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Edição #109 - Junho 2022

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Semelhanças e Diferenças de Percepção de Sessões de Coaching entre Coaches, Coachees e Observadores

Enquanto percebemos algo que os outros n o percebem estes tamb m possuem informa es e insights que nos faltam Hughes e Bousquet Este tema tem sido objeto de investiga es e an lises embora pouco se tenha avan ado na identifica o dos fatores que determinam as percep es de coachees coaches e observadores a respeito do processo de coaching De Haan e Niess dando continuidade aos seus estudos sobre momentos cr ticos do coaching tal como vivenciado pelos coachees e seus respectivos coaches e sponsors levantaram descri es de momentos cr ticos sendo de coachees de coaches e de sponsors Os resultados deste estudo indicam que enquanto coachees e coaches referem-se principalmente a momentos de novos insights e de mudan as atitudinais como sendo cr ticos os sponsors ressaltam mudan as do comportamento do coachee relacionados com habilidades interpessoais e comunica o Coaches e coachees parecem mais alinhados em suas descri es de momentos cr ticos quando comparados com os sponsors confirmando resultados obtidos em pesquisa anterior realizada nbsp pelos nbsp autores De Haan e Niess Em termos de congru ncia entre coachees coaches e sponsors relacionados a um mesmo processo de coaching os resultados foram os seguintes Congru ncia coach coachee - nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp Congru ncia coachee sponsor - nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp Congru ncia coach sponsor - nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp Congru ncia coach coachee sponsor - nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp Os dados acima sugerem que coachees e coaches mostraram-se consideravelmente mais alinhados em rela o aos momentos cr ticos do que os sponsors nos casos em que os tr s se referiam a um mesmo processo de coaching Coachees e coaches referem-se a momentos de novas realiza es e insights Ambos coaches e coachees nbsp observaram mudan as em termos de compreens o e autoconsci ncia e referem-se aos mesmos momentos como sendo cr ticos em quase metade de suas descri es Os sponsors por outro lado focaram principalmente nas mudan as positivas no relacionamento com o coachee nbsp Coaches e coachees parecem ser mais congruentes em termos dos momentos selecionados como sendo cr ticos Foram encontradas evid ncias de que os sponsors reconhecem mudan as significativas como resultado das conversas de coaching em particular as a es tomadas pelos coachees resultantes destas conversas Embora De Haan e Niess p nbsp tenham se referido ao chamado efeito Rashomon em processos de coaching consideram nbsp que os dados dispon veis n o confirmam nbsp sua ocorr ncia Ressaltam entretanto que estes dados poder o gerar informa es para esclarecer se os participantes de uma mesma sess o desenvolvem narrativas diferentes sobre esta experi ncia comum nbsp Lawley e Linder-Pelz realizaram um estudo do qual participaram tr s coaches seis coachees e um especialista com experi ncia em certifica o de dezenas de coaches O especialista foi encarregado de observar avaliar as compet ncias do coach demonstradas em sess es de coaching gravadas em v deo Os coachees que participaram deste estudo foram selecionados com base nos seguintes crit rios N o tinham experi ncia anterior com a metodologia utilizada Meta-Coaching Desejavam mudar algo significativo em suas vidas N o estavam fazendo coaching ou psicoterapia com psic logo ou psicoterapeuta Nunca haviam sido diagnosticados com algum dist rbio psicol gico importante N o conheciam o entrevistador Os coment rios por escrito do especialista foram comparados com os coment rios verbais dos coachees a respeito do coach relativos mesma sess o e divididos em tr s categorias nbsp coment rios compat veis coment rios incompat veis e afirma es sobre os benef cios identificados pelo coachee que n o foram mencionados pelo especialista Os coment rios do especialista e do coachee sobre o desempenho do coach foram compat veis nos seguintes pontos presen a do coach reconhecimento escuta perguntas e profundidade do questionamento nbsp Observou-se tamb m coment rios incompat veis indicando uma diverg ncia not vel de opini o no que se referia ao grau de confronta o desafio aprofundamento dire o e orienta o para metas O coach fez sua autoavalia o Segundo os autores os benef cios do coaching indicados pelo coachee e n o mencionados pelo especialista indicam que a avalia o deste foi baseada quase que exclusivamente na metade da equa o de compet ncia o comportamento do coach ader ncia ao m todo enquanto a outra metade o resultado valorizado pelo coachee foi totalmente ignorado p Os dados comparativos na tabela traduzidos em notas de a para cada uma das sess es de coaching sinalizam que As avalia es do especialista foram consistentemente inferiores s autoavalia es dos c oaches como tamb m s dos coachees As autoavalia es dos coaches foram em todos os casos quase o dobro das do especialista e s em dois casos mais baixas do que a dos coachees As avalia es dos coachees aproximaram-se das autoavalia es dos coaches Segundo os autores p...
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