revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #98 - Julho 2021

Localize rapidamente o conteúdo desejado

O Codesenvolvimento – uma ferramenta de transformação cultural

A experiência nos mostra que o maior desafio de um projeto de transformação cultural está na capacidade dos responsáveis pelo programa em proporcionar condições para que a transformação seja profunda e perene.

Watzlawick, em sua obra «Changements, Paradoxes et Psychothérapie, Watzlawick, et al., 1975» nos ensina que existem dois tipos de transformação nos sistemas humanos : a transformação tipo 1, que intervém no interior do sistema sem questionamentos ou desafios e que portanto conserva a homeostasia do sistema e a transformação tipo 2, que afeta e modifica o sistema.

Podemos então inferir que a transformação do tipo 1 se aproxima da aprendizagem resultante de uma formação e que a transformação do tipo 2 se aproxima da aprendizagem durante um trabalho de coaching.

A transformação do tipo 1 permite a introjeção de uma nova competência sem alterar o comportamento e a mentalidade. A transformação do tipo 2 permite a introjeção de uma nova competência alterando a mentalidade e o comportamento.

Uma mudança somente pode ser considerada um sucesso se perdurar, se após alguns meses os comportamentos provarem que se estabeleceram para ficar e que houve uma real e profunda transformação do ser e do fazer.

Um estudo da Consultoria McKinsey “Helping Employees Embrace Change” Jennifer A. LaClair and Ravi P. Rao mostram que aproximadamente 60% dos programas de transformação não atingem os objetivos iniciais pois alguns meses após seu lançamento as pessoas envolvidas já voltaram a se comportar da maneira como se comportavam antes do lançamento do programa.

O Codesenvolvimento facilita a ancoragem dos novos métodos de trabalho, facilitando a abertura de espírito para a inovação, a criatividade e a melhoria contínua proporcionando a transformação do tipo 2.

 

A MELHOR MANEIRA DE SABER SE UM PEIXE É FRESCO É EXAMINANDO A CABEÇA

Num projeto de transformação não podemos esquecer o papel do gestor e as competências de líder da transformação. Ele, o gestor, deve compartilhar o sentido, a direção, a motivação e a inspiração para que cada um se transforme e transforme a cultura.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

O assediador é o outro

Trago um tema que muitas vezes evitamos discutir ou encarar: como cada um de nós pode, sim, ser um assediador sem se dar conta. Segundo a Controladoria Geral da União “O assédio pode ser configurado como condutas abusivas exageradas por meio de palavras, comportamentos, atos, gestos, escritos que podem trazer danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma... leia mais

8 minutos

O essencial cabe na bagagem de mão?

Algo muito importante e que não pode faltar. Esse é o significado da palavra essencial. Mas, como definir o que é essencial ou prioridade em nossa vida? É escolher o que realmente queremos, o que faz sentido e nos faz feliz? Ou acreditar que a vida nos apresenta um cenário e a gente vai se encaixando nele da melhor forma? Comparo essas questões com arrumar a mala. O que levar para uma... leia mais

5 minutos

Grupo 3 - Abordagens Metodológicas

Ao longo desses 10 anos da Revista Coaching Brasil, trouxemos muitas metodologias procurando abrir a “caixa preta”, e mostrar os fundamentos, foco, possibilidades e limitações de cada metodologia. Fiz uma lista com todas as abordagens metodológicas que já abordamos, e caso você sinta falta de alguma, por gentileza me avise que vou colocar na lista de próximas edições. Sempre... leia mais

10 minutos

Sobre Escuta Ativa

Ao falarmos de comunicação, a grande ênfase na maior parte dos cursos, é colocada na nossa capacidade e habilidade em nos comunicarmos bem, de forma clara. Praticamente em todo curso que ministrei sobre Comunicação Empática, com base na CNV (Comunicação Não Violenta), alguém citava a importância de termos uma comunicação assertiva. Bem, isso dá uma longa discussão sobre o que... leia mais

4 minutos

Pontos Fortes e Confiança

A confiança acelera os negócios, melhora os relacionamentos e reduz o estresse no trabalho. Ela é uma catalisadora da performance e do bem-estar humanos, porém não é um assunto trabalhado com a devida atenção e intenção no dia-a-dia. Vemos ambientes tóxicos, microgestão, lideranças sobrecarregadas, síndrome de impostor e índices alarmantes de ansiedade, preocupação e burnout em... leia mais

14 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium