Nos dois primeiros artigos, nós saímos do “De manhã ela faz tudo sempre igual” do Chico Buarque para o “Tudo que se vê não é igual ao que a gente viu há um segundo, tudo muda o tempo todo no mundo” do Lulu Santos. E como dissemos ao final do segundo capítulo, vamos agora analisar o que mudou nestes 50 anos.
Reconheço que não tenho a técnica do Rubens Ewald Filho nem do Artur Xexéo para fazer uma refinada crítica cinematográfica do contexto das cenas dos 2 primeiros artigos, mas mesmo assim, nos próximos 4 capítulos, vou apresentar a vocês leitores, o que considero que mudou substancialmente neste meio século. Também não pretendo discorrer aqui sobre conceituações, definições e fundamentos de psicologia, sociologia e outras disciplinas, que podem ser melhor encontrados em outros artigos da revista ou na literatura - livros, artigos, publicações, teses - disponibilizados por renomados estudiosos e especialistas do assunto, aos quais peço licença “acadêmica” para poder compartilhar um pouco do que aprendi em minha vida profissional, sem preocupar-me com o rigor das terminologias, citações e definições que estou utilizando neste texto.
Licença “acadêmica” concedida, eu irei utilizar 4 “pilares”: Propósito, Conceito, Metodologia e Ambiente, para facilitar a exposição do que mudou e continua mudando cada vez mais rapidamente nas organizações.
Se fizermos uma rápida consulta aos dicionários, vamos encontrar:
• Propósito: intenção de fazer ou deixar de fazer alguma coisa; desígnio, plano, projeto, vontade; aquilo que se busca alcançar quando se faz alguma coisa; objetivo, finalidade, intuito; aquilo a que alguém se propôs, porque se decidiu; determinação.
• Conceito: representação mental das características gerais de um objeto; compreensão que se tem de uma palavra; definição, noção; ponto de vista; opinião.
• Metodologia: parte da lógica que trata dos métodos aplicados nas diferentes ciências; conjunto de regras e procedimentos para a realização de uma pesquisa.
Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Final de ano desperta uma infinidade de sentimentos em todos nós, e alguns desses sentimentos são os mesmos que as pessoas sentem ao perceber que chegaram ao final da vida. É como se dezembro fosse um microcosmo da jornada humana: um momento inevitável de balanço, de análise do que foi vivido e do que ainda falta viver.
Qual foi o sentimento que você experimentou, em dezembro, ao... leia mais
Você está com a cabeça cheia? Cansada? Está sentindo que falta inspiração e criatividade?
Desacelere, Desconecte, Despreocupe-se
Em meu texto "A Era da Distração", eu falo sobre a dificuldade de nós mantermos o foco no que é importante e prioritário. A tecnologia nos ajuda, mas cada vez mais nos bombardeia de informações e acelera nosso padrão mental.
Vivemos em um mundo... leia mais
No último dia 11 de setembro os atentados ou ataques terroristas aos Estados Unidos completaram 23 anos, e eu gostaria de aproveitar este assunto, não para falarmos de terrorismo, mas do espetáculo que é o funcionamento da nossa mente.
Se te eu te fizer a seguinte pergunta: “Onde você estava no dia 11 de setembro de 2001, no exato momento em que soube do atentado terrorista às Torres... leia mais
Liderança é o processo de influenciar os outros para que entendam e concordem quanto ao que fazer e como fazer. É facilitar os esforços individuais e coletivos para atingir objetivos compartilhados.
Um líder exemplar é aquele capaz de afetar as crenças, as atitudes e o comportamento de seus seguidores. Ele é capaz de potencializar, capacitar, energizar e desafiar a si mesmo e aos... leia mais
Se você quiser alcançar suas maiores aspirações, superar seus desafios e desenvolver o que há de melhor em si, precisa assumir 100% de responsabilidade sobre sua vida.
A verdade é: somos os únicos responsáveis por nossa vida, mas raras vezes pensamos desta maneira.
A regra geral nos manda culpar o outro ou uma circunstância qualquer por nossos obstáculos, problemas e reveses. Esse... leia mais