A leitura proporciona uma espécie de diálogo entre cada um de nós com o autor do texto. Ao ler um artigo, busco entender qual a mensagem da autora, seu ponto de vista, de onde parte e onde busca chegar. Além disso, relaciono a mensagem da autora a conceitos que já vi, posicionando a ideia em um contexto mais amplo, daquilo que já li, apreendi, processei e incorporei. O que mais me fascina é que o que foi aprendido antes é modificado com os conceitos trazidos pela leitura recente, em um processo dinâmico de aprender, desaprender, reaprender.
Há anos a revista Coaching Brasil tem sido minha companheira de reflexão e aprendizado contínuos. Alguns dossiês que a revista traz são transversais a diferentes práticas de coaching, como por exemplo complexidade (edição janeiro de 2021) ou vulnerabilidade (julho 2021). Outras edições oferecem oportunidade de aprofundamento sobre uma perspectiva, como Coaching Ontológico (edições setembro e outubro 2016) ou Abordagem Integrativa Transpessoal (edição junho 2020). Encaro cada edição da revista como uma roda de conversa com os autores dos diferentes artigos, mas em geral essa roda de conversa é privada, algo que fica na minha cabeça. Mas nessa edição a roda de conversa foi diferente.
A querida Dulce Soares, responsável pelo dossiê dessa centésima edição, pediu que eu lesse os artigos sobre Coaching de Grupos e Equipes para oferecer uma visão drone sobre o conjunto de artigos que compõem o dossiê. Para organizar essa roda de conversa entre os diferentes artigos e eu, lancei mão de alguma familiaridade que tenho com pesquisa qualitativa. Li os artigos e codifiquei cada parágrafo de todos os textos. Essa codificação teve um caráter pessoal: criei os códigos a partir de minhas referências, preferências e vivências. Criei 50 códigos a partir de todos os parágrafos de oito artigos. Em seguida, vi quais códigos tinham algumas similaridades e elaborei cinco categorias: contexto, eixo, definições e contraste entre coaching de grupos e equipes, equipe como unidade de trabalho e relação com o outro. Nem todos os artigos estão representados em todas as categorias, mas no conjunto, o dossiê dessa edição trata dessas categorias. Cada uma delas é apresentada a seguir.