Falar sobre Coaching tem se tornado uma tarefa delicada. A liberalidade com que esta palavra tem sido empregada para nomear as mais diversas formas de intervenção, tanto individuais quanto grupais, é um dos motivos da falta de clareza reinante quando a utilizamos.
Observa-se, por vezes, o emprego indevido da palavra Coaching para referir-se a uma série de práticas cujo objetivo, base teórica e aplicação nada têm a ver com esta metodologia, fato este que poderá causar dificuldades tanto para os que buscam contratar serviços especializados, quanto para aqueles que desejam uma formação adequada para exercer esta atividade profissional.
Tal fato afeta a imagem e ameaça a credibilidade dos que se dedicam de forma séria e sistemática à prática do Coaching, banaliza e distorce o alcance de sua ação, desinforma, dificulta a obtenção de informações fidedignas sobre o potencial e a potência de processos de Coaching conduzidos com propriedade e calcados em princípios éticos.
É este vácuo contextual que explica o surgimento de chamados treinamentos de cunho comercial, abertos a qualquer pessoa, sem pré-requisitos mínimos, sem qualquer tipo de seleção prévia. Apóiam-se em vendas intensivas, sugerem resultados discutíveis que nem sempre privilegiam os princípios da ética profissional.
Para vários destes, Coaching resume-se a fazer perguntas, preencher formulários e seguir algumas regrinhas básicas a serem aplicadas mecanicamente, não considerando a complexidade e a diversidade de cada ser humano e a responsabilidade que tal atividade envolve.
O que é coaching?
- Segundo Frederick Hudson (1999), “Coaching é a arte de orientar outra pessoa, outras pessoas ou sistemas humanos para um futuro gratificante”.
- Para Peter Drucker (1978), “Coaching é tornar produtivas as forças das pessoas”.
Entendemos Coaching como “O processo de facilitar o desempenho, a aprendizagem e o desenvolvimento da pessoa para que esta alcance os resultados que almeja”.
O processo de Coaching apóia-se em pressupostos básicos de caráter eminentemente humanístico dentre os quais destacamos:
- As pessoas sabem mais do imaginam;
- As pessoas possuem recursos que nem sempre são adequadamente utilizados;
- Metas desafiantes e viáveis estimulam as pessoas a darem o melhor de si;
- As pessoas têm capacidade de mudar se assim o desejarem;
- Pessoas comuns são capazes de fazer coisas extraordinárias.
O processo de Coaching atua no sentido de conectar duas dimensões do Coachee/Cliente: o seu potencial para gerar opções e sua prontidão para agir em busca dos resultados que se propõe a alcançar.