revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #98 - Julho 2021

Localize rapidamente o conteúdo desejado

O Codesenvolvimento – uma ferramenta de transformação cultural

A experiência nos mostra que o maior desafio de um projeto de transformação cultural está na capacidade dos responsáveis pelo programa em proporcionar condições para que a transformação seja profunda e perene.

Watzlawick, em sua obra «Changements, Paradoxes et Psychothérapie, Watzlawick, et al., 1975» nos ensina que existem dois tipos de transformação nos sistemas humanos : a transformação tipo 1, que intervém no interior do sistema sem questionamentos ou desafios e que portanto conserva a homeostasia do sistema e a transformação tipo 2, que afeta e modifica o sistema.

Podemos então inferir que a transformação do tipo 1 se aproxima da aprendizagem resultante de uma formação e que a transformação do tipo 2 se aproxima da aprendizagem durante um trabalho de coaching.

A transformação do tipo 1 permite a introjeção de uma nova competência sem alterar o comportamento e a mentalidade. A transformação do tipo 2 permite a introjeção de uma nova competência alterando a mentalidade e o comportamento.

Uma mudança somente pode ser considerada um sucesso se perdurar, se após alguns meses os comportamentos provarem que se estabeleceram para ficar e que houve uma real e profunda transformação do ser e do fazer.

Um estudo da Consultoria McKinsey “Helping Employees Embrace Change” Jennifer A. LaClair and Ravi P. Rao mostram que aproximadamente 60% dos programas de transformação não atingem os objetivos iniciais pois alguns meses após seu lançamento as pessoas envolvidas já voltaram a se comportar da maneira como se comportavam antes do lançamento do programa.

O Codesenvolvimento facilita a ancoragem dos novos métodos de trabalho, facilitando a abertura de espírito para a inovação, a criatividade e a melhoria contínua proporcionando a transformação do tipo 2.

 

A MELHOR MANEIRA DE SABER SE UM PEIXE É FRESCO É EXAMINANDO A CABEÇA

Num projeto de transformação não podemos esquecer o papel do gestor e as competências de líder da transformação. Ele, o gestor, deve compartilhar o sentido, a direção, a motivação e a inspiração para que cada um se transforme e transforme a cultura.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Atitude como competência socioemocional

Todos nós chegamos nessa vida sem saber exatamente o que ela espera de nós. Já dizia William Shakespeare “O destino embaralha as cartas, e nós as jogamos.” Por essa perspectiva, a atitude que nos dispomos a ter frente as circunstâncias é uma das formas de nos diferenciarmos nessa jornada e uma maneira de buscarmos nossa melhor versão diariamente. Atitude é um conceito que pode... leia mais

3 minutos

Tendência 3 - Chega de discurso bonito e crie organizações que não sejam só fachada

Tendência 3 - Chega de discurso bonito e crie organizações que não sejam só fachada “Criar organizações socialmente responsáveis” Estamos em março de 2025 e as mudanças climáticas já não podem mais ser desprezadas. O desmatamento da Amazônia segue adiante, e nos últimos cinquenta anos perdemos 20% da floresta original. Bom seria se as notícias fossem sobre as... leia mais

15 minutos

Pare de Brigar com a Mudança, Abrace o Novo e Seja Feliz

Sabe aquele frio na barriga que dá quando a gente está prestes a começar algo novo? Pode ser mudar de emprego, começar um projeto, mudar de cidade ou até iniciar um relacionamento. Aquele misto de empolgação e pavor que faz a gente questionar se está fazendo a coisa certa ou se está prestes a dar um passo gigantesco rumo ao abismo. Pois é, o medo do novo é real e, cá entre nós, todo... leia mais

11 minutos

Ano Novo, Você Novo: Como Abrir Espaço para o Potencial Verdadeiro?

Sinto que cada virada de ano é como um portal imaginário misterioso que se abre diante de nós — um convite silencioso para reimaginar nossa existência. É mais do que uma simples mudança de data; é um chamado profundo da alma para nos reconectarmos com nossa essência mais autêntica. A passagem de ano conjura um encantamento convidando a esperança a renascer.  Você também... leia mais

8 minutos

Ações Afirmativas – a engenharia de mover o ponteiro demográfico da diversidade

Para uma ampla compreensão do conceito de ações afirmativas, seus papéis e mecanismos, é necessário considerar a agenda de DEI – Diversidade, Equidade e Inclusão – como estratégia de negócios, transbordando critérios de responsabilidade social, bem como mirar em um horizonte em que pessoas são o diferencial competitivo, dado o contexto da exponencial progressão da inteligência... leia mais

10 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium