revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #101 - Outubro 2021

Localize rapidamente o conteúdo desejado

O Gestor do Coachee e seu Papel no Coaching Executivo e Empresarial

“O sponsor precisa esclarecer quais são os objetivos da organização  e apresentar as expectativas sobre o coaching de uma perspectiva organizacional.”

Z. Berger ( 2019)


Introdução

Poucos são os estudos e investigações relacionados a importância do gestor do coachee  nos processos de coaching executivo e empresarial quando estes processos são indicados/patrocinados pela organização na qual atua o coachee. Em geral, foca-se o coach, o coachee e a organização, esta última representada por alguém da área de RH,  e, por vezes, pelo “gestor do coachee“ (Pliopas, 2018) quando este assume o papel do sponsor no processo.

Como  ressalta McIntyre, o sponsor constitui “um ingrediente secreto em processos de coaching executivo e empresarial”. Nossa experiência também indica que a figura mais apropriada para assumir este papel é o gestor do  futuro coachee, incluído desde o início do processo e  valorizado como parte relevante de um subsistema social  interativo e cooperativo tal que gere um clima propício a aprendizagem e o desenvolvimento de todos os envolvidos.  

Bushy (2019) observa que o envolvimento do gestor do coachee  “traz uma sensação do suporte que este, o coachee,  está recebendo da empresa  e do gestor a quem ele se reporta – o seu chefe”

Entretanto, esta visão diferenciada do gestor do coachee como sponsor do processo, não tem sido comum, na prática do Coaching EE (*)  desperdiçando-se oportunidades de estimular a aproximação entre coachee e seu gestor, ampliando assim os benefícios do Coaching EE e gerando  resultados de maior alcance e eficácia.

Contribuições do Gestor do Coachee

Entendemos que o gestor do coachee tem um papel fundamental como sponsor em processos de Coaching EE, uma vez que, ao representar a organização, é o elemento de ligação entre Coach e ela. Daí a importância de ser a primeira pessoa a ser contatada pelo Coach, dada sua posição estratégica no decorrer do processo.

Dentre as contribuições deste Gestor, ressaltamos as seguintes:

• Disponibilizar informações so bre as necessidades, expectativas, demandas  e resultados a serem alcançados pelo processo de coaching, informações estas de fundamental importância para que o Coach verifique se  uma intervenção de Coaching  seria adequada para este caso.

• Fornecer subsídios  para o Coach  EE sobre sua  posição/visão  a respeito do coachee e suas necessidades de desenvolvimento.

• Fornecer informações sobre a organização como um todo, sobre o  setor específico em que atua  o futuro coachee, sobre  seu relacionamento com o coachee e deste com ou outros membros da equipe.

• Apoiar e incentivar  o coachee durante o processo de coaching. uma vez que intervenções de  aprendizagem, desenvolvimento e mudança se beneficiam de um clima de segurança psicológica e de troca de feedbacks. Estes fatores contribuem para que o coachee amplie seu autoconhecimento, use o seu potencial, seja reconhecido e apoiado em suas novas conquistas  e avanços.

• Acompanhamento do processo de Coaching. Este  será pautado pelos princípios do sigilo e da Ética Profissional de modo a evitar vazamento de informações de caráter pessoal/profissional e torná-lo  uma forma usual  de relacionamento horizontalizado, transparente e de colaboração com o coachee. Tal acompanhamento é definido através de contratos de três pontas entre coach, coachee e gestor do coachee através dos quais se  estabelecem os  papéis de cada um neste relacionamento.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Coaching Executivo e Inteligência Artificial

“ Foi-se o tempo em que a Inteligência Artificial  (IA) era  apenas uma fascinação para os entusiastas da tecnologia” T. Ramos (2023) “Duvide da habilidade de um coach IA (Inteligência Artificial) competir hoje com um coach humano “. Terblanche et al. (2022). A Inteligência, Artificial (IA) tem alcançado avanços notáveis gerando debates a... leia mais

21 minutos

O Mundo Empresarial em Mutação e os Desafios do Coach Executivo

“Entretanto há uma concordância generalizada de que, como processo de aprendizagem, o coaching executivo ainda está “construindo sua identidade“ Helen Paige (2002) Embora nos idos de 2002  Paige (2002, p. 61) tenha feito a  afirmação acima,  esta construção/reconstrução  da identidade do coaching executivo continua buscando ... leia mais

23 minutos

Por que e para que Coaching Organizacional?

“Coaching não é a única atividade profissional que enfrenta  o desafio das diferentes  considerações e ideias dos  inúmeros stakeholders a respeito de seus propósitos”Tatiana Bachkirova (2024) ----------------------------------   Introdução A utilização do coaching nas organizações produtoras de bens e serviços tem recebido diferentes denominações... leia mais

24 minutos

Revisitando a Coachabilidade

“ Pesquisadores e profissionais frequentemente analisam o Coaching de forma isolada, sem considerar o impacto que os Coachees têm sobre o sucesso do processo de Coaching” Weiss, J.A. e Merrigan, M., (2021) “Pouca atenção tem sido dedicada ao papel que a coachabilidade  tem no alcance de resultados de desenvolvimento e de mudança comportamental” K. J.Cavanaugh et al.... leia mais

23 minutos

O Mundo Empresarial em Mutação e os Desafios do Coach Executivo

Embora nos idos de 2002 Paige (2002, p. 61) tenha feito a  afirmação acima,  esta construção/reconstrução  da identidade do coaching executivo continua buscando  compatibilizar-se com as demandas contemporâneas, fruto das  profundas e rápidas transformações do mundo empresarial. A autora nos surpreende com a atualidade e amplitude de suas observações, muitas... leia mais

23 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium