“Para ser vendedor é preciso ter carisma, perseverança, disciplina, cara de pau, lábia, charme, técnicas de marketing, de vendas, de negociação, de fechamento, de persuasão, de PNL...”
Quantas vezes você já ouviu isso?
Quantas vezes você já ACREDITOU nisso?
E por consequência desse mar de pressupostos, você começa a dar vazão a uma vozinha no seu subconsciente dizendo:
- Não mereço...
- Não consigo...
- Não valho...
Pois bem, agora você vai ouvir de alguém que não é coach, alguém que é vendedor há 30 anos, o quanto dessa primeira frase é mentira e quanto é realmente necessário.
Vamos falar de sabotadores, mas sem falar de sabotadores.
“Como assim, Demitrios?”
Pois bem, como eu não sou coach, psicólogo ou nada do gênero, eu não vou entrar no mérito de debater sabotadores internos aqui.
Posso até dar um “inventário” caso você queira se aprofundar no estudo, mas provavelmente você leitor, conhece mais do assunto doque eu, então só para enumerar, conheça os principais sabotadores internos:
- Crítico
- Vítima
- Controlador
- Hipervigilante
- Hiper-racional