Precisamos mudar radicalmente nbsp nossa compreens o sobre o impacto do relacionamento no coaching e sobre o papel do cliente no coaching De Haan e Molyn nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp nbsp A rela o Coach Coachee um tema que tem atra do a aten o dos profissionais da rea de coaching executivo desde os seus prim rdios Seus posicionamentos t m variado em fun o dos resultados obtidos atrav s dos levantamentos das pesquisas e das an lises realizadas bem como da experi ncia dos investigadores dos coaches e dos coachees Entender a din mica desta densa rede de relacionamentos e seu papel nos resultados do processo de coaching executivo continua sendo um desafio e uma responsabilidade adicional particularmente quando nos confrontamos com pr ticas simplistas que reduzem a rela o Coach Coachee a uma intera o repetitiva e estereotipada nbsp Tanto Coaches como Coachees trazem para o seu relacionamento um conjunto de cren as atitudes valores percep es vivencias experi ncias e expectativas acumuladas durante sua vida pregressa al m de press es necessidades e demandas oriundas de um contexto em constante transforma o Sills p afirma que o fator mais vital para resultados bem-sucedidos em coaching executivo a qualidade do relacionamento entre coach e coachee Bluckert p entende que a rela o coach-coachee o fator cr tico para os resultados de processos de coaching bem-sucedidos Segundo Baron e Morin p A rela o de trabalho estabelecida entre Coach e Coachee parece ser a vari vel chave do processo V rios autores sugerem que uma boa rela o de trabalho constitui uma condi o essencial para o sucesso do coaching executivo Como escrevem McKenna e Davis p acreditamos que o relacionamento cliente-coach cr tico em qualquer compromisso um meio atrav s do qual o coach ativa a capacidade do cliente e seu desejo de mudar nbsp Ressaltam tamb m a import ncia da alian a de trabalho considerando que esta proporciona um foco potente para o coaching executivo p Grant p considera que o relacionamento coach-coachee uma das quatro facetas que impactam o sucesso do coaching Observa entretanto que at junho de foram identificados apenas estudos na literatura que examinam especificamente aspectos do relacionamento coach-coachee Grant p De Haan e colaboradores tem-se dedicado nos ltimos anos ao estudo sistem tico do tema com o objetivo de ampliar o conhecimento sistematizado sobre o relacionamento como um previsor de resultados do coaching bem como de explorar o impacto dos chamados ingredientes ativos nestes resultados Recentemente De Haan et al a realizaram duas pesquisas nbsp Uma com mulheres em posi o de lideran a s nior em uma empresa multinacional que participaram de sess es de coaching com coaches internos com forma es de diferente dura o A outra foi realizada com estudantes de um curso universit rio de administra o do Reino Unido Cada coach trabalhou com um estudante durante sess es mensais Al m das vari veis demogr ficas foram considerados outros fatores tais como efic cia do coaching atingimento de metas estresse percebido bem-estar psicol gico apoio social percebido esperan a autoefic cia relacionamento coach-coachee comportamentos de coaching MBTI de personalidade e tr s instrumentos de Hogan HPI HDS e Motivos Valores e Preferencias nbsp nbsp nbsp O relacionamento coach-cochee foi mensurado pelo Invent rio de Alian a de Trabalho WAI Working Alliance Inventory numa vers o adaptado para coaching Dentre os resultados obtidos ressaltamos os seguintes Pesquisa Este estudo experimental aborda o impacto relativo de v rios fatores comuns Coachees coaches e gestores avaliaram os resultados do coaching atrav s de tr s medidas independentes de resultados Constatou-se que Existem evid ncias acentuadas de que coaching pode ser uma interven o efetiva segundo a perspectiva do coachee do coach e do gestor nbsp Fatores observados que favorecem esta efetividade relacionados com o coachee resili ncia autoefic cia apoio social percebido bem-estar mental e alian a de trabalho entre coach e coachee Pesquisa Observou-se evid ncias sobre os fatores comuns que contribuem para a efetividade isto esperan a expectativas sobre resultados autoefic cia apoio social percebido e alian a de trabalho entre coach e coachee Estes dados indicam que tanto no coaching executivo quanto no coaching de trabalho os fatores encontrados s o os mesmos Entretanto al m das semelhan as importante tamb m ressaltar as diferen as Na Pesquisa s foi poss vel detectar avalia es dos efeitos significativos de expectativa apoio social percebido bem-estar psicol gico e alian a de trabalho nos n veis de efetividade e n o na mudan a da efetividade durante o decorrer do coaching De Haan et al a nbsp p Isto significa nbsp que tornou-se mais dif cil associar estas vari veis com a efetividade do coaching em si mesmo uma vez que n o apresenta correla o com...