revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #98 - Julho 2021

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Humanizando Pessoas e Relações: O Codesenvolvimento transcende o papel do profissional

Nos artigos anteriores você já deve ter lido que o Codesenvolvimento (Codev) foi criado pensando-se no mundo das organizações, para ser trabalhado com grupos de pessoas de uma mesma empresa, visando desenvolver o aspecto profissional de cada participante e também estimular a troca colaborativa e o aprendizado contínuo. Em cada sessão de Codev, o “cliente da vez” traz a sua problemática relacionada ao seu trabalho. Porém conforme a sessão se desenrola, conforme as perguntas vão sendo feitas e o cliente vai respondendo, é muito comum que comece a surgir o aspecto humano da problemática. E ao final da sessão o grande aprendizado do cliente não é um aspecto técnico profissional, mas sim algo relacionado ao aspecto pessoal, que diz respeito ao seu lado humano...

Buscando mais informações sobre esse assunto, encontramos um artigo publicado no “Journal of Teaching in Social Work / Quebec / 2014” onde dois professores universitários do curso de Trabalho Social enfrentavam dificuldades com seus alunos. O problema não era a matéria, o conteúdo, mas sim o aspecto da relação com os alunos. Esses professores sentiam que não haviam sido treinados para lidar com esse tipo de situação, muito menos haviam aprendido isso na faculdade. Foi aí que tiveram a ideia de formar um grupo de Codev como forma de buscarem apoio mútuo e troca de informações. Na primeira sessão um dos professores relatou seu problema que se resumia a falta de engajamento de seus alunos e em como essa situação o impactava de forma negativa e o levava a ter certos comportamentos. Ao final da sessão, seu grande aprendizado foi perceber que por motivos pessoais ele sentia dificuldades em situações como aquela enfrentada com seus alunos. Ou seja, o problema não estava nos alunos, mas sim nele mesmo. Na segunda sessão uma professora trouxe uma problemática semelhante: seus alunos se mostravam cada vez mais indiferentes as suas propostas de trabalho. Ao final da sessão ela percebeu que era ela quem tinha dificuldade para trabalhar a motivação de seus alunos e assim iria buscar meios para superar essa dificuldade. Em ambos os casos relatados a problemática trazida tinha relação com o trabalho das pessoas. E em ambos os casos a essência da problemática era, no fundo, um aspecto pessoal do cliente da vez, ou seja, do ser humano. E como isso é possível numa sessão de Codev?

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento: O Poder Transformador das relações

Falar sobre diversidade é, na essência, falar sobre as relações. A diversidade está presente em todos os aspectos da vida e não se trata apenas de aceitá-la ou não; é uma questão de como cada indivíduo escolhe vivenciá-la em sua totalidade. Ao olharmos para a natureza, observamos a riqueza e a complexidade do mundo em que vivemos. Não poderia ser diferente em nossa sociedade. Nela, a... leia mais

12 minutos

Liderança de Opinião na Era da Inteligência Artificial

É possível dizer que, nos últimos 30 anos, passamos por algumas das mudanças mais importantes da história. O fim da União Soviética e a lógica de mundo da Guerra Fria, o ataque às Torres Gêmeas, Lehman Brothers e a crise econômica de 2008, Primavera Árabe, COVID-19 e muitos outros episódios marcaram o início de uma nova era. O mundo do século XXI é radicalmente diferente do que... leia mais

10 minutos

Perguntar é Inovar - O Impacto das Perguntas Certas na Liderança em Tempos Digitais

Quantas vezes nos perguntamos: "Será que estou fazendo a coisa certa?" Eu me pego refletindo sobre isso frequentemente. Recentemente, percebi que uma pergunta ainda mais poderosa é: "Será que estou fazendo o meu melhor?" Vivemos em um ambiente onde as perguntas são frequentemente usadas para julgar, diminuir ou enfraquecer. No ambiente corporativo, em especial, as perguntas muitas vezes... leia mais

11 minutos

Coaching Baseado em Talentos e Pontos Fortes

Sofia está ansiosa. Enquanto caminha ao encontro de seu pai imagina mil desculpas para o acidente de percurso com sua nota em história. Mais um escorregão. Ela vem tentando mudar as coisas, mas não adianta muito. O esforço compensa pouco. O corredor que liga seu quarto ao escritório parece ter quilômetros. Quando, finalmente, chega, encosta o ombro no batente e chama: “Pai”. A resposta... leia mais

12 minutos

Como os IDGs se entrelaçam, ao enxergar o que está além de nós

A estrutura dos IDGs me encanta. Para uma pessoa racional como eu, essa estrutura oferece uma maneira de organizar meus sentimentos, instintos, afetos e percepções. Consigo trazer as emoções para o campo da razão, para nomear, distinguir, individualizar e organizar e, então, devolver as minhas emoções, já processadas, para o campo da intuição.  Em outras palavras, ao... leia mais

11 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium