H um reconhecimento crescente da necessidade de uma reforma educacional em larga escala para lidar com os desafios do s culo XXI M Devine R Meyers e C Houssemand nbsp L deres educacionais enfrentam mudan as sem desenvolvimento de novas estrat gias e processos que elevem a efic cia dos professores o desempenho dos alunos e o desenvolvimento profissional dos administradores Chandler M et al nbsp Introdu o A educa o uma das importantes reas de atividade no mundo contempor neo abrangendo desde as chamadas escolas maternais at os mais sofisticados cursos de p s-gradua o Ao definir coaching como desencadear o potencial de uma pessoa para maximizar seu desempenho Whitmore p caracteriza o processo de coaching de uma forma ampla inclusiva participativa liberadora e potente com amplo potencial de aplica o na rea educacional Estudos sobre lideran a na rea educacional sugerem que a sua efetividade tende a elevar os resultados alcan ados pelos estudantes em todos os n veis O interesse sobre coaching aplicado Educa o embora existente desde o in cio do s culo XXI tem crescido na ltima d cada especialmente em pa ses como Australia Reino Unido Canad e Estados Unidos Observa-se uma utiliza o crescente de coaches profissionais nos processos de desenvolvimento de lideran as do setor educacional Segundo Nieuwerburgh e Barr p Coaching em educa o abrange um largo campo de aplica o cujo objetivo elevar resultados para educandos e para o contexto educacional abrangendo educadores educandos gestores e demais membros da comunidade educacional Trata-se de uma interven o de car ter desenvolvimentista que poder ampliar n o s o repert rio dos educadores mas tamb m dos demais envolvidos no processo educacional al m de cultivar uma cultura de coaching nas organiza es educacionais atrav s de uma abordagem n o diretiva voltada para o exerc cio autoaprendizagem cont nua Dada a complexidade e variedade de aspectos que caracterizam a rea educacional distinguimos os seguintes campos de aplica o do coaching em educa o - Coaching para os que ocupam posi es de gest o nas institui es educacionais Voltado para o autodesenvolvimento pessoal e profissional dos gestores que estimule a cria o de um contexto favor vel cria o manuten o de uma cultura de coaching orientada para a autonomia Como lembram Devine et al p O modelo convencional de transmiss o de educa o est sendo questionado como tamb m o foco nos resultados da educa o Considerando que coaching pode ser entendido como uma abordagem hol stica e multifacetada de aprendizagem e mudan a Skiffington e Zeus p esta interven o assume um papel relevante na educa o seja em sala de aula seja no desenvolvimento das lideran as e dos demais atores do sistema educacional como um todo Os que ocupam posi es de lideran a nas institui es educacionais tanto p blicas como privadas tem sofrido crescente press o das lideran as governamentais bem como das comunidades locais dos pais e do p blico em geral no sentido de equacionar problemas e dificuldades encontradas nos sistemas educacionais vigentes Tal situa o como indicam certos estudos tem enfatizado a import ncia da lideran a como um fator significativo para a melhoria cont nua das institui es escolares e da qualidade dos resultados do ensino para os educandos Coaching tende n o s a elevar a compet ncia dos respectivos gestores mas tamb m sua capacidade de gerir produtivamente uma entidade educacional de modo a criar ambientes prop cios ao desenvolvimento simult neo do corpo docente e discente ao refor ar estimular e apoiar a aprendizagem cont nua de todos os envolvidos Para Devine et al p Coaching para a lideran a da escola vital Lembram que l deres educacionais efetivos criam ambientes que geram capacidade de desenvolvimento refor am e sustentam a aprendizagem cont nua e contribuem para elevar o n vel de aproveitamento do estudante Segundo Chandler et al p os gestores escolares precisam aperfei oar a efetividade de sua lideran a e as habilidades de l deres de sucesso Um estudo realizado nos USA Goff et al com diretores do ensino elementar que receberam coaching e feedback sistem ticos durante um ano indica que estes apresentavam maior probabilidade de mudar seu comportamento profissional do que aqueles que s receberam feedback Nieuwerburgh et al realizaram uma pesquisa com candidatos a gestores escolares que fizeram horas de coaching como parte de um programa de desenvolvimento na Australia Os participantes informaram que tiveram tempo e espa o para refletir sentiram-se seguros para...