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Edição #103 - Dezembro 2021

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Coaching executivo: gestão do relacionamento entre coach, cliente e a organização

(Work – Executive Coaching: Managing relationships between coach, client and organization)


Fiquei muito honrada em contribuir para o diálogo sobre coaching na Converge21. Minha apresentação foi sobre os principais relacionamentos presentes em coaching executivo: a relação entre a cliente e a coach; o relacionamento entre a cliente e a organização; e a relação entre a coach e a organização. Nesse texto resgato os principais temas tratados na Converge21, propondo como cada um desses três relacionamentos pode prejudicar ou contribuir para o desenvolvimento da cliente.

Tomo coaching executivo como o processo de desenvolvimento de uma pessoa, facilitado por um coach externo à organização e financiado por esta. Dessa maneira, em coaching executivo há no mínimo três atores: a pessoa que recebe coaching executivo, a cliente; a profissional que conduz o processo de coaching, a coach; e aqueles que representam a organização, tipicamente líder da cliente e profissional de Recursos Humanos (RH). Essa configuração típica é descrita como a relação triangular em coaching executivo, formada pelas relações diádicas entre cliente e coach, cliente e organização e organização e coach (Louis & Fatien-Diochon, 2014).

Há aspectos centrais em coaching executivo: o trabalho de coaching acontece entre cliente e coach e exige confiança entre ambos para que seja efetivo. É entretanto, fundamental lembrar que coaching executivo realiza-se no espaço organizacional, um contexto sujeito a diferentes agendas e interesses. Os interesses entre os três atores em coaching executivo podem coincidir, porém pode ser também que cliente, organização e coach tenham objetivos contrastantes, de maneira consciente ou não (Pliopas, 2018). E mesmo que cliente, organização e coach tenham como objetivo o desenvolvimento do cliente, a dinâmica entre cada uma das relações diádicas em coaching executivo (relacionamento cliente - coach, cliente - organização e organização - coach) pode apoiar ou atrapalhar o objetivo de desenvolvimento.

Aspectos do relacionamento entre cliente e coach que podem favorecer ou prejudicar o desenvolvimento da cliente

O relacionamento entre cliente e coach é fundamental para o processo de coaching executivo. É nessa relação que o trabalho de coaching de fato ocorre, onde há possibilidades da expansão da visão da cliente, elaboração de novos sentidos e desenho de ações que podem levar a diferentes futuros. Para que o relacionamento entre cliente e coach seja estabelecido de maneira a proporcionar desenvolvimento da cliente é fundamental a formação da aliança de trabalho entre ambas. O alicerce da aliança de trabalho em coaching é a confiança entre coach e cliente (Graßmann, Schölmerich, & Schermuly, 2020). Um dos aspectos mais relevantes para a construção e manutenção da confiança entre cliente e coach é o tratamento do conteúdo das sessões de coaching executivo de maneira confidencial e sigilosa.

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