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Edição #98 - Julho 2021

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O Codesenvolvimento – uma ferramenta de transformação cultural

A experiência nos mostra que o maior desafio de um projeto de transformação cultural está na capacidade dos responsáveis pelo programa em proporcionar condições para que a transformação seja profunda e perene.

Watzlawick, em sua obra «Changements, Paradoxes et Psychothérapie, Watzlawick, et al., 1975» nos ensina que existem dois tipos de transformação nos sistemas humanos : a transformação tipo 1, que intervém no interior do sistema sem questionamentos ou desafios e que portanto conserva a homeostasia do sistema e a transformação tipo 2, que afeta e modifica o sistema.

Podemos então inferir que a transformação do tipo 1 se aproxima da aprendizagem resultante de uma formação e que a transformação do tipo 2 se aproxima da aprendizagem durante um trabalho de coaching.

A transformação do tipo 1 permite a introjeção de uma nova competência sem alterar o comportamento e a mentalidade. A transformação do tipo 2 permite a introjeção de uma nova competência alterando a mentalidade e o comportamento.

Uma mudança somente pode ser considerada um sucesso se perdurar, se após alguns meses os comportamentos provarem que se estabeleceram para ficar e que houve uma real e profunda transformação do ser e do fazer.

Um estudo da Consultoria McKinsey “Helping Employees Embrace Change” Jennifer A. LaClair and Ravi P. Rao mostram que aproximadamente 60% dos programas de transformação não atingem os objetivos iniciais pois alguns meses após seu lançamento as pessoas envolvidas já voltaram a se comportar da maneira como se comportavam antes do lançamento do programa.

O Codesenvolvimento facilita a ancoragem dos novos métodos de trabalho, facilitando a abertura de espírito para a inovação, a criatividade e a melhoria contínua proporcionando a transformação do tipo 2.

 

A MELHOR MANEIRA DE SABER SE UM PEIXE É FRESCO É EXAMINANDO A CABEÇA

Num projeto de transformação não podemos esquecer o papel do gestor e as competências de líder da transformação. Ele, o gestor, deve compartilhar o sentido, a direção, a motivação e a inspiração para que cada um se transforme e transforme a cultura.

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