revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #98 - Julho 2021

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Humanizando Pessoas e Relações: O Codesenvolvimento transcende o papel do profissional

Nos artigos anteriores você já deve ter lido que o Codesenvolvimento (Codev) foi criado pensando-se no mundo das organizações, para ser trabalhado com grupos de pessoas de uma mesma empresa, visando desenvolver o aspecto profissional de cada participante e também estimular a troca colaborativa e o aprendizado contínuo. Em cada sessão de Codev, o “cliente da vez” traz a sua problemática relacionada ao seu trabalho. Porém conforme a sessão se desenrola, conforme as perguntas vão sendo feitas e o cliente vai respondendo, é muito comum que comece a surgir o aspecto humano da problemática. E ao final da sessão o grande aprendizado do cliente não é um aspecto técnico profissional, mas sim algo relacionado ao aspecto pessoal, que diz respeito ao seu lado humano...

Buscando mais informações sobre esse assunto, encontramos um artigo publicado no “Journal of Teaching in Social Work / Quebec / 2014” onde dois professores universitários do curso de Trabalho Social enfrentavam dificuldades com seus alunos. O problema não era a matéria, o conteúdo, mas sim o aspecto da relação com os alunos. Esses professores sentiam que não haviam sido treinados para lidar com esse tipo de situação, muito menos haviam aprendido isso na faculdade. Foi aí que tiveram a ideia de formar um grupo de Codev como forma de buscarem apoio mútuo e troca de informações. Na primeira sessão um dos professores relatou seu problema que se resumia a falta de engajamento de seus alunos e em como essa situação o impactava de forma negativa e o levava a ter certos comportamentos. Ao final da sessão, seu grande aprendizado foi perceber que por motivos pessoais ele sentia dificuldades em situações como aquela enfrentada com seus alunos. Ou seja, o problema não estava nos alunos, mas sim nele mesmo. Na segunda sessão uma professora trouxe uma problemática semelhante: seus alunos se mostravam cada vez mais indiferentes as suas propostas de trabalho. Ao final da sessão ela percebeu que era ela quem tinha dificuldade para trabalhar a motivação de seus alunos e assim iria buscar meios para superar essa dificuldade. Em ambos os casos relatados a problemática trazida tinha relação com o trabalho das pessoas. E em ambos os casos a essência da problemática era, no fundo, um aspecto pessoal do cliente da vez, ou seja, do ser humano. E como isso é possível numa sessão de Codev?

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Sobre Felicidade

Eu quero ser feliz!! Acredito que você também queira. Mas afinal, o que é a Felicidade? Fomos educados em uma sociedade capitalista que, via inúmeros instrumentos, como filmes, comerciais, novelas, livros, artistas e a famosa mídia, nos incute a perversa associação da Felicidade com o Ter bens materiais, cargos, status e poder. Quando trazemos para uma lente crítica por... leia mais

3 minutos

A confiança como base na promoção da segurança psicológica e no desenvolvimento de líderes e equipes

No mundo de hoje em constantes mudanças, o modelo tradicional de liderança comando e controle que ainda prevalece na maioria das organizações está em falência e é algo insustentável, pois as pessoas não querem mais ser tratadas como cumpridoras de metas e se exaurirem no estresse do cotidiano em busca dos resultados a qualquer custo. A melhor solução para se ter a ruptura deste... leia mais

15 minutos

A importância das ferramentas de assessment no desenvolvimento das pessoas

Muitos profissionais voltados ao desenvolvimento de pessoas, tendo como pano de fundo os ambientes das organizações, utilizam uma ampla gama de abordagens e metodologias para ajudar os indivíduos a melhorarem suas habilidades e maximizarem seus potenciais, tais como programas de coaching, programas de mentoria, treinamentos em habilidades específicas nas áreas de liderança, comunicação,... leia mais

10 minutos

Principais Transtornos psicopatológicos na infância e na adolescência

A Clínica infantil e adolescente, por acompanhar indivíduo em desenvolvimento, possui algumas peculiaridades, como a análise da relação pais/cuidadores-criança/adolescente, a busca pelo entendimento da dinâmica familiar, seus esquemas emocionais, tendências e padrões comportamentais e o estabelecimento de uma relação de confiança terapeuta-paciente, para que este adquira liberdade... leia mais

10 minutos

Alternativas da Somatic Experiencing® sobre procrastinação

A Somatic Experiencing® (SE) é uma abordagem naturalista de resolução de estresse e trauma criada pelo doutor em Biofísica médica e Psicologia Peter Levine. Que levantou um questionamento importante: “Por que os animais selvagens, em seu habitat natural, sem influência dos homens, sofrem risco de vida, se submetem a situações de estresse intenso e não se traumatizam?” Foi... leia mais

11 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium