O que o coach tem a dizer poder ser valioso mas o coment rio s ter sentido se os envolvidos os executivos forem tamb m inclu dos C Turner Poucos s o os estudos sistem ticos publicados a respeito da experi ncia do Coachee sobre o seu processo de coaching Como j afirmava C Turner nos idos de n o examinar o processo de coaching do ponto de vista do Coachee pode ser comparado a ler um relat rio sobre um programa de treinamento Ol mpico que omite as experi ncias do atleta Um levantamento de sua autoria realizado com tr s executivo em processo de coaching explorou as seguintes quest es benef cios do coaching executivo suas limita es fatores cr ticos de sucesso Foram identificados os seguintes benef cios a aten o continuada um-a-um nbsp b amplia o do pensamento atrav s do di logo com um estranho curioso c autoconsci ncia aumentada inclusive os pontos cegos nbsp d responsabilidade pelo pr prio desenvolvimento e aprendizagem just-in-time Dentre as limita es foram citadas a falta de informa es claras sobre o processo de coaching b falta de continuidade entre as sess es de coaching c linguagem por vezes inadequada para o ambiente organizacional Quanto aos fatores cr ticos de sucesso foram mencionados os seguintes a um executivo dispon vel que ingressa em um processo de coaching voluntariamente com vontade de conhecer suas for as e limita es Do contr rio o coaching um beco sem sa da segundo a autora p b um coach competente entendido pelos participantes como algu m capaz de construir relacionamentos fazer perguntas desafiantes ser um ouvinte eficaz criador de motiva o e confiabilidade c expectativas realistas entender que o objetivo primeiro do coaching a aprendizagem Caber ao coach esclarecer o prop sito do coaching no in cio da interven o Um aspecto importante mas pouco abordado relaciona-se com o encerramento do processo de coaching Segundo os entrevistados este deveria ser suave soft e os coaches precisariam estar dispon veis para conversas breves de vez em quando Duckworth e de Haan realizaram uma pesquisa com clientes de coaching empresarial para identificar o que realmente era importante para eles e com coaches experientes em coaching de executivos Dentre os v rios aspectos levantados citamos alguns Houve interven es que foram teis e outras de pouca ou nenhuma utilidade As expectativas dos clientes variavam de acordo com os diferentes aspectos de sua personalidade nbsp O impacto da autoefic cia nbsp do cliente nos resultados do coaching Eventuais diferen as de percep o entre homens e mulheres na efic cia do coaching Em que medida nbsp a percep o do cliente sobre nbsp o apoio da organiza o impacta o resultado do processo de coaching Rela o entre resultados do coaching nbsp e expectativas pr vias nbsp do cliente Algumas constata es alcan adas a partir dos dados coletados Import ncia do relacionamento no coaching segundo a perspectiva do cliente mas n o do coach N o foram encontradas evidencias estat sticas de correla o entre tipos de personalidade e relacionamento entre coach coachee Diferentes tipos de interven o geram resultados diferentes Constatou-se uma elevada correla o positiva em casos como meu coach contribuiu para que eu fizesse descobertas meu coach desafiava minhas ideias e meu coach me apoiava Correla o estat stica significativa entre resultados e percep o de sucesso do cliente em momentos cr ticos Clientes masculinos e femininos tendem a avaliar positivamente seus coaches Os coaches em geral parecem ter um vis o distorcida a respeito da qualidade do relacionamento coach coachee bem como dos resultados do coaching nbsp possivelmente uma nbsp vis o fr gil do resultado do coaching p A percep o do cliente nbsp de uma interven o de coaching poder ser completamente diferente tanto daquela do coach como nbsp tamb m a de um observador independente p conhecido como Efeito Rashomon O que pode ser entendido como um desafio apoio ou contribui o para que o cliente fa a novas descobertas nbsp muito mais potente do que o aconselhar ou dizer-lhe nbsp o que fazer prov vel que se possa prever a efic cia do coaching para um determinado cliente com base em indicadores tais como suas expectativas o quanto a organiza o apoiar suas metas e a pr pria autoefic cia deste cliente Uma pesquisa realizada por Haan et al com executivos teve como objetivo olhar para o coaching atrav s das lentes subjetivas do cliente da interven o p Dentre os aspectos levantados citamos os seguintes Expectativas iniciais em rela o ao coaching Foi a mais indicada seguida por refletir sobre a minha pr tica tornar-me mais resiliente e aprender...