Coaching transcultural ocorre pelo fato do contexto ser de alguma forma trans multi ou intercultural G Abott Na atualidade caracterizada por um contexto multicultural din mico em constante muta o no qual as dist ncias foram anuladas nbsp pela tecnologia o conviver com a diversidade tornou-se uma capacidade essencial As interven es de coaching executivo e empresarial dado o crescimento exponencial das empresas multinacionais espalhadas pelo mundo tem gerado uma demanda crescente por coaches capacitados a atender executivos cuja cultura de origem diferente da sua pr pria Tal demanda por interven es de coaching variam de pa s para pa s de cultura para cultura de aspectos metodol gicos da forma como os coaches s o recrutados da dura o e da maneira como s o conduzidos os processos de coaching e como s o estabelecidos ou n o os contratos de relacionamento entre os envolvidos nbsp nbsp Um aspecto que nem sempre tem sido devidamente considerado refere-se s diferen as culturais muitas das quais poder o dificultar o processo de coaching como tamb m interferir na qualidade do relacionamento entre coach e coachee coach e organiza o bem como nos resultados obtidos Como lembra Otazo p Coaching Executivo em qualquer contexto demanda que os coaches compreendam e considerem as perspectivas dos diferentes envolvidos o executivo superiores hier rquicos subordinados diretos e contribuam para que seus clientes compreendam considerem e compatibilizem estas perspectivas Tais diferen as de perspectiva n o s o incomuns mesmo quando o coaching acontece dentro de uma nica cultura nacional uma vez que coaches se defrontar o com pessoas cujas vis es de mundo diferentes poder o afetar os relacionamentos o processo de comunica o e os resultados do processo de coaching A habilidade do coach em captar e entender os aspectos tanto de natureza pessoal como cultural do coachee um fator chave do chamado coaching transcultural Rosinski pioneiro nas investiga es sobre a influ ncia das diferen as culturais nos processos de coaching enfatiza a import ncia do coach compreender e considerar estas diferen as e assim estar mais preparado para atender o coachee e suas demandas Como lembra Abott p ele Rosinski convidou coaches organiza es e clientes individuais a considerarem a cultura como uma vantagem e n o um obst culo A originalidade da sua contribui o foi a de colocar a cultura como uma influ ncia chave na efetividade do coaching Para Abott p qualquer tipo de trabalho de coaching abordar impl cita ou explicitamente as v rias influ ncias culturais nbsp envolvidas equipe fam lia comunidade etc Uma vis o hol stica integracionista e situacional de coaching sugere que a cultura est intimamente relacionada com influ ncias cognitivas emocionais comportamentais e outras Ressalta no entanto que certas dificuldades poder o surgir quando nbsp O coach por interesse pessoal nbsp mantem seu foco na cultura quando outras quest es ou vari veis necessitam sua aten o nbsp O cliente organiza o desconsidera o papel do fator cultura e opta por uma interven o culturalmente inadequada nbsp O coach n o tem o preparo adequado para lidar com quest es de ordem cultural Por outro lado afirma Peterson p apesar das normas culturais um indiv duo da Alemanha M xico ou Jap o poder ser pontual ou cronicamente impontual extrovertido ou reservado organizado ou desorganizado Tal constata o n o diminui a import ncia de compreender como a cultura atua e identificar determinadas cren as valores normas que modelam o comportamento das pessoas de suas a es e rea es Peterson lembra tamb m a import ncia de considerar aspectos relacionados com a singularidade de cada coachee e o quanto a percep o das diferen as culturais podem agregar beneficiar os processos de coaching Dentre estes citamos Detectar aspectos menos evidentes do coachee Um coach competente reconhece que as pessoas veem o mundo de perspectivas diferentes Por exemplo o que motiva mais o coachee uma meta individual ou grupal Este prefere diretividade ou um di logo aberto O estilo de tomada de decis o r pida nbsp ou lenta do coach ser apropriado para este coachee Conv m focar logo na tarefa ou investir nbsp primeiro no relacionamento Personalizar a abordagem Uma das alternativas levantar as expectativas do coachee em rela o ao coach e ao processo de coaching Considerar entretanto que em certas culturas perguntas diretas poder o n o funcionar nbsp Da a necessidade do coach transcultural estar preparado para aprender desenvolver novas abordagens do processo de coaching compat veis com diferen as de cultura e de estilos de relacionamento coach coachee sem comprometer os fatores essenciais que caracterizam o coaching executivo e empresarial A quest o a ser focada respondida O que o coachee necessita para tornar-se mais efetivo nbsp Como lembram Hicks e Peterson Feedback conselho ou um plano de desenvolvimento poder o n o ser a resposta Coultas et al p escrevem que t cnicas de coaching que desconsideram a cultura s o na melhor das hip teses ineficazes e prejudiciais e na pior das hip teses prejudiciais e custosas Rostrom indica que Uma das fun es claras do coach compreender a cultura os valores e sistemas de relacionamento no trabalho e saber que padr es das diferentes influ ncias culturais nbsp s o aceit veis nbsp Diferen as culturais demandam aten...