revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #110 - Julho 2022

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Coaching Aplicado à Educação

“Há um reconhecimento crescente da necessidade de uma reforma educacional em larga escala para lidar com os desafios do século XXI”

M. Devine, R. Meyers e C. Houssemand (2013).

 

"Líderes educacionais enfrentam mudanças sem desenvolvimento de novas estratégias e processos que elevem a eficácia dos professores, o desempenho dos alunos e o desenvolvimento profissional dos administradores"

Chandler, M. et al. (2011)

 


Introdução:

A educação é uma das importantes áreas de atividade no mundo contemporâneo, abrangendo desde as chamadas escolas maternais até os mais sofisticados cursos de pós-graduação.

Ao definir coaching como “ desencadear o potencial de uma pessoa para maximizar seu desempenho” Whitmore ( 1992, p. 8) caracteriza o processo de coaching de uma forma ampla inclusiva, participativa, liberadora e potente, com amplo potencial de aplicação na área educacional. Estudos sobre liderança na área educacional sugerem que a sua efetividade tende a elevar os resultados alcançados pelos estudantes em todos os níveis.

O interesse sobre coaching aplicado à Educação, embora existente desde o início do século XXI, tem crescido na última década, especialmente em países como Australia, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos. Observa-se uma utilização crescente de coaches profissionais nos processos de desenvolvimento de lideranças do setor educacional.

Segundo Nieuwerburgh e Barr (2016, p. 1) “Coaching em educação” abrange um largo campo de aplicação “cujo objetivo é elevar resultados para educandos e para o contexto educacional” abrangendo educadores, educandos, gestores e demais membros da comunidade educacional.

Trata-se de uma intervenção de caráter desenvolvimentista que poderá ampliar não só o repertório dos educadores, mas também dos demais envolvidos no processo educacional , além de cultivar uma cultura de coaching nas organizações educacionais através de uma abordagem não diretiva voltada para o exercício autoaprendizagem contínua.

Dada a complexidade e variedade de aspectos que caracterizam a área educacional, distinguimos os seguintes campos de aplicação do coaching em educação:

1 - Coaching para os que ocupam posições de gestão nas instituições educacionais

Voltado para o autodesenvolvimento pessoal e profissional dos gestores que estimule a criação de um contexto favorável à criação/manutenção de uma cultura de coaching orientada para a autonomia. Como lembram Devine et al. (2013, p. 1382), “ O modelo convencional de transmissão de educação está sendo questionado, como também o foco nos resultados da educação”.

Considerando que coaching pode ser entendido como “uma abordagem holística e multifacetada de aprendizagem e mudança” (Skiffington e Zeus, 2003, p.30), esta intervenção assume um papel relevante na educação, seja em sala de aula, seja no desenvolvimento das lideranças e dos demais atores do sistema educacional como um todo.

Os que ocupam posições de liderança nas instituições educacionais, tanto públicas como privadas, tem sofrido crescente pressão das lideranças governamentais, bem como das comunidades locais, dos pais e do público em geral ,no sentido de equacionar problemas e dificuldades encontradas nos sistemas educacionais vigentes.

Tal situação, como indicam certos estudos, tem enfatizado a importância da liderança como um fator significativo para a melhoria contínua das instituições escolares e da qualidade dos resultados do ensino para os educandos.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Coaching Executivo e Inteligência Artificial

“ Foi-se o tempo em que a Inteligência Artificial  (IA) era  apenas uma fascinação para os entusiastas da tecnologia” T. Ramos (2023) “Duvide da habilidade de um coach IA (Inteligência Artificial) competir hoje com um coach humano “. Terblanche et al. (2022). A Inteligência, Artificial (IA) tem alcançado avanços notáveis gerando debates a... leia mais

21 minutos

O Mundo Empresarial em Mutação e os Desafios do Coach Executivo

“Entretanto há uma concordância generalizada de que, como processo de aprendizagem, o coaching executivo ainda está “construindo sua identidade“ Helen Paige (2002) Embora nos idos de 2002  Paige (2002, p. 61) tenha feito a  afirmação acima,  esta construção/reconstrução  da identidade do coaching executivo continua buscando ... leia mais

23 minutos

Por que e para que Coaching Organizacional?

“Coaching não é a única atividade profissional que enfrenta  o desafio das diferentes  considerações e ideias dos  inúmeros stakeholders a respeito de seus propósitos”Tatiana Bachkirova (2024) ----------------------------------   Introdução A utilização do coaching nas organizações produtoras de bens e serviços tem recebido diferentes denominações... leia mais

24 minutos

Revisitando a Coachabilidade

“ Pesquisadores e profissionais frequentemente analisam o Coaching de forma isolada, sem considerar o impacto que os Coachees têm sobre o sucesso do processo de Coaching” Weiss, J.A. e Merrigan, M., (2021) “Pouca atenção tem sido dedicada ao papel que a coachabilidade  tem no alcance de resultados de desenvolvimento e de mudança comportamental” K. J.Cavanaugh et al.... leia mais

23 minutos

O Mundo Empresarial em Mutação e os Desafios do Coach Executivo

Embora nos idos de 2002 Paige (2002, p. 61) tenha feito a  afirmação acima,  esta construção/reconstrução  da identidade do coaching executivo continua buscando  compatibilizar-se com as demandas contemporâneas, fruto das  profundas e rápidas transformações do mundo empresarial. A autora nos surpreende com a atualidade e amplitude de suas observações, muitas... leia mais

23 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium