“O sponsor precisa esclarecer quais são os objetivos da organização e apresentar as expectativas sobre o coaching de uma perspectiva organizacional.”
Z. Berger ( 2019)
Introdução
Poucos são os estudos e investigações relacionados a importância do gestor do coachee nos processos de coaching executivo e empresarial quando estes processos são indicados/patrocinados pela organização na qual atua o coachee. Em geral, foca-se o coach, o coachee e a organização, esta última representada por alguém da área de RH, e, por vezes, pelo “gestor do coachee“ (Pliopas, 2018) quando este assume o papel do sponsor no processo.
Como ressalta McIntyre, o sponsor constitui “um ingrediente secreto em processos de coaching executivo e empresarial”. Nossa experiência também indica que a figura mais apropriada para assumir este papel é o gestor do futuro coachee, incluído desde o início do processo e valorizado como parte relevante de um subsistema social interativo e cooperativo tal que gere um clima propício a aprendizagem e o desenvolvimento de todos os envolvidos.
Bushy (2019) observa que o envolvimento do gestor do coachee “traz uma sensação do suporte que este, o coachee, está recebendo da empresa e do gestor a quem ele se reporta – o seu chefe”
Entretanto, esta visão diferenciada do gestor do coachee como sponsor do processo, não tem sido comum, na prática do Coaching EE (*) desperdiçando-se oportunidades de estimular a aproximação entre coachee e seu gestor, ampliando assim os benefícios do Coaching EE e gerando resultados de maior alcance e eficácia.
Contribuições do Gestor do Coachee
Entendemos que o gestor do coachee tem um papel fundamental como sponsor em processos de Coaching EE, uma vez que, ao representar a organização, é o elemento de ligação entre Coach e ela. Daí a importância de ser a primeira pessoa a ser contatada pelo Coach, dada sua posição estratégica no decorrer do processo.
Dentre as contribuições deste Gestor, ressaltamos as seguintes:
• Disponibilizar informações so bre as necessidades, expectativas, demandas e resultados a serem alcançados pelo processo de coaching, informações estas de fundamental importância para que o Coach verifique se uma intervenção de Coaching seria adequada para este caso.
• Fornecer subsídios para o Coach EE sobre sua posição/visão a respeito do coachee e suas necessidades de desenvolvimento.
• Fornecer informações sobre a organização como um todo, sobre o setor específico em que atua o futuro coachee, sobre seu relacionamento com o coachee e deste com ou outros membros da equipe.
• Apoiar e incentivar o coachee durante o processo de coaching. uma vez que intervenções de aprendizagem, desenvolvimento e mudança se beneficiam de um clima de segurança psicológica e de troca de feedbacks. Estes fatores contribuem para que o coachee amplie seu autoconhecimento, use o seu potencial, seja reconhecido e apoiado em suas novas conquistas e avanços.
• Acompanhamento do processo de Coaching. Este será pautado pelos princípios do sigilo e da Ética Profissional de modo a evitar vazamento de informações de caráter pessoal/profissional e torná-lo uma forma usual de relacionamento horizontalizado, transparente e de colaboração com o coachee. Tal acompanhamento é definido através de contratos de três pontas entre coach, coachee e gestor do coachee através dos quais se estabelecem os papéis de cada um neste relacionamento.