revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #103 - Dezembro 2021

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Coaching executivo: gestão do relacionamento entre coach, cliente e a organização

(Work – Executive Coaching: Managing relationships between coach, client and organization)


Fiquei muito honrada em contribuir para o diálogo sobre coaching na Converge21. Minha apresentação foi sobre os principais relacionamentos presentes em coaching executivo: a relação entre a cliente e a coach; o relacionamento entre a cliente e a organização; e a relação entre a coach e a organização. Nesse texto resgato os principais temas tratados na Converge21, propondo como cada um desses três relacionamentos pode prejudicar ou contribuir para o desenvolvimento da cliente.

Tomo coaching executivo como o processo de desenvolvimento de uma pessoa, facilitado por um coach externo à organização e financiado por esta. Dessa maneira, em coaching executivo há no mínimo três atores: a pessoa que recebe coaching executivo, a cliente; a profissional que conduz o processo de coaching, a coach; e aqueles que representam a organização, tipicamente líder da cliente e profissional de Recursos Humanos (RH). Essa configuração típica é descrita como a relação triangular em coaching executivo, formada pelas relações diádicas entre cliente e coach, cliente e organização e organização e coach (Louis & Fatien-Diochon, 2014).

Há aspectos centrais em coaching executivo: o trabalho de coaching acontece entre cliente e coach e exige confiança entre ambos para que seja efetivo. É entretanto, fundamental lembrar que coaching executivo realiza-se no espaço organizacional, um contexto sujeito a diferentes agendas e interesses. Os interesses entre os três atores em coaching executivo podem coincidir, porém pode ser também que cliente, organização e coach tenham objetivos contrastantes, de maneira consciente ou não (Pliopas, 2018). E mesmo que cliente, organização e coach tenham como objetivo o desenvolvimento do cliente, a dinâmica entre cada uma das relações diádicas em coaching executivo (relacionamento cliente - coach, cliente - organização e organização - coach) pode apoiar ou atrapalhar o objetivo de desenvolvimento.

Aspectos do relacionamento entre cliente e coach que podem favorecer ou prejudicar o desenvolvimento da cliente

O relacionamento entre cliente e coach é fundamental para o processo de coaching executivo. É nessa relação que o trabalho de coaching de fato ocorre, onde há possibilidades da expansão da visão da cliente, elaboração de novos sentidos e desenho de ações que podem levar a diferentes futuros. Para que o relacionamento entre cliente e coach seja estabelecido de maneira a proporcionar desenvolvimento da cliente é fundamental a formação da aliança de trabalho entre ambas. O alicerce da aliança de trabalho em coaching é a confiança entre coach e cliente (Graßmann, Schölmerich, & Schermuly, 2020). Um dos aspectos mais relevantes para a construção e manutenção da confiança entre cliente e coach é o tratamento do conteúdo das sessões de coaching executivo de maneira confidencial e sigilosa.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

O Sentir de um Novo Ciclo

Fecho os olhos e posso visualizar tudo aquilo que o meu coração deseja. Sinto no meu peito a clara intenção do meu próximo passo. Presente, sinto todo o vazio. Sinto que tudo é vazio. Em mim percebo a amplitude das possibilidades. O potencial criativo ilimitado da consciência. É possível sentir que um novo ciclo já começou ou deveria começar? Como sabemos... leia mais

13 minutos

A Descoberta da Liberdade  

Desde tempos imemoriais, os seres vivos deste planeta estão aprisionados no campo do Sansara, a eterna roda de renascimentos caracterizada por estados e situações de dificuldades e sofrimentos. Mesmo quando construímos condições prazerosas e situações favoráveis, essas são impermanentes e suas perdas ou finalizações inevitavelmente geram novos sofrimentos. Assim, a vida corre de forma... leia mais

6 minutos

Pequenos Passos, Grande Impacto: Construindo uma Cultura Inclusiva desde o Início

A pauta da diversidade e inclusão ganhou grande espaço nas organizações nos últimos anos. Empresas estão cada vez mais focadas em adotar políticas e práticas que promovam a inclusão, ampliando a diversidade em seus times ou até mesmo em campanhas publicitárias. No entanto, criar um ambiente de trabalho onde todas as pessoas se sintam respeitadas, valorizadas e com oportunidades iguais... leia mais

9 minutos

Os Desafios da Implantação de uma Cultura de Diversidade, Equidade e Inclusão

Introdução A diversidade, equidade e inclusão (DEI) é uma estratégia cada vez mais relevante nas organizações, visando criar um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo, que valorize todas as pessoas, independentemente de suas diferenças. No entanto, implementar uma cultura de DEI é um desafio significativo. Dados do IBGE de 2022 mostram que 56% da população brasileira se... leia mais

10 minutos

IA Generativa: Uma Nova Era para o Desenvolvimento Humano

A inteligência artificial, carinhosamente chamada de “IA”, tem dominado as conversas nos últimos anos, e com razão. A promessa de máquinas que simulam a inteligência humana, capazes de aprender, criar e solucionar problemas complexos, capturou a imaginação de muitos. Dentro desse universo em constante expansão, a IA Generativa se destaca como uma das áreas mais promissoras e... leia mais

10 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium