No processo da criatividade aprendemos a teoria dos chap us do Pensamento teoria essa desenvolvida por Edward De Bono No processo de uma sess o de CoDesenvolvimento o facilitador nbsp em sua atua o desenvolve pap is principais Cada um desses pap is consideramos um chap u que parte das responsabilidades do ser facilitador S o esses os pap is do facilitador de clarificar estimular facilitar controlar e organizar as atividades sejam elas antes durante e ou entre as sess es Tamb m compete ao facilitador desenvolver as seguintes compet ncias durante uma sess o de CoDesenvolvimento Dirigir atrav s de pequenos toques sem pegar no volante vincular e contextualizar as contribui es recebidas utilizar com leveza diversas modalidades de facilita o usar de humor criar um tom de boa vontade de respeito de curiosidade e nbsp de toler ncia entre os participantes manter-se atento ao conjunto de elementos envolvidos na situa o garantir o respeito do enquadramento e ao mesmo tempo manter a din mica existente gerenciar as situa es emocionais surgidas e as posturas habituais de instrutor facilitador e conselheiro O desenvolvimento dessas compet ncias propiciar o desenvolvimento da intelig ncia coletiva e o gerenciamento de situa es de poss veis conflitos que possam surgir N o obstante a estas compet ncias h uma compet ncia que n o aparece em nenhum dos manuais mas que quando utilizada com parcim nia sabedoria e principalmente sensibilidade em muito contribui para o sucesso de uma sess o de CoDesenvolvimento a compet ncia de efetuar a troca de chap u de facilitador para a troca de chap u de consultor Em quais situa es s o adequadas e recomend veis essas trocas tempor rias de chap u Quando na etapa de Clarifica o da Problem tica apresentada pelo cliente da sess o os consultores n o apresentarem alguma pergunta que favore a a amplia o de percep o ou consci ncia em algum dos alvos existentes em uma quest o o facilitador troca seu chap u pelo chap u de consultor e apresenta uma pergunta sobre o contexto propriamente dito sobre o aclaramento da situa o propriamente dita ou sobre algum aspecto quest o detalhe da pessoa do cliente O porqu dessa troca de chap u nesse momento ser adequada para que o cliente possa ter maior clareza da manchete ou formula o da quest o que contar com o apoio dos consultores na etapa seguinte Para que isso ocorra fundamental que o facilitador esteja totalmente presente em sua escuta e envolvimento com as quest es que o cliente est apresentando s assim conseguir trazer uma contribui o efetiva...