revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #107 - Abril 2022

Localize rapidamente o conteúdo desejado

O Papel do RH nos Processos de Coaching Executivo

“Coaching  é complexo. É variado na sua aplicação e utilizado em uma série de contextos. Seu potencial  de benefícios e  geração de diferenças positivas nas pessoas é enorme”

Bob Garvey (2015)


“A relevância da literatura sobre  coaching para a liderança e para o desenvolvimento organizacional  está na transferência do conhecimento através do qual profissionais de RH, lideranças e demais envolvidos obtenham insights e compreensão sobre o papel do coaching executivo no desenvolvimento da capacidade de aprendizagem organizacional”

Alison Walker-Fraser (2011)


Um tema pouco abordado na literatura sobre Coaching Executivo é o papel do profissional de RH na criação e manutenção de condições que favoreçam o sucesso desta intervenção nas organizações.

 

Referimo-nos a um conjunto de ações/medidas que antecedem o processo propriamente dito, acompanham seu desenrolar e se estendem até o encerramento da intervenção, medidas estas que tendem a impactar de forma positiva os resultados e sua sustentabilidade.

Tais ações representam um desafio para os profissionais de RH e tem a função de assegurar a congruência necessária entre os princípios /objetivos básicos do Coaching Executivo, a cultura organizacional vigente, a linha teórico-metodológica do coach, os resultados a serem alcançados entre outros. Esta congruência tem se mostrado necessária durante todas as fases do processo de coaching, pois envolve vários players cuja atuação não convergente, poderá afetar a intervenção como um todo.

 

Podemos distinguir 3 momentos  nos processos de Coaching Executivo nas organizações. Em todos a presença do profissional de RH, como coordenador da inte rvenção, é essencial para gerar e manter um clima receptivo e apoiador, zelar pela qualidade técnica, a fluência do processo e a participação atempada dos players durante o desenrolar do processo.

 

1 - Fase preparatória ou  pré-coaching

Segundo Cortes (2020, p.1), “Como parte do trabalho prévio necessário para esclarecer as motivações e metas de um programa ou iniciativa de coaching é vital que o profissional de RH, ao levantar as necessidades existentes, esclareça o que se pretende fazer, quais necessidades poderão atendidas pelo coaching e como esta intervenção poderá adequar-se à organização, vista de uma perspectiva cultural.”

 

Nesta fase realizam-se as seguintes ações:

#  Levantamento de demandas relacionadas com atualização, desenvolvimento e aperfeiçoamento dos  Executivos e com a eficácia organizacional.

#  Análise de alguns pontos críticos;

- Coaching Executivo é a intervenção adequada para atender as demandas/necessidades da Organização neste momento?

- Há experiências anteriores na organização com esta intervenção?

- Qual a imagem do Coaching Executivo na Organização?

- Possíveis focos de resistência ao processo de Coaching Executivo.

 

A análise prévia de pontos críticos é benéfica e contribui para ampliar a compreensão do que é Coaching Executivo e seus objetivos, identifica eventuais características da cultura e do clima da organização incompatíveis com esta intervenção e como equacioná-las.

#  Seleção dos participantes no processo de Coaching Executivo

- Quem participará do processo?

Busca-se definir quem e porque participará do processo de coaching como coachee de modo a prever sua viabilidade em termos  técnicos,  operacionais, administrativos e financeiros.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Coaching Executivo: Para Onde Vamos?

“A mudança é, ao mesmo tempo, criativa e destrutiva” Heráclito (Filósofo grego) A rapidez e a profundidade das mudanças no mundo contemporâneo já não mais nos surpreendem. Um desafio dos que ocupam posições de liderança nas organizações é mantê-las atuantes, eficazes e capacitadas a conviver construtivamente com um contexto mutante e imprevisível. ... leia mais

23 minutos

Intuição em Coaching Executivo

“Há indicações de que entidades profissionais estão reconhecendo a significância do papel da intuição na aprendizagem e no desenvolvimento” P. Mavor, E. Sadler-Smith e D.E. Gray (2015, p3). Introdução Vários Coaches experientes afirmam utilizar a intuição no seu trabalho. Outros  consideram a intuição como um aspecto crítico da prática do coaching.... leia mais

22 minutos

Coaching Executivo e Segurança Psicológica (A)

“Há um reconhecimento crescente  em todos os setores sobre a importância de dizermos o que pensamos” Amy C. Edmondson (1212) O termo “Segurança Psicológica” foi desenvolvido por Edmondson a partir do seu interesse sobre os fatores que contribuem para a eficácia das equipes de trabalhadores do conhecimento nas organizações. Já em 2008 escrevia ela que... leia mais

22 minutos

Gestão do Tempo e Coaching Executivo e Empresarial

O uso do tempo é um tema que, apesar de sua importância, não tem sido adequadamente  considerado  nos processos de Coaching Executivo. O chamado  Time Management teve seus anos de glória na década dos oitenta e a demanda por cursos presenciais e à distância, livros e  artigos cresceu rapidamente a nível mundial, disponibilizando um recurso para enfrentar o ritmo... leia mais

20 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium