gt O que mudou Parte - Perspectiva das empresas Nos dois primeiros artigos n s sa mos do De manh ela faz tudo sempre igual do Chico Buarque para o Tudo que se v n o igual ao que a gente viu h um segundo tudo muda o tempo todo no mundo do Lulu Santos E como dissemos ao final do segundo cap tulo vamos agora analisar o que mudou nestes anos Reconhe o que n o tenho a t cnica do Rubens Ewald Filho nem do Artur Xex o para fazer uma refinada cr tica cinematogr fica do contexto das cenas dos primeiros artigos mas mesmo assim nos pr ximos cap tulos vou apresentar a voc s leitores o que considero que mudou substancialmente neste meio s culo Tamb m n o pretendo discorrer aqui sobre conceitua es defini es e fundamentos de psicologia sociologia e outras disciplinas que podem ser melhor encontrados em outros artigos da revista ou na literatura - livros artigos publica es teses - disponibilizados por renomados estudiosos e especialistas do assunto aos quais pe o licen a acad mica para poder compartilhar um pouco do que aprendi em minha vida profissional sem preocupar-me com o rigor das terminologias cita es e defini es que estou utilizando neste texto Licen a acad mica concedida eu irei utilizar pilares Prop sito Conceito Metodologia e Ambiente para facilitar a exposi o do que mudou e continua mudando cada vez mais rapidamente nas organiza es Se fizermos uma r pida consulta aos dicion rios vamos encontrar Prop sito inten o de fazer ou deixar de fazer alguma coisa des gnio plano projeto vontade aquilo que se busca alcan ar quando se faz alguma coisa objetivo finalidade intuito aquilo a que algu m se prop s porque se decidiu determina o Conceito representa o mental das caracter sticas gerais de um objeto compreens o que se tem de uma palavra defini o no o ponto de vista opini o Metodologia parte da l gica que trata dos m todos aplicados nas diferentes ci ncias conjunto de regras e procedimentos para a realiza o de uma pesquisa Ambiente conjunto de condi es f sicas biol gicas e qu micas que rodeiam os seres vivos e as coisas conjunto de condi es psicol gicas socioculturais e morais que cercam uma pessoa e podem influenciar seu comportamento circunst ncias positivas ou negativas que envolvem as pessoas atmosfera local ou espa o que se ocupa ou em que se vive Trazido para o ecossistema de uma organiza o podemos considerar Prop sito que pode ser tamb m entendido como a sua raz o de ser explicita o princ pio fundamental maior credo que embasa e rege todos os comportamentos e atitudes da empresa e de seus colaboradores moldando a sua cultura a sua personalidade a sua identidade a escolha de seus valores e princ pios deixando muito claro para todos os stakeholders partes interessadas quais s o as compet ncias e atributos valorizados pela cren a e pela cultura da empresa moldando e orientando o comportamento as atitudes os posicionamentos relacionamentos nbsp e os crit rios de decis o de seus colaboradores Deixa claro porque a organiza o foi...