revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #107 - Abril 2022

Localize rapidamente o conteúdo desejado

O Papel do RH nos Processos de Coaching Executivo

“Coaching  é complexo. É variado na sua aplicação e utilizado em uma série de contextos. Seu potencial  de benefícios e  geração de diferenças positivas nas pessoas é enorme”

Bob Garvey (2015)


“A relevância da literatura sobre  coaching para a liderança e para o desenvolvimento organizacional  está na transferência do conhecimento através do qual profissionais de RH, lideranças e demais envolvidos obtenham insights e compreensão sobre o papel do coaching executivo no desenvolvimento da capacidade de aprendizagem organizacional”

Alison Walker-Fraser (2011)


Um tema pouco abordado na literatura sobre Coaching Executivo é o papel do profissional de RH na criação e manutenção de condições que favoreçam o sucesso desta intervenção nas organizações.

 

Referimo-nos a um conjunto de ações/medidas que antecedem o processo propriamente dito, acompanham seu desenrolar e se estendem até o encerramento da intervenção, medidas estas que tendem a impactar de forma positiva os resultados e sua sustentabilidade.

Tais ações representam um desafio para os profissionais de RH e tem a função de assegurar a congruência necessária entre os princípios /objetivos básicos do Coaching Executivo, a cultura organizacional vigente, a linha teórico-metodológica do coach, os resultados a serem alcançados entre outros. Esta congruência tem se mostrado necessária durante todas as fases do processo de coaching, pois envolve vários players cuja atuação não convergente, poderá afetar a intervenção como um todo.

 

Podemos distinguir 3 momentos  nos processos de Coaching Executivo nas organizações. Em todos a presença do profissional de RH, como coordenador da inte rvenção, é essencial para gerar e manter um clima receptivo e apoiador, zelar pela qualidade técnica, a fluência do processo e a participação atempada dos players durante o desenrolar do processo.

 

1 - Fase preparatória ou  pré-coaching

Segundo Cortes (2020, p.1), “Como parte do trabalho prévio necessário para esclarecer as motivações e metas de um programa ou iniciativa de coaching é vital que o profissional de RH, ao levantar as necessidades existentes, esclareça o que se pretende fazer, quais necessidades poderão atendidas pelo coaching e como esta intervenção poderá adequar-se à organização, vista de uma perspectiva cultural.”

 

Nesta fase realizam-se as seguintes ações:

#  Levantamento de demandas relacionadas com atualização, desenvolvimento e aperfeiçoamento dos  Executivos e com a eficácia organizacional.

#  Análise de alguns pontos críticos;

- Coaching Executivo é a intervenção adequada para atender as demandas/necessidades da Organização neste momento?

- Há experiências anteriores na organização com esta intervenção?

- Qual a imagem do Coaching Executivo na Organização?

- Possíveis focos de resistência ao processo de Coaching Executivo.

 

A análise prévia de pontos críticos é benéfica e contribui para ampliar a compreensão do que é Coaching Executivo e seus objetivos, identifica eventuais características da cultura e do clima da organização incompatíveis com esta intervenção e como equacioná-las.

#  Seleção dos participantes no processo de Coaching Executivo

- Quem participará do processo?

Busca-se definir quem e porque participará do processo de coaching como coachee de modo a prever sua viabilidade em termos  técnicos,  operacionais, administrativos e financeiros.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Coaching Executivo e Inteligência Artificial

“ Foi-se o tempo em que a Inteligência Artificial  (IA) era  apenas uma fascinação para os entusiastas da tecnologia” T. Ramos (2023) “Duvide da habilidade de um coach IA (Inteligência Artificial) competir hoje com um coach humano “. Terblanche et al. (2022). A Inteligência, Artificial (IA) tem alcançado avanços notáveis gerando debates a... leia mais

21 minutos

O Mundo Empresarial em Mutação e os Desafios do Coach Executivo

“Entretanto há uma concordância generalizada de que, como processo de aprendizagem, o coaching executivo ainda está “construindo sua identidade“ Helen Paige (2002) Embora nos idos de 2002  Paige (2002, p. 61) tenha feito a  afirmação acima,  esta construção/reconstrução  da identidade do coaching executivo continua buscando ... leia mais

23 minutos

Por que e para que Coaching Organizacional?

“Coaching não é a única atividade profissional que enfrenta  o desafio das diferentes  considerações e ideias dos  inúmeros stakeholders a respeito de seus propósitos”Tatiana Bachkirova (2024) ----------------------------------   Introdução A utilização do coaching nas organizações produtoras de bens e serviços tem recebido diferentes denominações... leia mais

24 minutos

Revisitando a Coachabilidade

“ Pesquisadores e profissionais frequentemente analisam o Coaching de forma isolada, sem considerar o impacto que os Coachees têm sobre o sucesso do processo de Coaching” Weiss, J.A. e Merrigan, M., (2021) “Pouca atenção tem sido dedicada ao papel que a coachabilidade  tem no alcance de resultados de desenvolvimento e de mudança comportamental” K. J.Cavanaugh et al.... leia mais

23 minutos

O Mundo Empresarial em Mutação e os Desafios do Coach Executivo

Embora nos idos de 2002 Paige (2002, p. 61) tenha feito a  afirmação acima,  esta construção/reconstrução  da identidade do coaching executivo continua buscando  compatibilizar-se com as demandas contemporâneas, fruto das  profundas e rápidas transformações do mundo empresarial. A autora nos surpreende com a atualidade e amplitude de suas observações, muitas... leia mais

23 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium