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Edição #111 - Agosto 2022

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Coaching em Educação: O papel do Coach

Coaching permite que as pr ticas atuais sejam ampliadas e refinadas e os que as preconizam para a educa o apoiam-se nas evid ncias das pesquisas para ressaltar como coaching eleva os nbsp resultados dos estudantes e acentua o desenvolvimento profissional R Lofthouse e T Hollweck Como lembra Whitmore p coaching n o simplesmente uma t cnica a ser disponibilizada e aplicada de forma r gida em determinadas circunst ncias uma maneira de gerenciar um modo de tratar as pessoas uma forma de pensar um jeito de ser Coaching em educa o compartilha destas caracter sticas uma interven o de car ter eminentemente nbsp colaborativo que envolve coaches coachees e demais atores os stakeholders no processo de coaching Constitui um conjunto de a es nbsp nbsp no ambiente educacional com o objetivo de contribuir para o aperfei oamento cont nuo do processo de forma o do estudante Seu foco portanto concentra-se nos resultados que direta ou indiretamente beneficiar o o corpo discente e por extens o os demais envolvidos neste processo O Coaching em Educa o apresenta in meras facetas e como lembra Lofthouse n o existe uma defini o clara de qualifica es nem requisitos m nimos para coaches atuando em contextos educacionais Tal condi o tem limitado o desenvolvimento de profissionais adequadamente preparados para atuar nesta rea espec fica al m de dificultar a busca de profissionais competentes para prestar servi os em institui es escolares interessadas em adotar esta interven o Outro fator limitante a relativa escassez de estudos e pesquisas sistem ticos dispon veis para responder a uma quest o que crucial para o adequado crescimento do Coaching Educacional como uma rea especializada isto Quem o Coach Educacional e qual o seu papel como profissional Nieuwerburgh e Barr p observam que o termo coaching nem sempre usado adequadamente no ambiente educacional Entendem os autores que trata-se de uma interven o facilitadora voltada para apoiar o coachee a assumir a responsabilidade de adequar seu comportamento ou sua maneira de pensar para atingir resultados melhores Para Lofthouse e Hollweck p As conversas de coaching est o ancoradas em confian a seguran a respeito m tuo e curiosidade nbsp e o sucesso do coaching aumenta quando o foco claro pap is s o definidos h estrutura e uma melhor compreens o nbsp sobre como dar e receber feedback construtivos Lofthouse numa das poucas pesquisas dispon veis sobre o tema focou aspectos espec ficos do trabalho do coach educacional j que este atua num ambiente sui-generis cuja complexidade e variabilidade geram demandas diferenciadas das lideran as dos professores dos estudantes e dos demais players envolvidos em atividades relacionadas com a educa o formal Dentre os aspectos de um coach educacional considerados relevantes pelos profissionais nbsp nbsp que participaram da mencionada pesquisa foram levantados nbsp nbsp os seguintes pontos - A percep o dos entrevistados de que o desenvolvimento das pr ticas por eles utilizadas d -se em grande parte atrav s da oportunidade de novos trabalhos empregos e do seu pr prio aperfei oamento profissional Os seis coaches entrevistados vivenciaram a experi ncia de nbsp coaching nbsp como um processo formativo atrav s do qual aprenderam mais sobre si mesmos sobre os diferentes contextos organizacionais sobre suas habilidades e sua capacita o para nbsp atuar como coach Enfatizaram tamb m que Coaching em Educa o n o uma pr tica est tica nem um mero conjunto de habilidades mas algo que evolui atrav s do tempo - Os entrevistados identificaram nbsp que o processo de contrata o dos seus servi os nbsp combinado com o seu n vel de expertise e experi ncia contribuem para nbsp criar um equil brio de poder nos relacionamentos que se estabelecem entre os envolvidos nas interven es de coaching - Os entrevistados consideraram como relacionamentos efetivos de coaching aqueles nos quais coach e coachee se unem para discutir d vidas e a es do coachee bem como a disponibilidade do coach de facilitar a abertura do coachee via utiliza o da escuta ativa e da sua habilidade de criar um espa o n o julgador n o avaliativo - Uma rela o de confian a m tua e de seguran a psicol gica entre coach e coachee foi caracterizada pela presen a do sigilo e da confidencialidade obtida atrav s da constru o conjunta cumulativa e gradual no decorrer do processo de coaching - A coer ncia e a congru ncia entre valores pessoais e as pr ticas profissionais do coach tendem a nbsp nbsp gerar um ambiente relacional tranquilo seguro e produtivo para o processo de coaching Os aspectos acima mencionados entretanto nem sempre est o presentes nas pr ticas dos coaches que atuam em rea educacional uma vez que n o existem padr es estabelecidos nem entidades formadoras especializadas em coaching educacional Conv m ressaltar tamb m que certas caracter sticas socio- culturais das entidades educacionais poder o ser incompat veis com alguma destas pr ticas Echegaray em sua tese de doutoramento aborda a quest o...
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