Estamos avan ando para um futuro profundamente diferente do passado Vivemos atualmente o mundo VUCA onde a busca por caminhos e solu es para lidar com a volatilidade a incerteza a complexidade e a ambiguidade do contexto das organiza es crescente Nesse cen rio globalmente conectado o aumento da diversidade da for a de trabalho em dimens es como g nero ra a nacionalidade classe social cultura idade mobilidade dentre outras representa um fator de grande impacto que tamb m demanda respostas r pidas Est o postos os desafios J sabemos que as organiza es como sistemas vivos atuando em atividades de a o coletiva dependem fundamentalmente da qualidade da intera o do indiv duo com o ambiente onde atua sua miss o e sua cultura nbsp Com a pandemia reduziram-se as fronteiras e os desafios para sobreviver e evoluir nesses tempos sem precedentes passam a demandar ainda mais por uma cultura inclusiva e colaborativa para contemplar essa diversidade que uma realidade que n o pode ser negligenciada A cultura da Diversidade e Inclus o D I est em alta nbsp Pesquisas realizadas por empresas como a Deloitte Charlotte Sweeney Associates McKinsey Company dentre outras revelam a import ncia da D I sobre aspectos de desempenho organizacional como criatividade solu o de problemas e comunica o Isso explica o motivo de empresas e institui es mais diversas estarem alcan ando melhor desempenho Impulsionadas pela justi a social cada vez mais as organiza es come am a considerar a inclus o e a diversidade como uma fonte de vantagem competitiva e mais especificamente como um facilitador de inova o e crescimento A despeito dessa percep o de ganho de efetividade organizacional com a D I as empresas ainda n o est o seguras sobre como serem mais efetivas na utiliza o da diversidade e da inclus o para alavancar suas metas de crescimento e cria o de valor Desenvolver a cultura da diversidade requer aprendizados O primeiro aspecto a ser considerado que diversidade n o um sin nimo para pluralismo e muito menos para inclus o Contratar talentos diversos n o suficiente mdash a experi ncia no ambiente de trabalho que define se as pessoas permanecem e prosperam nbsp Inclus o a cria o de um ambiente no qual as pessoas se sintam envolvidas respeitadas valorizadas conectadas e capazes de compartilhar seu eu aut ntico com a equipe e a empresa Sem inclus o os neg cios n o atingem todos os benef cios da diversidade de pensamentos e experi ncias Deloitte Assim as lideran as passam a desempenhar um papel cr tico para o desenvolvimento de uma cultura de D I Charlotte Sweeney especializada em D I h mais de anos em palestra durante a International Coaching Week ICW realizada em maio de apontou os principais desafios para desenvolver uma lideran a inclusiva Medo O medo de errar de parecer inadequado ou inapropriado gera um afastamento e um comportamento defensivo Ignor ncia...