Nos artigos anteriores você já deve ter lido que o Codesenvolvimento (Codev) foi criado pensando-se no mundo das organizações, para ser trabalhado com grupos de pessoas de uma mesma empresa, visando desenvolver o aspecto profissional de cada participante e também estimular a troca colaborativa e o aprendizado contínuo. Em cada sessão de Codev, o “cliente da vez” traz a sua problemática relacionada ao seu trabalho. Porém conforme a sessão se desenrola, conforme as perguntas vão sendo feitas e o cliente vai respondendo, é muito comum que comece a surgir o aspecto humano da problemática. E ao final da sessão o grande aprendizado do cliente não é um aspecto técnico profissional, mas sim algo relacionado ao aspecto pessoal, que diz respeito ao seu lado humano...
Buscando mais informações sobre esse assunto, encontramos um artigo publicado no “Journal of Teaching in Social Work / Quebec / 2014” onde dois professores universitários do curso de Trabalho Social enfrentavam dificuldades com seus alunos. O problema não era a matéria, o conteúdo, mas sim o aspecto da relação com os alunos. Esses professores sentiam que não haviam sido treinados para lidar com esse tipo de situação, muito menos haviam aprendido isso na faculdade. Foi aí que tiveram a ideia de formar um grupo de Codev como forma de buscarem apoio mútuo e troca de informações. Na primeira sessão um dos professores relatou seu problema que se resumia a falta de engajamento de seus alunos e em como essa situação o impactava de forma negativa e o levava a ter certos comportamentos. Ao final da sessão, seu grande aprendizado foi perceber que por motivos pessoais ele sentia dificuldades em situações como aquela enfrentada com seus alunos. Ou seja, o problema não estava nos alunos, mas sim nele mesmo. Na segunda sessão uma professora trouxe uma problemática semelhante: seus alunos se mostravam cada vez mais indiferentes as suas propostas de trabalho. Ao final da sessão ela percebeu que era ela quem tinha dificuldade para trabalhar a motivação de seus alunos e assim iria buscar meios para superar essa dificuldade. Em ambos os casos relatados a problemática trazida tinha relação com o trabalho das pessoas. E em ambos os casos a essência da problemática era, no fundo, um aspecto pessoal do cliente da vez, ou seja, do ser humano. E como isso é possível numa sessão de Codev?