revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #108 - Maio 2022

Localize rapidamente o conteúdo desejado

A Confiança é Relevante em Coaching Executivo?

“Pesquisas sobre confiança indicam que esta gera relacionamentos mais seguros e mais saudáveis”.

Simpson, 2007, p.587.


Confiança promove uma sensação de bem-estar que nos leva a abertura, a nos  conectar com, contar com, receber conselhos, estar abertos para compartilhar nossas vulnerabilidades”

Dean e Humphrey (2020) 

 

Aquele que não confia o suficiente, não receberá confiança.

Lao Tzu

 

Um dos entraves na análise do papel da confiança em processos de coaching executivo é a falta de consenso sobre este conceito.

Para alguns confiança pode ser considerada como uma competência, para outros uma percepção sobre uma pessoa, para outros ainda uma expectativa ou uma sensação. Trata-se de um tema que tem sido retomado nos últimos anos, gerando inclusive algumas investigações que buscam compreender, especificamente, o seu papel nos processos de coaching executivo.

Para Gibb (1978, p. 14), confiança é algo muito semelhante ao amor, sua presença ou ausência poderá fazer uma grande diferença em nossas vidas”

Segundo Dean e Humphrey (2020, p.2), “sabemos que confiança (trust) é uma construção mental, uma mistura de pensamento e sentimento de grande importância. Rotulada como valor, fala sobre o que acreditamos sobre nós e sobre os outros. Tem um significado muito pessoal e se expressa através de nossos comportamentos.”

Para Bligh,(2016, p.22) “Confiança  é um vínculo  interpessoal dinâmico entre pessoas, com implicações diferenciadas para o trabalho. Confiança é definida como uma expectativa ou crença de que uma pessoa poderá confiar nas ações e palavras de outra pessoa e que esta tem intenção de cumprir seus compromissos.”

Whitehead (2020, 28-29) considera que confiança é uma característica pessoal e não um soft skill

“A confiança está relacionada com a forma como somos percebidos pelos outros e através de nossas ações” ....... “Confiamos ou não nas pessoas com base em nossas percepções sobre suas ações”.

Como afirmam Kouzes e Posner (2011) confiança e credibilidade são geradas quando as pessoas fazem o que dizem que farão”.

Entendemos que confiança é fruto da coerência entre o discurso e a ação de um indivíduo.

A confiança tem sido considerada como um dos fatores essenciais do desenvolvimento e da manutenção de relacionamentos saudáveis e produtivos em processos de coaching” (Schiemann et al. 2019, p. 166), especialmente em processos de coaching executivo em organizações.

Segundo Gibb (1978, p. 15), a confiança enriquece nossa experiência e gera integração entre as pessoas. Libera a criatividade, estimula a liberdade, transcende o medo, contribui para criar um contexto que nutre o crescimento pessoal e amplia a compreensão de sistemas sociais mais amplos. 

Whitmore (2002, p. 20) comenta que “o relacionamento entre coach e coachee deve ser de parceria  na busca de confiança, de segurança e do mínimo de pressão”

Como lembram Markovic et al (2014, p. 102), “confiança é um elemento chave em toda a interação social e constitui a base de relacionamentos eficazes. ... A decisão de confiar num indivíduo é um processo cognitivo e afetivo complexo, envolvendo inúmeros fatores”. 

A confiança poderá contribuir para estimular a comunicação aberta, ampliar a troca e o compartilhamento de informações relevantes entre pessoas, facilitar e aprofundar a interação, criar um clima de segurança, de autenticidade e transparência, aspectos estes essenciais em processos de coaching.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Coaching Executivo e Inteligência Artificial

“ Foi-se o tempo em que a Inteligência Artificial  (IA) era  apenas uma fascinação para os entusiastas da tecnologia” T. Ramos (2023) “Duvide da habilidade de um coach IA (Inteligência Artificial) competir hoje com um coach humano “. Terblanche et al. (2022). A Inteligência, Artificial (IA) tem alcançado avanços notáveis gerando debates a... leia mais

21 minutos

O Mundo Empresarial em Mutação e os Desafios do Coach Executivo

“Entretanto há uma concordância generalizada de que, como processo de aprendizagem, o coaching executivo ainda está “construindo sua identidade“ Helen Paige (2002) Embora nos idos de 2002  Paige (2002, p. 61) tenha feito a  afirmação acima,  esta construção/reconstrução  da identidade do coaching executivo continua buscando ... leia mais

23 minutos

Por que e para que Coaching Organizacional?

“Coaching não é a única atividade profissional que enfrenta  o desafio das diferentes  considerações e ideias dos  inúmeros stakeholders a respeito de seus propósitos”Tatiana Bachkirova (2024) ----------------------------------   Introdução A utilização do coaching nas organizações produtoras de bens e serviços tem recebido diferentes denominações... leia mais

24 minutos

Revisitando a Coachabilidade

“ Pesquisadores e profissionais frequentemente analisam o Coaching de forma isolada, sem considerar o impacto que os Coachees têm sobre o sucesso do processo de Coaching” Weiss, J.A. e Merrigan, M., (2021) “Pouca atenção tem sido dedicada ao papel que a coachabilidade  tem no alcance de resultados de desenvolvimento e de mudança comportamental” K. J.Cavanaugh et al.... leia mais

23 minutos

O Mundo Empresarial em Mutação e os Desafios do Coach Executivo

Embora nos idos de 2002 Paige (2002, p. 61) tenha feito a  afirmação acima,  esta construção/reconstrução  da identidade do coaching executivo continua buscando  compatibilizar-se com as demandas contemporâneas, fruto das  profundas e rápidas transformações do mundo empresarial. A autora nos surpreende com a atualidade e amplitude de suas observações, muitas... leia mais

23 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium