“Há um reconhecimento crescente da necessidade de uma reforma educacional em larga escala para lidar com os desafios do século XXI”
M. Devine, R. Meyers e C. Houssemand (2013).
"Líderes educacionais enfrentam mudanças sem desenvolvimento de novas estratégias e processos que elevem a eficácia dos professores, o desempenho dos alunos e o desenvolvimento profissional dos administradores"
Chandler, M. et al. (2011)
Introdução:
A educação é uma das importantes áreas de atividade no mundo contemporâneo, abrangendo desde as chamadas escolas maternais até os mais sofisticados cursos de pós-graduação.
Ao definir coaching como “ desencadear o potencial de uma pessoa para maximizar seu desempenho” Whitmore ( 1992, p. 8) caracteriza o processo de coaching de uma forma ampla inclusiva, participativa, liberadora e potente, com amplo potencial de aplicação na área educacional. Estudos sobre liderança na área educacional sugerem que a sua efetividade tende a elevar os resultados alcançados pelos estudantes em todos os níveis.
O interesse sobre coaching aplicado à Educação, embora existente desde o início do século XXI, tem crescido na última década, especialmente em países como Australia, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos. Observa-se uma utilização crescente de coaches profissionais nos processos de desenvolvimento de lideranças do setor educacional.
Segundo Nieuwerburgh e Barr (2016, p. 1) “Coaching em educação” abrange um largo campo de aplicação “cujo objetivo é elevar resultados para educandos e para o contexto educacional” abrangendo educadores, educandos, gestores e demais membros da comunidade educacional.
Trata-se de uma intervenção de caráter desenvolvimentista que poderá ampliar não só o repertório dos educadores, mas também dos demais envolvidos no processo educacional , além de cultivar uma cultura de coaching nas organizações educacionais através de uma abordagem não diretiva voltada para o exercício autoaprendizagem contínua.
Dada a complexidade e variedade de aspectos que caracterizam a área educacional, distinguimos os seguintes campos de aplicação do coaching em educação:
1 - Coaching para os que ocupam posições de gestão nas instituições educacionais
Voltado para o autodesenvolvimento pessoal e profissional dos gestores que estimule a criação de um contexto favorável à criação/manutenção de uma cultura de coaching orientada para a autonomia. Como lembram Devine et al. (2013, p. 1382), “ O modelo convencional de transmissão de educação está sendo questionado, como também o foco nos resultados da educação”.
Considerando que coaching pode ser entendido como “uma abordagem holística e multifacetada de aprendizagem e mudança” (Skiffington e Zeus, 2003, p.30), esta intervenção assume um papel relevante na educação, seja em sala de aula, seja no desenvolvimento das lideranças e dos demais atores do sistema educacional como um todo.
Os que ocupam posições de liderança nas instituições educacionais, tanto públicas como privadas, tem sofrido crescente pressão das lideranças governamentais, bem como das comunidades locais, dos pais e do público em geral ,no sentido de equacionar problemas e dificuldades encontradas nos sistemas educacionais vigentes.
Tal situação, como indicam certos estudos, tem enfatizado a importância da liderança como um fator significativo para a melhoria contínua das instituições escolares e da qualidade dos resultados do ensino para os educandos.