icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #99 - Agosto 2021

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 99

Caros leitores,

falar sobre Burnout é muito importante, ainda mais em tempos de confinamento, isolamento social e uma sobrecarga de trabalho cada vez mais relatada e comentada.

Quando defino um tema para o dossiê, o primeiro passo é eleger quem fará a coordenação, função mais que fundamental, pois esta figura, além de notório saber sobre o assunto, necessariamente precisa possuir uma substancial rede de contatos na área para conversar e convidar as demais pessoas que escreverão.

Minha pesquisa começou pela querida Daniele Kallas, que assinou inúmeros artigos sobre Coaching de Saúde e Bem-estar, na coluna que leva o mesmo nome, além de ter coordenado um dossiê sobre o tema. Daniele me encaminhou para Suely Mendonça que indicou Maria Angélica Sadir.

Maria Angélica nos trouxe Suely, Marilda, Fernanda, Juliana, Carol, Carolina, Cibele e Meire. Este time nos presenteia com um dossiê muito rico, apresentando não somente conceitos, mas ampliando a visão sobre a repercussão deste evento na vida das pessoas que passam e passaram por ele.

O Burnout é um processo de esgotamento, físico e mental, que como realça Juliana Nunes em seu artigo, não está ligado a uma fragilidade do indivíduo, mas a um processo dinâmico e construído mutuamente entre indivíduo, sociedade e o ambiente laboral.

Juliana, faz ainda um apelo em seu artigo: “Permita-me uma pausa neste ponto: se for levar apenas uma mensagem deste artigo, que seja esta: os sintomas do esgotamento começam por razões fisiológicas ligadas ao mecanismo do estresse crônico! Não é fraqueza, nem escolha e muito menos preguiça de trabalhar. Ajude-me a conscientizar as pessoas para que este assunto deixe de ser um tabu e informe-se sobre seu próprio corpo e sobre o mecanismo do estresse, combinado?”

Sim, todo começa com o estresse, mas o processo e consequências vão muito além dele. Cibele Castro, que já participou do dossiê sobre Slow Marketing, lá estava por causa da opção pelo movimento Slow após um Burnout.  Ela nos alerta para as armadilhas da normalização do cansaço, da fadiga, do ritmo acelerado, da correria, e nos convida a desacelerar.

Como o Burnout já é reconhecido como uma doença ocupacional, vem recebendo maior atenção das empresas e algumas até estão mapeando os fatores precipitadores do Burnout. Marilda Lipp sinaliza em seu artigo que às vezes o Burnout pode ocorrer mesmo antes do estresse se manifestar.

Tema de suma importância, considero fundamental que todos que lidam e se dedicam ao desenvolvimento humano, estejam conscientes e antenados para poder identificar e orientar.

Tenha uma excelente leitura.

Luciano Lannes

Editor

Artigo publicado em 03/08/2021
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Estruturas Libertadoras

Querido(a), leitor(a), No dossiê desta edição, falamos sobre pessoas e a forma como participam e interagem em grupos e equipes, seja no trabalho, em reuniões, ou mesmo no ambiente de treinamento. A baixa participação de muitas pessoas nessas ocasiões, seja por medo, insegurança ou desinteresse, compromete a representatividade das soluções construídas e enfraquece o compromisso... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 146 - Coaching Climático

Olá, caríssimos leitores e caríssimas leitoras. Tem coisa que a gente escuta e o corpo já reage, não é mesmo? “Crise climática” é uma delas. Só de ouvir, já vem aquele misto de incômodo, negação, peso… e vontade de mudar de assunto rapidinho. Afinal, parece papo para cientista da ONU, ativista deitado no asfalto ou político querendo ganhar votos com selo verde. E aí vem... leia mais

5 minutos

Editorial - Ed. 145 - icw 2025 - EMPODERE, INSPIRE, CELEBRE

Olá, caríssimos leitores e caríssimas leitoras. O ICW 2025 nos presenteou com um verdadeiro banquete de ideias sob o tema "Empodere, Inspire e Celebre". Mais do que um evento, foi um movimento que ecoou pelos quatro cantos do planeta, demonstrando a força do coaching como ferramenta de evolução humana. E hoje, com imenso orgulho, trazemos até vocês os sabores mais ricos dessa... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 144 - A Revolução da Sufiiciência

Olá, caríssimos leitores e caríssimas leitoras. Há mais de 25 anos que estudo, aplico e compartilho conceitos e práticas da Cultura da Cooperação em palestras e workshops. Um ponto relevante na compreensão da dinâmica da cooperação e da competição está na visão de mundo que as pessoas compartilharam. De forma bem simplista, a Competição parte da visão de recursos... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 143 - Atitude

Olá, caríssimos leitores e caríssimas leitoras. Nesta edição vamos falar de um tema muito importante, que rege a vida de cada um de nós e está intimamente ligado aos resultados que obtemos. Trata-se da tal ATITUDE. Quero me apropriar de algumas palavras do texto do Daniel Santoro, quando em seu texto diz: “Atitude é um conceito que pode ser compreendido contemporaneamente como a... leia mais

4 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium