Nosso coach João nos traz o seguinte caso: iniciei um processo de coaching com um executivo de uma empresa do setor financeiro. Estou surpreso com a falta de repertório sobre sentimentos do meu cliente: ele é muito introvertido e consegue basicamente distinguir dois estados: triste ou feliz. Quando pergunto o que ele sente ou sentiu frente a qualquer situação, ele faz descrições racionais do que aconteceu. Parece que sentimentos e emoções não fazem parte de seu universo e sinto que é difícil me conectar com ele. Como posso apoiar meu cliente?
João, quando falamos de emoções e sentimentos, é útil distinguir a diferença entre os dois termos, porque essa diferenciação pode ajudar a entender como as pessoas agem. Pamela McLean (2019) esclarece que emoção é uma experiência fisiológica que nos fornece dados sobre nosso mundo e sentimento diz respeito a nossa consciência sobre a emoção. A autora esclarece que dessa maneira, quando somos capazes de identificar pistas fisiológicas de uma emoção trazendo um sentimento à consciência, isso nos permite nomear o sentimento e, finalmente, fazer escolhas sobre como queremos agir em relação ao sentimento.