Pesquisas sobre confian a indicam que esta gera relacionamentos mais seguros e mais saud veis Simpson p Confian a promove uma sensa o de bem-estar que nos leva a abertura a nos nbsp conectar com contar com receber conselhos estar abertos para compartilhar nossas vulnerabilidades Dean e Humphrey nbsp nbsp Aquele que n o confia o suficiente n o receber confian a Lao Tzu nbsp Um dos entraves na an lise do papel da confian a em processos de coaching executivo a falta de consenso sobre este conceito Para alguns confian a pode ser considerada como uma compet ncia para outros uma percep o sobre uma pessoa para outros ainda uma expectativa ou uma sensa o Trata-se de um tema que tem sido retomado nos ltimos anos gerando inclusive algumas investiga es que buscam compreender especificamente o seu papel nos processos de coaching executivo Para Gibb p confian a algo muito semelhante ao amor sua presen a ou aus ncia poder fazer uma grande diferen a em nossas vidas Segundo Dean e Humphrey p sabemos que confian a trust uma constru o mental uma mistura de pensamento e sentimento de grande import ncia Rotulada como valor fala sobre o que acreditamos sobre n s e sobre os outros Tem um significado muito pessoal e se expressa atrav s de nossos comportamentos Para Bligh p Confian a nbsp um v nculo nbsp interpessoal din mico entre pessoas com implica es diferenciadas para o trabalho Confian a definida como uma expectativa ou cren a de que uma pessoa poder confiar nas a es e palavras de outra pessoa e que esta tem inten o de cumprir seus compromissos Whitehead - considera que confian a uma caracter stica pessoal e n o um soft skill A confian a est relacionada com a forma como somos percebidos pelos outros e atrav s de nossas a es Confiamos ou n o nas pessoas com base em nossas percep es sobre suas a es Como afirmam Kouzes e Posner confian a e credibilidade s o geradas quando as pessoas fazem o que dizem que far o Entendemos que confian a fruto da coer ncia entre o discurso e a a o de um indiv duo A confian a tem sido considerada como um dos fatores essenciais do desenvolvimento e da manuten o de relacionamentos saud veis e produtivos em processos de coaching Schiemann et al p especialmente em processos de coaching executivo em organiza es Segundo Gibb p a confian a enriquece nossa experi ncia e gera integra o entre as pessoas Libera a criatividade estimula a liberdade transcende o medo contribui para criar um contexto que nutre o crescimento pessoal e amplia a compreens o de sistemas sociais mais amplos nbsp Whitmore p comenta que o relacionamento entre coach e coachee deve ser de parceria nbsp na busca de confian a de seguran a e do m nimo de press o Como lembram Markovic et al p confian a um elemento chave em toda a intera o social e constitui a base de relacionamentos eficazes A decis o de confiar num indiv duo um processo cognitivo e afetivo complexo envolvendo in meros fatores nbsp A confian a poder contribuir para estimular a comunica o aberta ampliar a troca e o compartilhamento de informa es relevantes entre pessoas facilitar e aprofundar a intera o criar um clima de seguran a de autenticidade e transpar ncia aspectos estes essenciais em processos de coaching Para Dean e Humphrey Confian a fundamental para coaching Nas conversas de coaching coach e coachee precisam sentir-se seguros quando trabalham juntos Ambos precisam saber que podem confiar um no outro de modo a comprometerem-se num processo de coaching significativo e til Para Alvey e Barclay a confian a especialmente til nas intera es de coaching executivo nas quais se espera que os coachees tratem de quest es de natureza sigilosa de ordem pessoal e profissional bem como de suas eventuais dificuldades desafios for as e limita es Segundo Duckworth e de Haan confian a promove a abertura e a aproxima o entre as pessoas instalando uma base segura para o processo de coaching executivo Em suma trata-se de um fator que ameniza neutraliza o clima vigente em contextos de elevada vulnerabilidade como o caso de in meras organiza es nas quais a seguran a psicol gica das pessoas tende a ser limitada Tal situa o desencoraja a pr tica da transpar ncia e da autenticidade A aus ncia destas poder a prejudicar os resultados a serem alcan ados bem como a nbsp sustentabilidade de tais resultados Como j ressaltava Blukert p no in cio do s culo atual qualquer discuss o sobre o relacionamento em coaching seria incompleta sem o reconhecimento da import ncia da confian a Para o cliente a confian a gera um sentimento de seguran a suficiente para expressar o que deseja ou refletir sobre seus erros...