icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #110 - Julho 2022

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Coaching Aplicado à Educação

H um reconhecimento crescente da necessidade de uma reforma educacional em larga escala para lidar com os desafios do s culo XXI M Devine R Meyers e C Houssemand nbsp L deres educacionais enfrentam mudan as sem desenvolvimento de novas estrat gias e processos que elevem a efic cia dos professores o desempenho dos alunos e o desenvolvimento profissional dos administradores Chandler M et al nbsp Introdu o A educa o uma das importantes reas de atividade no mundo contempor neo abrangendo desde as chamadas escolas maternais at os mais sofisticados cursos de p s-gradua o Ao definir coaching como desencadear o potencial de uma pessoa para maximizar seu desempenho Whitmore p caracteriza o processo de coaching de uma forma ampla inclusiva participativa liberadora e potente com amplo potencial de aplica o na rea educacional Estudos sobre lideran a na rea educacional sugerem que a sua efetividade tende a elevar os resultados alcan ados pelos estudantes em todos os n veis O interesse sobre coaching aplicado Educa o embora existente desde o in cio do s culo XXI tem crescido na ltima d cada especialmente em pa ses como Australia Reino Unido Canad e Estados Unidos Observa-se uma utiliza o crescente de coaches profissionais nos processos de desenvolvimento de lideran as do setor educacional Segundo Nieuwerburgh e Barr p Coaching em educa o abrange um largo campo de aplica o cujo objetivo elevar resultados para educandos e para o contexto educacional abrangendo educadores educandos gestores e demais membros da comunidade educacional Trata-se de uma interven o de car ter desenvolvimentista que poder ampliar n o s o repert rio dos educadores mas tamb m dos demais envolvidos no processo educacional al m de cultivar uma cultura de coaching nas organiza es educacionais atrav s de uma abordagem n o diretiva voltada para o exerc cio autoaprendizagem cont nua Dada a complexidade e variedade de aspectos que caracterizam a rea educacional distinguimos os seguintes campos de aplica o do coaching em educa o - Coaching para os que ocupam posi es de gest o nas institui es educacionais Voltado para o autodesenvolvimento pessoal e profissional dos gestores que estimule a cria o de um contexto favor vel cria o manuten o de uma cultura de coaching orientada para a autonomia Como lembram Devine et al p O modelo convencional de transmiss o de educa o est sendo questionado como tamb m o foco nos resultados da educa o Considerando que coaching pode ser entendido como uma abordagem hol stica e multifacetada de aprendizagem e mudan a Skiffington e Zeus p esta interven o assume um papel relevante na educa o seja em sala de aula seja no desenvolvimento das lideran as e dos demais atores do sistema educacional como um todo Os que ocupam posi es de lideran a nas institui es educacionais tanto p blicas como privadas tem sofrido crescente press o das lideran as governamentais bem como das comunidades locais dos pais e do p blico em geral no sentido de equacionar problemas e dificuldades encontradas nos sistemas educacionais vigentes Tal situa o como indicam certos estudos tem enfatizado a import ncia da lideran a como um fator significativo para a melhoria cont nua das institui es escolares e da qualidade dos resultados do ensino para os educandos Coaching tende n o s a elevar a compet ncia dos respectivos gestores mas tamb m sua capacidade de gerir produtivamente uma entidade educacional de modo a criar ambientes prop cios ao desenvolvimento simult neo do corpo docente e discente ao refor ar estimular e apoiar a aprendizagem cont nua de todos os envolvidos Para Devine et al p Coaching para a lideran a da escola vital Lembram que l deres educacionais efetivos criam ambientes que geram capacidade de desenvolvimento refor am e sustentam a aprendizagem cont nua e contribuem para elevar o n vel de aproveitamento do estudante Segundo Chandler et al p os gestores escolares precisam aperfei oar a efetividade de sua lideran a e as habilidades de l deres de sucesso Um estudo realizado nos USA Goff et al com diretores do ensino elementar que receberam coaching e feedback sistem ticos durante um ano indica que estes apresentavam maior probabilidade de mudar seu comportamento profissional do que aqueles que s receberam feedback Nieuwerburgh et al realizaram uma pesquisa com candidatos a gestores escolares que fizeram horas de coaching como parte de um programa de desenvolvimento na Australia Os participantes informaram que tiveram tempo e espa o para refletir sentiram-se seguros para...
Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Quem confia na Inteligência Artificial (IA)?

A Inteligência Artificial tem contribuído para a rapidez da transformação do nosso modus vivendi, estimulando a renovação, elevando a produtividade, a eficácia e baixando custos embora, em certos casos, sua utilização poderá tornar-se distorcida ou apresentar riscos. O levantamento conjunto realizado pela Universidade de Queensland e pela consultoria KPMG das Austrália, intitulado... leia mais

21 minutos

Coaching Organizacional e Inteligência Artificial (IA)

“O rápido crescimento da inteligência artificial (IA) contaminou a comunidade de coaching, gerando  uma enorme onda de entusiasmo e ansiedade” Bachkirova, T.  e Kemp, R. (2024).     Estudiosos da área de coaching organizacional tem publicado alguns trabalhos sobre os possíveis impactos da IA nos processos de coaching organizacional. Bachkirova e... leia mais

20 minutos

O Futuro do Coaching Organizacional

“Trabalhamos em organizações vivas que respiram e trazem consigo suas próprias peculiaridades culturais e seus sucessos.” R. Levin (2024)   Na atualidade, num mundo fragmentado e imprevisível, as lideranças empresariais tem enfrentado dificuldades crescentes.Dentre elas lembramos as mudanças rápidas da tecnologia e de uma força de trabalho em busca de autonomia,... leia mais

20 minutos

Será o Coaching Executivo a solução adequada?

“Coaching Executivo é um compromisso confidencial e personalizado voltado para atender as necessidades do executivo e da organização que paga pelos serviços” Kauffman, C. e Coutu, D. (2009)   Como já afirmava Hudson (1999, p. 25/26), “Coaching não é dar conselhos. É estabelecer uma relação vital durante um tempo com clientes que que buscam clareza e habilidades... leia mais

19 minutos

Será o Coaching Executivo a solução adequada?

“Coaching Executivo é um compromisso confidencial e personalizado voltado para atender as necessidades do executivo e da organização que paga pelos serviços” - Kauffman, C. e Coutu, D. (2009) Como já afirmava Hudson (1999, p. 25/26), “Coaching não é dar conselhos. É estabelecer uma relação vital durante um tempo com clientes que que buscam clareza e habilidades... leia mais

19 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium