais

21 minutos

Coaching Organizacional e Inteligência Artificial (IA)

“O rápido crescimento da inteligência artificial (IA) contaminou a comunidade de coaching, gerando  uma enorme onda de entusiasmo e ansiedade” Bachkirova, T.  e Kemp, R. (2024).     Estudiosos da área de coaching organizacional tem publicado alguns trabalhos sobre os possíveis impactos da IA nos processos de coaching organizacional. Bachkirova e... leia mais

20 minutos

O Futuro do Coaching Organizacional

“Trabalhamos em organizações vivas que respiram e trazem consigo suas próprias peculiaridades culturais e seus sucessos.” R. Levin (2024)   Na atualidade, num mundo fragmentado e imprevisível, as lideranças empresariais tem enfrentado dificuldades crescentes.Dentre elas lembramos as mudanças rápidas da tecnologia e de uma força de trabalho em busca de autonomia,... leia mais

20 minutos

Será o Coaching Executivo a solução adequada?

“Coaching Executivo é um compromisso confidencial e personalizado voltado para atender as necessidades do executivo e da organização que paga pelos serviços” Kauffman, C. e Coutu, D. (2009)   Como já afirmava Hudson (1999, p. 25/26), “Coaching não é dar conselhos. É estabelecer uma relação vital durante um tempo com clientes que que buscam clareza e habilidades... leia mais

19 minutos

Será o Coaching Executivo a solução adequada?

“Coaching Executivo é um compromisso confidencial e personalizado voltado para atender as necessidades do executivo e da organização que paga pelos serviços” - Kauffman, C. e Coutu, D. (2009) Como já afirmava Hudson (1999, p. 25/26), “Coaching não é dar conselhos. É estabelecer uma relação vital durante um tempo com clientes que que buscam clareza e habilidades... leia mais

19 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium