revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #111 - Agosto 2022

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Coaching em Educação: O papel do Coach

“Coaching permite que as práticas atuais sejam ampliadas e refinadas e os que as preconizam para a educação apoiam-se nas evidências das pesquisas para ressaltar como coaching eleva os  resultados dos estudantes e acentua o desenvolvimento profissional”

R. Lofthouse e T. Hollweck (2021)

Como lembra Whitmore (2004, p.18) “coaching não é simplesmente uma técnica a ser disponibilizada e aplicada de forma rígida em determinadas circunstâncias. É uma maneira de gerenciar, é um modo de tratar as pessoas, é uma forma de pensar, é um jeito de ser”

Coaching em educação compartilha destas características. É uma intervenção de caráter eminentemente  colaborativo que envolve coaches, coachees e demais atores, os stakeholders , no processo de coaching. Constitui um conjunto de ações   no ambiente educacional com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento contínuo do processo de formação do estudante. Seu foco, portanto, concentra-se nos resultados que, direta ou indiretamente beneficiarão o corpo discente e, por extensão, os demais envolvidos neste processo.

O Coaching em Educação apresenta inúmeras facetas e, como lembra Lofthouse (2018), não existe uma definição clara de qualificações, nem requisitos mínimos para coaches atuando em contextos educacionais. Tal condição tem limitado o desenvolvimento de profissionais adequadamente preparados para atuar nesta área específica, além de dificultar a busca de profissionais competentes para prestar serviços em instituições escolares interessadas em adotar esta intervenção.

Outro fator limitante é a relativa escassez de estudos e pesquisas sistemáticos disponíveis para responder a uma questão que é crucial para o adequado crescimento do Coaching Educacional como uma área especializada, isto é, Quem é o Coach Educacional e qual é o seu papel como profissional.


Nieuwerburgh e Barr (2016, p.1)) observam que o termo coaching nem sempre é usado adequadamente no ambiente educacional. Entendem os autores que trata-se de “uma intervenção facilitadora, voltada para apoiar o coachee a assumir a responsabilidade de adequar seu comportamento ou sua maneira de pensar para atingir resultados melhores”

Para Lofthouse e Hollweck (2021), p. 6) “ As conversas de coaching estão ancoradas em confiança, segurança, respeito mútuo e curiosidade”  e “o sucesso do coaching aumenta quando o foco é claro, papéis são definidos, há estrutura e uma melhor compreensão  sobre como dar e receber feedback construtivos”.

Lofthouse (2018), numa das poucas pesquisas disponíveis sobre o tema, focou aspectos específicos do trabalho do coach educacional, já que este atua num ambiente sui-generis, cuja complexidade e variabilidade geram demandas diferenciadas das lideranças, dos professores, dos estudantes e dos demais players envolvidos em atividades relacionadas com a educação formal.

Dentre os aspectos de um coach educacional considerados relevantes pelos 6 profissionais   que participaram da mencionada pesquisa foram levantados   os seguintes pontos:

1 - A percepção dos entrevistados de que o desenvolvimento das práticas por eles utilizadas dá-se, em grande parte, através da oportunidade de novos trabalhos/empregos e do seu próprio aperfeiçoamento profissional. Os seis coaches entrevistados vivenciaram a experiência de  coaching  como um processo formativo, através do qual aprenderam mais sobre si mesmos, sobre os diferentes contextos organizacionais , sobre suas habilidades e sua capacitação para  atuar como coach. Enfatizaram, também, que Coaching em Educação não é uma prática estática, nem um mero conjunto de habilidades, mas algo que evolui através do tempo.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Coaching Executivo e Inteligência Artificial

“ Foi-se o tempo em que a Inteligência Artificial  (IA) era  apenas uma fascinação para os entusiastas da tecnologia” T. Ramos (2023) “Duvide da habilidade de um coach IA (Inteligência Artificial) competir hoje com um coach humano “. Terblanche et al. (2022). A Inteligência, Artificial (IA) tem alcançado avanços notáveis gerando debates a... leia mais

21 minutos

O Mundo Empresarial em Mutação e os Desafios do Coach Executivo

“Entretanto há uma concordância generalizada de que, como processo de aprendizagem, o coaching executivo ainda está “construindo sua identidade“ Helen Paige (2002) Embora nos idos de 2002  Paige (2002, p. 61) tenha feito a  afirmação acima,  esta construção/reconstrução  da identidade do coaching executivo continua buscando ... leia mais

23 minutos

Por que e para que Coaching Organizacional?

“Coaching não é a única atividade profissional que enfrenta  o desafio das diferentes  considerações e ideias dos  inúmeros stakeholders a respeito de seus propósitos”Tatiana Bachkirova (2024) ----------------------------------   Introdução A utilização do coaching nas organizações produtoras de bens e serviços tem recebido diferentes denominações... leia mais

24 minutos

Revisitando a Coachabilidade

“ Pesquisadores e profissionais frequentemente analisam o Coaching de forma isolada, sem considerar o impacto que os Coachees têm sobre o sucesso do processo de Coaching” Weiss, J.A. e Merrigan, M., (2021) “Pouca atenção tem sido dedicada ao papel que a coachabilidade  tem no alcance de resultados de desenvolvimento e de mudança comportamental” K. J.Cavanaugh et al.... leia mais

23 minutos

O Mundo Empresarial em Mutação e os Desafios do Coach Executivo

Embora nos idos de 2002 Paige (2002, p. 61) tenha feito a  afirmação acima,  esta construção/reconstrução  da identidade do coaching executivo continua buscando  compatibilizar-se com as demandas contemporâneas, fruto das  profundas e rápidas transformações do mundo empresarial. A autora nos surpreende com a atualidade e amplitude de suas observações, muitas... leia mais

23 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium